quinta-feira, 23 de junho de 2011

APRENDA A USAR PRODUTOS COMO LIMÃO E VINAGRE NA LIMPEZA DOMÉSTICA...

FONTE: Super, TRIBUNA DA BAHIA.


Para deixar a cozinha brilhando e as janelas um “brinco”, nem sempre é preciso apelar para os limpadores químicos milagrosos que estão na dispensa da maioria das casas brasileiras. Com soluções simples (e que usam produtos fáceis, que fazem parte do dia-a-dia), é possível limpar fogão, piso, panelas, banheiro e até grelha de churrasco.

A troca de produtos que estão nas prateleiras de limpeza dos supermercados por outros “caseiros”, menos agressivos ao meio ambiente, ajuda também a economizar dinheiro nas compras domésticas. Conheça algumas soluções e veja como é fácil colocá-las em prática.

LIMÃO, O REMOVEDOR.

Adotar a fruta como material de limpeza evita o uso de produtos com cloro e solvente. Como o limão é ácido, é fácil remover sujeira e manchas. Para tirar gorduras de louças, dilua a fruta em água e coloque a mistura no que está sujo. Para tirar ferrugem de objetos como grelhas, esfregue suco de limão com palha de aço. No caso de bocas de fogão, junte uma colher de sopa de sal ou bicarbonato de sódio ao extrato de uma unidade da fruta.

VINAGRE, O POTENTE.

O vinagre branco é considerado o “campeão” entre os limpadores naturais, em função da capacidade de combater mofo, gordura e odores fortes. Pode substituir detergentes, amaciantes e outros limpadores – e com ele, você deixa de usar químicos como cloro, amoníaco e soda cáustica.

Uma esponja com vinagre branco é ótima alternativa para limpar o box do banheiro. Depois de limpar, passe um pano macio por cima. É bom também para eliminar cheiro de mofo do armário: esvazie-o e deixe uma bacia com o produto dentro do móvel durante uma noite inteira. Também serve para eliminar odores de fezes e urina de animais de estimação.

Fritou um bife e sujou todo o fogão? Coloque um pouco de vinagre e deixe agir por alguns minutos antes de começar a limpar. O produto também é bom para limpar azulejos, vaso sanitário, janelas e espelhos.

ÓLEO, O BRILHANTE.

Óleos vegetais (como oliva, girassol e linhaça) são ótimos para substituir os lustra-móveis. Para limpar janelas, por exemplo, misture óleo e álcool em partes iguais. Em móveis de madeira, a mistura deve ser com suco de limão (duas xícaras de óleo e suco de um limão).

OUTRAS DICAS:

- Na hora de usar um produto químico, leia o rótulo e veja qual a quantidade necessária para fazer a limpeza. Assim, você evita desperdiçar o produto.

- Dê tempo para o produto agir. Deixar de molho, nem que seja por pouco tempo, normalmente é mais eficiente do que lavar e esfregar muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário