quinta-feira, 22 de março de 2012

ARTRITE REUMATOIDE É COMUM ENTRE AS MULHERES...



FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.


Profissionais da área de saúde chamam atenção para a importância do diagnóstico precoce da doença Artrite Reumatoide que acomete principalmente mulheres na quarta e quinta década de vida. Pesquisas estimam que a doença, caracterizada pela inflamação articular, acomete 1% da população, que corresponde a aproximadamente 136 mil casos na Bahia.

Segundo o médico reumatologista Jozélio Freire de Carvalho, a doença é crônica, autoimune e provoca inchaços nas grandes e pequenas articulações, principalmente das mãos e joelhos. Ainda segundo ele, outros sintomas podem ocorrer, como nódulos no cotovelo e ressecamento na boca e olhos, além da rigidez matinal, quando a pessoa tem dificuldade de se mexer ao despertar.

“A doença não tem cura, é lenta e progressiva, mas é tratável e, com o diagnóstico precoce, é possível interromper o processo inflamatório e melhorar e muito a qualidade de vida do paciente”, ressaltou o especialista. Geralmente, a procura por um reumatologista só acontece quando já se manifestam sintomas mais graves como algum tipo de deformidade, com necessidade de cirurgia, em alguns casos.

É importante ressaltar que o diagnóstico da Artrite Reumatoide é feito com a história clínica, exame físico do paciente e a realização de exames laboratoriais e radiológicos. Fatores genéticos associados a agentes ambientais, tais como o cigarro, são determinantes para o aparecimento da patologia.

Atualmente, o médico Jozélio Freire de Carvalho é membro das sociedades Brasileira e Paulista de Reumatologia, onde integra, respectivamente, a diretoria científica e a Comissão de Vasculopatias. O reumatologista obteve em fevereiro de 2011 um alto título na carreira universitária, o de Professor Livre Docente através de concurso público na Universidade de São Paulo (USP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário