terça-feira, 27 de março de 2012

DEBATE SOBRE GENÉRICOS EM EVENTO INTERNACIONAL...

FONTE: Rivânia Nascimento REPÓRTER, TRIBUNA DA BAHIA.


Por possibilitar que muitos brasileiros tenham acesso a remédios com baixo custo, os medicamentos genéricos foram destaque nas discussões do seminário Internacional Tecnologia, Inovação e Equidade em Saúde, realizado ontem no Othon Palace Hotel. Temas como a ausência de pesquisa na área de doenças negligenciadas na América Latina e investimentos em pesquisa aplicada na Bahia também foram debatidos no encontro que reuniu pesquisadores e representantes de instituições internacionais e brasileiras especialistas nos temas.

Segundo Sebastião Loureiro, professor do Departamento de Administração da Saúde da Universidade de Montreal – Canadá, apesar do baixo custo dos medicamentos genéricos, os brasileiros ainda nutrem uma resistência quanto à sua eficácia, e destaca a importância de desmistificar esse pensamento do imaginário da população, já que o uso destes componentes tem contribuído bastante nos últimos anos no tratamento de muitas doenças.

De acordo com especialistas mais de 90% dos investimentos feitos em pesquisa se destinam apenas 10% da população mundial. Países como Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, Japão, Alemanha, França e Itália demandam quase toda a produção farmacêutica no mundo.

Segundo Érica Aragão, doutora em Saúde Pública da Universidade Federal da Bahia, há uma grande ausência de pesquisa na área de doenças negligenciadas na América Latina como leptospirose, doenças de chagas, dentre outras. “Já no mercado de oncologia, por exemplo, apenas uma empresa controla 50% da fabricação dos medicamentos”, disse Érika Aragão.

O secretário de Ciência Tecnologia e Inovação, Paulo Câmera presente no evento ressaltou novos investimentos destinados a pesquisa no estado. Segundo ele, o governo do Estado adotou um novo conceito na formatação do Parque Tecnológico onde terá um centro de pesquisa aplicada com projetos de sete universidades baianas, incluindo a UFBA.


O recurso assegurado é de 23 milhões, e juntamente com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPEB) será oferecido bolsas de pesquisa de R$ 3 mil para graduados e 14.000 para doutorados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário