segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

VOCÊ PENSA QUE ENERGÉTICO É ÁGUA? (PARTE UM)...

FONTE: *** TRIBUNA DA BAHIA.
Para enfrentar a agitação da balada ou para espantar o cansaço de uma noite mal dormida. Estes são apenas dois dos motivos para o consumo de energéticos, os hoje chamados de “refrigerantes para adultos”. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas não Alcoólicas, entre julho e dezembro de 2008, o consumo destes produtos no Brasil foi de 11,7 milhões de litros.
No mesmo período de 2009, esse número já era de 17,3 milhões, um salto de 48,5%. Geralmente associada a festas, noitadas e a mistura com bebidas alcoólicas, a bebida produzida à base de substâncias estimulantes, que dão mais pique ao organismo durante um determinado período, também vem sendo relacionada a hábitos de vida saudáveis, como a prática de esportes.
No Brasil, uma das cinco marcas que disputam o mercado nacional, a TNT, é patrocinadora de 16 atletas olímpicos brasileiros. Seu representante mais notório é o nadador César Cielo, campeão olímpico e recordista mundial dos 50 metros livres.
Mas será que os energéticos são benéficos para a sua saúde? Ou, pelo contrário, podem trazer consequências ao organismo? E será que viciam? Numa competição, pode dar dopping? A lista de dúvidas que rondam os tais “refrigerantes” é grande. Para responder estas e outras perguntas sobre a bebida, um time de especialistas no assunto.
A seguir, o fisiologista especializado em medicina esportiva Jorge Zogaib, o personal trainer Edson Ramalho, as nutricionistas Roberta Stella e Patrícia Ramos e o clínico geral Flavio Tocci falam sobre os pontos positivos e negativos dos energéticos.
O QUE É UM ENERGÉTICO?
Energéticos são bebidas à base de cafeína e outras substâncias estimulantes, como a taurina e a glucoronolactona, que potencializam a resposta do cérebro aos estímulos, deixando o corpo mais ativo ou acelerado.
Sua fórmula faz com que a pessoa se sinta revigorada durante algumas horas, o que causa uma disposição aparente. Mas a ação dos energéticos também tem efeito rebote para o organismo.
Quando consumidas em excesso, as substâncias estimulantes causam ansiedade, agitação, cefaleia e, em alguns casos, apresentam grau de toxidade questionável, como a taurina e a glucoronolactona. “São substâncias que alteram o funcionamento de nosso organismo de forma brusca, por isso devem ser ingeridas com moderação e certa cautela”, diz Zogaib.
UM ENERGÉTICO HIDRATA O CORPO?
Não, pelo contrário, é uma bebida diurética, que faz o organismo eliminar líquido. Segundo a nutricionista Roberta Stella, a principal característica dos energéticos é aumentar a resistência física devido à presença, principalmente, da cafeína.
POR QUE A COMBINAÇÃO COM ÁLCOOL É PERIGOSA?
Quando são consumidos em combinação com álcool, os energéticos provocam aumento da adrenalina, palpitações, suor e, dependendo da quantidade ingerida, podem levar à desidratação, já que os dois são diuréticos.
Segundo Paulo Zogaib, a combinação do energético com o álcool é perigosa, porque leva a excessos de ingestão de ambas as substâncias.
“O álcool é um depressor do sistema nervoso central (ele retarda as respostas do cérebro aos estímulos), enquanto o energético é um estimulante, por isso, quando ingerimos álcool é preciso aumentar a dose de energéticos para se alcançar o efeito de euforia.
A pessoa que bebe a mistura fica mais acelerada pela ação do estimulante e mais corajosa pela ação do álcool, o que pode ser perigoso”, afirma o fisiologista Paulo Zogaib.
O ENERGÉTICO TEM A MESMA FUNÇÃO DOS ISOTÔNICOS?
Não. Para a nutricionista Patrícia Ramos, esta é uma substituição perigosa que pode levar a problemas mais sérios como a desidratação.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Unifesp, em dezembro de 2009, 20% das pessoas que bebem energéticos os consomem nas academias como se fossem isotônicos.
Os energéticos foram criados para amenizar a sensação de exaustão e cansaço, enquanto os isotônicos têm o objetivo de repor a água e os sais minerais que perdemos após uma atividade.
FAZ MAL TOMAR O ENERGÉTICO EM JEJUM?
O risco de tomar um estimulante em jejum está ligado a absorção de suas substâncias pelo organismo. “Um energético ingerido em jejum pode comprometer as funções do estômago e de todo o aparelho digestivo, além de potencializar os efeitos da bebida na medida em que sua absorção se torna mais rápida e os efeitos mais intensos”, explica o fisiologista.
TOMAR SÓ ENERGÉTICO, SEM COMBINAR COM ÁLCOOL PODE PREJUDICAR A SAÚDE?
O clínico geral explica que os energéticos, quando consumidos sozinhos, também fazem mal e que, apesar de serem muito mais perigosos quando combinados com bebidas e outras substâncias, acabam comprometendo a saúde, mesmo quando consumidos isoladamente, em função da alta dose de cafeína e de outros estimulantes.

VOCÊ PENSA QUE ENERGÉTICO É ÁGUA? (PARTE DOIS)...


ELES PREJUDICAM O SONO?
Sim. Em um primeiro momento você perde o sono e fica acelerado, porém, segundo Paulo Zogaib, acabado o efeito, o organismo precisa compensar as horas de sono perdidas e daí a pessoa tende a dormir mais.
HÁ INTERAÇÕES PERIGOSAS COM MEDICAMENTOS?
Sim. O resultado da combinação de energético com medicamentos pode ser bastante prejudicial ao organismo. Se a pessoa já tem algum problema de saúde, tende a piorar. O uso isolado de estimulantes já altera as funções do organismo.
VICIA O ORGANISMO A PONTO DE PERDER O EFEITO?
Sim. Assim como os demais estimulantes químicos (cafeína ou drogas, como a cocaína, dentre outros), eles deixam de fazer efeito se tiverem o uso contínuo e a pessoa passa a ingerir quantidades cada vez maiores para obter o mesmo resultado.
CRIANÇA PODE TOMAR? POR QUE SÃO CONHECIDOS COM “REFRIGERANTE DE ADULTO”?
Os energéticos são conhecidos como "refrigerante de adulto" porque, apesar de não serem alcoólicos, apresentam uma dose alta de cafeína e de substâncias com nível toxicológico questionável, e o organismo de uma criança não está preparado para receber tamanhas doses. “Se um adulto já fica acelerado, imagine uma criança. Ela pode apresentar tremedeira, ficar nervosa e muito acelerada”, explica.
TEM LIMITE DE CONSUMO? PODE CONSUMIR TODO DIA?
Não deve ser consumido todos os dias, principalmente substituindo sucos, água ou refrigerantes tradicionais nas refeições. O clínico geral Flávio Tocci explica que não há nenhuma indicação positiva comprovada em relação aos energéticos e que ingeri-los uma ou duas vezes na semana não faz mal, mas que consumir este tipo de bebida todos os dias pode trazer complicações, assim como ocorre com a ingestão excessiva de qualquer outro estimulante. Flávio explica que a quantidade exata permitida depende do organismo e da receptividade de cada pessoa.
ATLETA PODE CONSUMIR? DÁ DOPPING? O TREINO RENDE MAIS APÓS TOMAR ENERGÉTICO?
De acordo com o personal trainer Edson Ramalho, o rendimento físico de qualquer pessoa aumenta depois da ingestão deste tipo de bebida que, apesar de serem liberadas pelo Comitê Olímpico, as substâncias que compõem os energéticos, quando ingeridas em excesso, podem caracterizar dopping.
DÁ PARA TOMAR PENSANDO EM REBATER OS SINTOMAS DA GRIPE, COMO O CANSAÇO?
Para o clínico geral Flávio Tocci, os energéticos podem comprometer a recuperação de um paciente com gripe ou com algum outro problema, se consumidos em excesso. “O problema é combinar energético e remédios e acelerar um organismo que já está mais debilitado. Não faz mal se for consumido uma vez ou outra, mas quando o paciente apresenta qualquer problema de saúde, deve tomar cuidado para não agravar ainda mais seu estado”, explica. OS
ENERGÉTICOS ENGORDAM?
A nutricionista Roberta Stella explica que os energéticos contêm valor calórico semelhante à quantidade de um copo de refrigerante ou suco de laranja e, por isso, quem deseja emagrecer deve consumir com moderação.
*** Por Natalia do Vale / Minha Vida.

CIENTISTAS RELATAM AVANÇOS PARA REVERTER ENVELHECIMENTO...

FONTE: DA BBC BRASIL (www1.folha.uol.com.br).
Cientistas vêm, pouco a pouco, desvendando os segredos do envelhecimento. Alguns deles sugerem que poderão desenvolver, em breve, tratamentos para reduzir a velocidade ou mesmo reverter o processo.
Isso já feito em camundongos em 2010 por uma equipe do Instituto do Câncer Dana-Farber, em Boston (EUA), segundo um estudo divulgado na revista científica "Nature".
Os pesquisadores manipularam cromossomos presentes nos núcleos de todas as células. O alvo principal da ação era a proteção dos telômeros --estruturas presentes nas extremidades dos cromossomos que protegem os cromossomos de possíveis danos, mas também diminuem de tamanho com a idade, até que as células não conseguem mais se reproduzir.
A equipe do professor Ronald DePinho manipulou as enzimas que regulam os telômeros, as telomerases, obtendo resultados significativos. Com o estímulo às enzimas, os camundongos pareciam fazer o relógio biológico "andar pra trás".
"O que esperávamos era uma estabilização do processo de envelhecimento, mas ao contrário, observamos uma reversão dos sinais e sintomas de envelhecimento", disse ele à BBC.
"Os cérebros destes animais cresceram em tamanho, aumentaram sua cognição, suas peles ganharam mais brilho e a fertilidade foi restaurada."
HUMANOS.
Obviamente, aplicar estes princípios em humanos será um desafio bem maior --as telomerases já foram ligadas à incidência de câncer.
Muitos acreditam que as mitocôndrias possam desempenhar um papel bem maior no processo de envelhecimento. As mitocôndrias--material genético contido na célula, mas fora do núcleo-- são as "usinas de energia" das células, mas também geram produtos químicos que estão ligados ao envelhecimento.
Há ainda a participação de radicais livres --moléculas ou átomos altamente reativos que atacam o corpo humano.
Apesar de estarmos apenas começando a compreender como funciona o envelhecimento, alguns cientistas já testam tratamentos em humanos.
O professor David Sinclair é pesquisador de um laboratório especializado em envelhecimento da escola de Medicina da Universidade de Harvard. Ele e seus colegas vêm trabalhando em uma droga sintética chamada STACs (sigla de "Sirtuin Activating Compounds").
Estudos em camundongos obesos indicam que as STACs podem restaurar a saúde e aumentar a expectativa de vida dos animais, e os testes em humanos estão em andamento.
Há também pesquisas sobre o resveratrol, um antioxidante encontrado naturalmente no vinho tinto, que indicam que ele reduz o colesterol.
"[As pesquisas] não são uma desculpa para comer batata frita o dia todo em frente à TV, mas uma forma de aumentar o modo de vida sadio e explorar as potencialidades de um corpo saudável", diz Sinclair.
QUESTÕES ÉTICAS.
Mas é correto fazer experiências em algo tão fundamental como envelhecer? Quais são as questões éticas envolvidas?
O professor Tim Spector, do hospital Kings College em Londres, que também faz pesquisas na área, diz que o foco não é aumentar a duração da vida, mas prolongar a saúde.
"Não interessa muito prolongar a vida se isto significa que você terá tanta artrite, por exemplo, que não poderá sair de casa", comenta. "Mas ao entender o processo de envelhecimento, podemos ajudar no combate a artrite, diabetes, doenças cardíacas, todas os males ligados ao envelhecimento."
Já o professor James Goodwin, do programa Age UK de amparo à terceira idade do governo britânico, diz que a questão levantada pelas pesquisas é se seus resultados vão ser acessíveis a todos ou apenas aos mais ricos.
"Será que todos vão poder se beneficiar desta tecnologia?", questiona.

MULHER CAVA TÚNEL COM COLHER E FOGE DE PRESÍDIO...


FONTE: Do G1, em São Paulo,
TRIBUNA DA BAHIA.

Uma detenta conseguiu fugir de um presídio na Holanda cavando um túnel com uma colher.
A confirmação foi dada na terça-feira (23) pelos seguranças do presídio da cidade de Breda, de acordo com o jornal holandês "Telegraaf".
Segundo a instituição, a detenta de 35 anos de idade cavou um túnel de sua cela até as proximidades do presídio.
A fuga só foi possível porque a mulher já não estava mais em uma ala comum, onde o chão é feito de concreto.
O cárcere em que estava tinha o solo mais fácil de se cavar.
A polícia local investiga se um dos funcionários do presídio participou da fuga, já que o túnel cavado com um talher foi muito bem feito.
A fugitiva ainda tem 22 meses de pena para cumprir.

ATIVIDADE CEREBRAL PODE DETERMINAR SE FUMANTE DEIXARÁ VÍCIO...

FONTE: DA FRANCE PRESSE (www1.folha.uol.com.br).
A atividade do cérebro pode ajudar a avaliar a determinação de um fumante para largar o cigarro, segundo um estudo realizado por pesquisadores americanos que observaram tomografias de uma região do córtex ligada às mudanças de comportamento.
O estudo, publicado nesta segunda-feira na revista científica "Health Psychology", foi feito com 28 fumantes, que se inscreveram em um programa para deixar o vício.
Os participantes foram convidados a observar uma série de mensagens sobre parar de fumar, enquanto um tomógrafo registrava a atividade de seus cérebros.
Depois de cada mensagem, os pacientes "anotavam de que maneira isto havia influenciado seu projeto de deixar o cigarro e se havia reforçado sua determinação".
As pessoas cujo córtex pré-frontal médio manifestava atividade durante as mensagens estavam "significativamente" mais inclinadas a reduzir o consumo da droga no mês seguinte.
"O que é apaixonante, é que sabendo o que acontece no cérebro de alguém (...) podemos prever muito melhor seu futuro comportamento do que se soubéssemos apenas qual é sua própria auto-avaliação" sobre as possibilidades de parar de fumar, indicou Emily Falk, principal autora do estudo e diretora do laboratório de Neurociência e Comunicação da Universidade de Michigan.
O estudo, financiado pelos Institutos Nacionais de Saúde americanos e a Fundação Nacional de Ciência, foi feito na UCLA (Universidade da Califórnia), em Los Angeles.
Após ter reduzido regularmente desde 2000, a taxa de fumantes entre os adultos estacionou desde 2005 nos Estados Unidos entre 20% e 21% da população, segundo estatísticas do governo federal. Não menos que 443.000 pessoas morrem todos os no país em consequência do tabagismo.

EQUILIBRISTA A 3,3 MIL METROS DE ALTURA SOBRE CABOS TELEFÉRICO...


FONTE: Do G1, em São Paulo, TRIBUNA DA BAHIA.


Para entrar para o Guinness, livro dos recordes, o equilibrista suíço Freddy Nock, de 45 anos, andou no último sábado (29) sobre os cabos do teleférico da estação de esqui em Silvaplana, na Suíça, a 3.303 metros de altura.

ANVISA APREENDE SUPLMENETO COMPOSTO DE CATUABA E GINSENG...

FONTE: DA AGÊNCIA BRASIL (www1.folha.uol.com.br).
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou a apreensão do suco Composto Nutritivo Energit, após relatório técnico de inspeção da Divisa (Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental do Estado da Bahia) atestar a adição de catuaba e ginseng na composição do produto, vendido sob a forma de pó para suco.
De acordo com a Anvisa, a catuaba e a fáfia (ginseng) são substâncias farmacologicamente ativas e, portanto, não são permitidas em alimentos. A resolução foi publicada nesta segunda no Diário Oficial da União.
O Composto Nutritivo Energit --mistura para preparo de suco ou vitamina C-- contém fibras e é fabricado pela empresa Luciano de Jesus Santos, em Lauro de Freitas, na Bahia. A resolução entra em vigor hoje (31).

CHEF COLOMBIANO CRIA VESTIDO DE NOIVA COMESTÍVEL...

FONTE: Do G1, em São Paulo, TRIBUNA DA BAHIA.


O chef de cozinha colombiano Juan Manuel Barrientos criou um vestido de noiva comestível.

Ele apresentou a peça na última quarta-feira (26) durante feira de moda em Medellín, na Colômbia.

OTIMISMO IRREALISTA PREJUDICA DOENTES COM CÂNCER...

FONTE: DE SÃO PAULO (www1.folha.uol.com.br).
Uma dose de otimismo parece ter impacto positivo no tratamento do câncer. Porém, em excesso, pode fazer mal, mostra um estudo publicado no jornal "Ethics & Human Research".
O estudo, feito pelo Centro de Ética em Cuidados com Saúde, da Universidade de Oregon (EUA), mostrou que o otimismo irrealista é comum em quem tem a doença, e leva muitos pacientes a entrarem nas fases iniciais de pesquisas com novas drogas sem levar em conta os riscos.
Nessas fases, é testada a toxicidade da droga, e não há nenhuma garantia de efeitos terapêuticos.
Apesar de isso estar informado no termo de consentimento, que deve ser assinado pelos participantes da pesquisa clínica, os pesquisadores da Universidade de Oregon concluiram que a expectativa de cura leva os pacientes a ignorarem os riscos.
Entre os problemas apontados no estudo, isso faz com que muitas pessoas deixem de lado os cuidados paliativos, que podem proporcionar melhor qualidade de vida, por uma expectativa de cura com poucas probabilidades concretas.
Além disso, o otimismo exagerado faz com que os pacientes ignorem os efeitos colaterais do remédio que está sendo testado. Os pesquisadores observaram também que muitos não relatam esses efeitos, com medo de terem de sair da pesquisa com o novo medicamento.
Isso acaba prejudicando não só os participantes, mas também pode deturpar os resultados da pesquisa.

CERCA DE 23% DOS BRASILEIROS SOFREM DE DEPRESSÃO PÓS-FÉRIAS...


FONTE: Ayeska Azevedo (ayeska.azevedo@redebahia.com.br) CORREIO DA BAHIA.

Quadro típico da volta ao trabalho é mais comum do que se pensa.
Quando lembra que em quatro dias terá que voltar ao trabalho, a professora Marta Regina Teixeira, 29 anos, diz que está com uma sensação de tristeza.
“Toda vez que tiro férias fico assim quando vai acabando”, conta a professora, que passou dias bastantes agitados com a família nesse período de descanso.
“Fomos para a ilha desde o ano-novo e por lá fizemos vários passeios, recebemos parentes de outro estado, que não víamos há muito tempo.
Agora que estou perto de voltar pro trabalho bate uma saudade antecipada dessa folga toda, e sei que depois vou ficar preguiçosa e levar alguns dias pra me readaptar à rotina”, comenta.
Quando retornou ao trabalho, o designer Ricardo Santana, 40 anos, conta que passou alguns dias com a sensação de que ainda não havia “entrado no clima”.
Ele teve um mês de férias que, segundo ele, podem se resumir a quatro dias maravilhosos no Rio de Janeiro. “Apesar do pouco tempo que passei viajando, foi um passeio de sonho. Eu já estava até esquecido de como é bom ser turista.
Queria que o tempo parasse ali e não tivesse que voltar a trabalhar”, relata.A professora e o designer não estão sozinhos. Segundo pesquisa da Associação Internacional de Gerenciamento do Estresse no Brasil (Isma-BR), 23% dos brasileiros sofrem de depressão pós-férias.
“É normal que isso aconteça, pois por um mês a pessoa refaz os contatos com os amigos, com a família, vive momentos de euforia e isso traz prazer.
Quando volta das férias ela é obrigada a refazer o contato com o cotidiano”, observa o psicólogo Rui Diamantino.
De acordo com Diamantino, os motivos para a apresentação desse quadro vão desde a insatisfação profissional à falta de perspectivas de promoção ou crescimento.
“Quem tem no trabalho um projeto de vida volta à rotina com mais prazer. Mas, quem tem no trabalho uma mera obrigação apenas para pagar as contas vai enfrentar mais problemas”, diz.
O que importa Para a administradora Monique Araújo, 36 anos, o retorno ao trabalho está sendo bastante complicado. Ela emendou as férias com seis meses de licença-maternidade e agora, a contragosto, está voltando ao trabalho com um bebê de sete meses em casa.
“Estou na primeira semana de retorno, me readaptando à nova realidade. Estou nervosa, com vontade de chorar quando chego ao escritório”, desabafa.Na opinião do consultor Anderson Cavalcante, autor do best seller “ O que realmente importa”, o profissional que sente essa falta de motivação para voltar ao trabalho precisa rever suas prioridades.
“O indivíduo tem que procurar descobrir qual o seu propósito maior na vida e resgatar os seus valores. Quem anda no piloto automático se distancia de seus valores”, acredita. Cavalcante indica que o profissional faça um planejamento da própria vida.

“CADEIRA ELÉTRICA” É TESTADA PARA TRATAR OSTEOPOROSE...

FONTE: HÉLIA ARAUJO, DE RIBEIRÃO PRETO (www1.folha.uol.com.br).
Uma cadeira que emite sinais elétricos está sendo testada em São Paulo no tratamento para a osteoporose.
O equipamento foi desenvolvido por pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) de São Carlos e da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
Hoje, o tratamento da osteoporose é feito com remédios e exercícios físicos.
A nova tecnologia produz sinais elétricos que atingem diretamente os ossos mais prejudicados pela doença: fêmur, coluna e bacia.
Duas placas metálicas ficam escondidas sob um estofado. Para realizar o tratamento, o paciente deve permanecer sentado na cadeirinha por 20 minutos após acionar um botão.
As duas placas formam um campo elétrico, que age nos ossos durante esse tempo. Não há dor.
Ao todo, são cinco sessões por semana e, quando o tratamento é concluído, o aparelho avisa.
Segundo a fisioterapeuta da Unifesp Ana Paula Lirani Galvão, quando o campo elétrico atinge os ossos, algumas células do organismo captam os sinais e estimulam a formação de uma nova massa óssea, o que faz aumentar a absorção de cálcio.
Galvão explica que, numa pessoa sem osteoporose, os ossos têm células que captam sinais mecânicos -gerados, por exemplo, pela ação de andar ou correr- e mandam carga elétrica para outras células responsáveis por formar mais ossos.
"Ao longo da vida, perdemos essas células que captam os sinais e também fazemos menos atividades que produzem essa energia, o que provoca o enfraquecimento dos ossos."
O objetivo da nova técnica é criar os sinais elétricos que o corpo deixou de mandar e, assim, estimular a formação da nova massa óssea.
Os primeiros testes foram feitos há seis anos em ratos e os resultados foram positivos. Agora, os testes estão sendo feitos em cem idosos que estão internados em três asilos de São Paulo -40 deles sob efeito placebo, ou seja, sem efeitos reais.
"Os testes em humanos [que começaram há seis meses] ainda não foram concluídos, mas pela experiência com os ratos, acreditamos que serão positivos."


PREÇO ACESSÍVEL.
Orivaldo Lopes da Silva, professor de bioengenharia da USP de São Carlos e responsável pela criação do equipamento, explica que pretende levar o produto para o mercado a um preço acessível até 2012.

No tratamento atual, com medicamentos, o custo para o paciente pode chegar a R$ 1.000 por mês.

Para a pesquisa, foram produzidos 12 equipamentos, ao custo de R$ 25 mil. No entanto, se produzido em grande escala, o valor pode ser reduzido para cerca de R$ 1.000 por aparelho.

A expectativa é que o estudo e o processo de patente sejam finalizados até o final do próximo ano.


SECRETARIA DA JUSTIÇA FAZ SELEÇÃO PARA COMITÊ CONTRA TRÁFICO DE PESSOAS...

FONTE: Agecom, TRIBUNA DA BAHIA.
Por meio da Superintendência de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos, a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) realiza seleção, desta segunda-feira (31) a 11 de fevereiro, para preenchimento de cinco vagas para o Comitê Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas no biênio 2011-2013.
Podem se inscrever entidades, organizações ou grupos congêneres e representantes da sociedade civil com atuação relevante nas atividades voltadas para a prevenção e o enfrentamento ao tráfico de pessoas.
O edital completo foi publicado no Diário Oficial do Estado de quinta-feira (27).Serão disponibilizadas três vagas para Salvador e duas para o interior.
Os interessados devem encaminhar para a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos uma carta de princípios constando a missão referente à prevenção e ao enfrentamento ao tráfico de pessoas, atestado comprobatório da existência da entidade há pelo menos um ano, documento descritivo de atividades da entidade em 2010, com anexo contendo fotos, folders de eventos, cartazes, cartilhas, registro em mídia regional ou local, se houver, relação de publicações, por título e ano de publicação, e nome dos representantes da entidade, na condição de titular e suplente.
Os documentos devem ser enviados para a Coordenação de Gestão, Monitoramento e Avaliação da Política em Direitos Humanos, 4ª Avenida, 400, 2º andar, CEP 41.745-002, Salvador-Bahia, indicando no envelope: Edital de Convocação para a Seleção de Entidades da Sociedade Civil Integrantes do Comitê Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Cepetp).
Não serão considerados para o processo seletivo os documentos com data de postagem posterior a 11 de fevereiro de 2011.
A postagem dos documentos deve ser comunicada, via e-mail selecao.ongtsh@sjcdh.ba.gov.br, para o acompanhamento do processo. As entidades também podem optar pela inscrição presencial, protocolando o envelope no Setor de Protocolo da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, localizado na 4ª Avenida, 400, térreo, Salvador-Bahia.

TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL ABRE CONCURSO PARA ANALISTA E TÉCNICO JUDICIARIO...

FONTE: CORREIO DA BAHIA.

Salários são de R$ 3.993,09 para técnico e de R$ 6.551,52 para analista.
O Tribunal Regional Federal da 1ª Região abriu concurso público destinado à formação de cadastro de reserva para analista e técnico judiciário para o Distrito Federal, Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins. Os salários são de R$ 3.993,09 para técnico e de R$ 6.551,52 para analista.
Na Bahia, as vagas são para Salvador, Barreiras, Campo Formoso, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Ilhéus, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso e Vitória da Conquista. As inscrições devem ser feitas pelo site da Fundação Carlos Chagas das 10h do dia 7 de fevereiro às 14h do dia 18 de fevereiro.
Os cargos de nível superior são de analista judiciário - área judiciária, analista judiciário - área administrativa, analista judiciário - área judiciária - especialidade execução de mandados, analista judiciário - área apoio especializado – especialidade contadoria.
Já de nível médio os cargos são de técnico judiciário - área administrativa, técnico judiciário - área administrativa - especialidade segurança e transporte, e técnico judiciário - área apoio especializado – especialidade operação de computador.
As taxas de inscrição são de R$ 70 para os cargos de analista judiciário e de R$ 55 para os cargos de técnico judiciário.
Para os cargos de analista judiciário (todas as áreas/especialidades), a redação será aplicada juntamente com as provas objetivas para todos os candidatos inscritos e somente será avaliada a prova dos candidatos habilitados e mais bem classificados nas provas objetivas.
PROVAS ESPECÍFICAS.
O cargo de técnico judiciário - área administrativa terá ainda prova prática de digitação. Para o cargo de técnico judiciário - área administrativa – especialidade segurança e transporte haverá prova prática de capacidade física.
A prova prática de capacidade física e a prova de digitação serão aplicadas em data posterior à prova objetiva.
O cargo de técnico judiciário - área apoio especializado - especialidade operação de computador terá ainda prova de estudo de caso, que será realizada no mesmo dia/período de aplicação da prova objetiva.
Segundo o G1, a aplicação das provas objetivas, redação e estudo de caso está prevista para o dia 27 de março, nas cidades do anexo III do edital.

TERMINA NESTA SEGUNDA (31) PRAZO PARA ADESÃO AO SIMPLES NACIONAL...

FONTE: Secom, TRIBUNA DA BAHIA.

Termina nesta segunda (31) o prazo para adesão de microempresas e empresas de pequeno porte ao Simples Nacional 2011.
A Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) alerta os contribuintes que têm pendências fiscais ou cadastrais na Prefeitura para regularizá-las também até esta segunda, para não ficarem impedidos de participar do regime tributário especialmente criado para este segmento empresarial.
Os representantes das empresas com pendências no Município devem se dirigir, o quanto antes, à Central de Atendimento da Sefaz, que fica no prédio-sede da secretaria, no centro da cidade. Maiores informações: 2101-8285 (Coordenadoria de Fiscalização da Sefaz- Plantão do Simples Nacional).

PÓ PARA SUCO É APREENDIDO NA BAHIA POR CONTER CATUABA E GINSENG...

PÓ PARA SUCO É APREENDIDO NA BAHIA POR CONTER CATUABA E GINSENG...

FONTE: CORREIO DA BAHIA.

Substâncias não são permitidas em alimentos, segundo a Anvisa. Determinação foi publicada nesta segunda, no Diário Oficial da União.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a apreensão do composto nutritivo Energit, mistura em pó para sucos e vitaminas, por conter, em sua composição, catuaba e ginseng. As substâncias não são permitidas em alimentos, segundo a Anvisa.
A determinação foi publicada nesta segunda-feira (31), no Diário Oficial da União, considerando o Relatório Técnico de Inspeção, de agosto de 2010, expedido pela Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental do Estado da Bahia. O laudo informa sobre a adição de catuaba e ginseng na composição do produto.
A catuaba e o ginseng são substâncias farmacologicamente ativas e, portanto, não são permitidas em alimentos, de acordo com a Agência. A resolução entra em vigor nesta segunda-feira.

ERRO DO INSS PODE CORTAR 57 MIL BENEFÍCIOS...


FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.
Pelo menos 57 mil aposentados e titulares de auxílios-doença poderão ter os benefícios reduzidos à metade e, ainda, ter de devolver valores que receberam de boa-fé do INSS. Isso porque foi detectado problema no sistema de cálculo dos proventos, o que fez com que o tempo de contribuição duplicasse, elevando a renda mensal inicial ao dobro.
O Tribunal de Contas da União (TCU) pediu que o Ministério da Previdência fizesse a correção desde 2008, descontando o que foi pago indevidamente
Beneficiários já começaram a receber cartas de cobrança que convocam defesa em até 10 dias. Situação semelhante viveram 2.200 pensionistas que sofreram a mesma ameaça. Mas as primeiras sentenças judiciais favoráveis a viúvos e viúvas já começam a sair. Advogados consultados pela Coluna advertem que a medida é inconstitucional em parte.
“Há uma posição pacífica do Judiciário que diz que, se não houve fraude, dolo ou má-fé, a pessoa que recebeu benefício maior não deve devolver o dinheiro. O valor, sim, poderá ser reduzido.
Mas também é preciso saber se a concessão está dentro do prazo prescricional, que legalmente é de até 10 anos. Passou disso, não há redução”, explica o especialista Celso Pacheco, da Dornelles Advocacia, que presta assessoria jurídica à Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap).
O especialista Diego Franco Gonçalves, do escritório Francisco Rafael Gonçalves, confirma: “É preciso estar no prazo legal para se fazer qualquer alteração. Se fizer judicialmente, são 10 anos”. Nesse caso, o princípio da decadência de direito é válido contra o INSS, que normalmente o utiliza em defesa própria para não conceder revisões.

APÓS ATRASO, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ABRE INSCRIÇÕES PARA O FIES...


FONTE: CORREIO DA BAHIA.

Concluída a graduação, o estudante terá 18 meses de carência para recompor seu orçamento.
Após o atraso na abertura das inscrições no Fundo de Garantia do Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), programado para esta segunda-feira (31), o Ministério da Educação afirmou que a adesão ao fundo está aberta desde as 14h.
Pelo cronograma inicial do Ministério da Educação, as inscrições deveriam ter começado em 17 janeiro, mas tiveram de ser adiadas devido à prorrogação do prazo do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O Fies é um programa do governo federal que financia mensalidades de estudantes matriculados em cursos de ensino superior.
Estão habilitados a se candidatar estudantes matriculados em cursos de graduação pagos, que tenham obtido avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e que sejam oferecidos por instituição de ensino superior participante do programa. Além disso, o aluno precisa ter feito o Enem.
CONDIÇÕES DE PAGAMENTO.
Segundo o G1, pelo Fies, durante o período de duração do curso, o estudante pagará, a cada três meses, o valor máximo de R$ 50, referente ao pagamento de juros incidentes sobre o financiamento. Após a conclusão da graduação, o estudante terá 18 meses de carência para recompor seu orçamento. Encerrado este período, o saldo devedor será parcelado em até três vezes o período financiado do curso, acrescido de 12 meses.
INSCRIÇÃO.
Para se inscrever, o candidato deve acessar o Sistema de Financiamento ao Estudante (SisFies) e informar os dados solicitados. No primeiro acesso, deve digitar seu CPF, data de nascimento, um endereço eletrônico válido e cadastrar uma senha, que será utilizada sempre que acessar o sistema. Depois disso, o candidato receberá uma mensagem para validação do cadastro.
A partir daí, deve acessar o SisFies e se inscrever, informando dados pessoais, do curso e da instituição e informações sobre o financiamento solicitado. Nesse momento, deve escolher se quer financiamento da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil (os dois únicos agentes financeiros do Fies) e a agência de sua preferência.
CONCLUSÃO.
Concluída a inscrição, o aluno deve procurar a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) em sua instituição de ensino em até dez dias corridos, contados a partir do dia imediatamente posterior ao da conclusão da sua inscrição.
Validadas as informações, a comissão emitirá o documento de regularidade de inscrição (DRI). Com ele, o candidato deve procurar a Caixa Econômica Federal ou o Banco do Brasil (conforme sua escolha) para formalizar, uma vez atendidas as normas do Fies, a contratação do financiamento. Isto deve ser feito até, no máximo, vinte dias corridos depois da conclusão da inscrição.

EMPRÉSTIMO CONSIGNADO A APOSENTADOS DO INSS CRESCE 18% EM 2010...

FONTE: Agência Brasil, TRIBUNA DA BAHIA.
Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tomaram R$ 26,8 bilhões em empréstimos consignados no ano passado, por meio de crédito pessoal e de operações com cartão de crédito, informou o Ministério da Previdência Social.
Houve crescimento de 17,9% nas operações consignadas em relação a 2009, quando foram movimentados R$ 22,7 bilhões.
Foram registrados no ano passado 10,1 milhões de contratos de crédito consignado, contra 9,59 milhões em 2009.
O uso de cartão de crédito nas operações consignadas teve queda no ano passado. Foram firmados mais de 482 mil contratos para uso de cartão, com queda para 141,6 mil no ano passado.
Em dezembro de 2010 a maior porcentagem de operações (79%) foi parcelada entre 49 e 60 meses, por segurados na faixa etária de 60 a 69 anos.
Os segurados de 50 a 59 anos e de 70 a 79 anos tomaram 46% dos empréstimos no último mês do ano passado.

PROFESSOR DE MATEMÁTICA É PRESO POR URINAR NA PORTA DE ESCRITÓRIO DE COLEGA...


FONTE: *** CORREIO DA BAHIA.

Os dois se envolveram uma disputa e as câmeras de vigilância registraram o flagrante.


O professor de matemática da Universidade do Estado da Califórnia Tihomir Petrov, de 43 anos, foi preso após ser flagrado pelas câmeras de vigilância da instituição urinando na porta do escritório de um colega, segundo o jornal "Los Angeles Times".
Segundo as autoridades, Petrov urinou na porta da sala de outro professor de matemática depois que os dois se envolveram em uma disputa.
Em uma audiência preliminar na última quinta-feira, o advogado de Petrov pediu ao tribunal uma prorrogação de 30 dias sobre o indiciamento de seu cliente, o que foi concedido.
Agora, ele terá comparecer no tribunal no dia 3 de março.

*** As informações são do G1.

INDECISÃO TRAVA O STF...

FONTE: Ivan De Carvalho, TRIBUNA DA BAHIA.
O Supremo Tribunal Federal está com sua composição incompleta desde que, há vários meses, o ministro Eros Grau decidiu aposentar-se pouco antes de completar os 70 anos de idade, quando teria legalmente a obrigação de aposentar-se.
Desde então, a presidência da República não consegue indicar ao Senado, para avaliação, aprovação (ou a nunca registrada rejeição) e posterior nomeação o substituto de Eros Grau. Isso faz com que o STF esteja operando com dez ministros, ao invés de 11, o que prejudica as funções da mais alta corte de Justiça do país, entre elas a mais importante dessas funções, que é a de corte constitucional. Desse prejuízo já se queixou publicamente o presidente do STF, Cezar Peluso.
Há um caso de muita relevância recentemente julgado pelo STF, no qual houve empate na votação, com o escore de cinco votos contra cinco. Como o presidente Peluso recusou-se a votar pela segunda vez, dando o chamado voto de Minerva, sob o argumento de que ele, Peluso, não é mais importante, quando julga, do que qualquer outro dos componentes do tribunal, a questão ficou sem decisão.
Retornará a julgamento, mas somente quando um novo ministro tomar posse no STF, fazendo a corte voltar a ter sua composição completa. Esta composição é de 11 integrantes exatamente para tornar improvável o empate, ainda que não impossível, pois se um ministro falta a uma sessão de julgamento, os restantes formam um número par, que pode resultar em empate na votação.
Mas o que vem acontecendo na nomeação dos integrantes do STF? Bem, um fenômeno que, por ser constitucional, não deixa de ter forte carga política. O ex-presidento Lula, nos seus oito anos de governo, nomeou nada menos que oito dos 11 ministros do STF. E há uma vaga, que ele poderia preencher, mas não o fez, devido a pretensões, disputas e influências de bastidores.
Este jogo de fatores na escolha de ministros dos tribunais superiores e do Supremo Tribunal Federal não é nenhuma novidade.
A novidade veio no final. O então presidente Lula indicou, o Senado aprovou (nunca rejeita) e o então presidente nomeou Antonio Dias Toffoli, que era antes o chefe da Advocacia Geral da União e trazia no seu até ali esquálido currículo jurídico à condição anterior de advogado do PT.
Então surgiu a vaga aberta com a aposentadoria de Eros Grau. O ex-ministro da Justiça e famoso advogado criminalista (que tanto ajudou o ex-presidente Lula com seus conselhos na crise política gerada pelo escândalo do Mensalão) Márcio Thomaz Bastos sugeriu e defendeu junto ao presidente a escolha do ministro César Asfor Rocha, do Superior Tribunal de Justiça.
O então presidento, no entanto, acabou colocando a escolha em banho-maria, pois passou a ter preferência pelo nome do sucessor de Dias Toffoli à frente da Advocacia Geral da União, Luís Inácio Adams. Cuja competência jurídica neste cargo, como em toda sua carreira profissional – inclusive como advogado do PT, como também fora Toffoli – nunca foi questionada por ninguém, ao menos que eu saiba.
Para não desafiar a sabedoria política segundo a qual, quando se escolhe alguém para um cargo assim, criam-se dez insatisfeitos e um ingrato, o presidente Lula despediu-se do governo sem escolher o 11º membro do STF. E a presidenta Dilma terá de fazê-lo (imagino que não estará infeliz em ter que cumprir essa obrigação) e, estando a articulação agora a cargo do ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, especula-se que o favorito é Luiz Fux, atualmente ministro do Superior Tribunal de Justiça.
No ano passado, ele presidiu uma comissão de juristas encarregada de elaborar anteprojeto para o novo Código de Processo Civil.

BRASILEIRAS ESTÃO ENTRE AS MAIS SENSUAIAS EM LISTA DE REVISTA ESPANHOLA...


FONTE: *** CORREIO DA BAHIA.

'DT' elege belas como Gisele Bündchen, Alessandra Ambrósio e Adriana Lima.


A revista espanhola "DT" publicou uma lista com as 50 mulheres mais sensuais do mundo dos famosos.
Entre elas estão três brasileiras: Gisele Bündchen, Alessandra
Ambrósio e Adriana Lima. Scarlett Johansson, Jessica Alba, Megan Fox e Heidi Klum também fazem parte da lista.


*** As informações são do Ego.

domingo, 30 de janeiro de 2011

ABORTO NÃO AUMENTA RISCO DE PROBLEMAS MENTAIS, DIZ ESTUDO...

FONTE: DA ASSOCIATED PRESS (www1.folha.uol.com.br).
O risco de desenvolver problemas mentais não aumenta com o aborto. Mas pode aumentar com o nascimento do primeiro filho.
É o que sugere uma pesquisa feita pela Universidade de Aarhus, Dinamarca --um dos maiores estudos que comparou as consequências de ambas as situações.
O trabalho desbanca a noção de que interromper uma gravidez pode desencadear problemas mentais e mostra que a depressão pós-parto pode ser um fator muito mais importante para que isso ocorra.
O estudo analisou 365.550 adolescentes e adultas que sofreram um aborto ou que tiveram o primeiro filho entre 1995 e 2007. Nenhuma tinha histórico de algum problema mental que tivesse de ser tratado em alguma instituição hospitalar.
No período de estudo, 84.620 abortaram e 280.930 tiveram um filho.
Os pesquisadores compararam os índices de mulheres que procuraram algum serviço de saúde mental, antes e depois do primeiro aborto. Nos doze meses seguintes ao aborto, 15 em mil mulheres precisaram de ajuda psiquiátrica --semelhante à taxa das que procuraram ajuda nos nove meses antes do aborto.
Segundo os autores do estudo, as mulheres que optaram pelo aborto eram provenientes de meios demográficos mais propensos a desenvolver problemas emocionais. Estatísticas mostraram que uma ampla porcentagem delas tinha problemas financeiros e que suas taxas de gravidez eram acima da média.
Já as mães de primeira viagem sofriam menos de problemas mentais, mas a proporção daquelas que procuravam ajuda após o nascimento do filho aumentava bastante. Cerca de 7 entre mil delas recorria a um serviço de saúde mental dentro de um ano após terem dado à luz; antes do parto, o índice era de 4 em mil.
Os problemas mais recorrentes nos dois grupos de mulheres eram ansiedade, estresse severo e depressão.
Os resultados foram publicados na edição da última quinta-feira do "British Medical Journal". O estudo foi financiado pelo Danish Medical Research Council e pela Fundação Susan Thompson Buffett, que apoia organizações e projetos pró-aborto.
O estudo não analisou o motivo da interrupção da gravidez. Pesquisadores também só estudaram problemas mentais sérios o bastante para que precisassem ser tratados em clínicas ou hospitais, e não se ativeram depressões menos severas ou outros problemas não tão graves.
Em um estudo anterior, publicado em 2006, foi apontado que mulheres mais novas tinham maiores riscos de desenvolver problemas mentais, não apenas depressão pós-parto.
Mudanças nos níveis hormonais, privação do sono e outros problemas associados a ter um filho poderiam desencadear doenças mentais, dizem os especialistas. Em compensação, mulheres que sofreram um aborto não experimentaram esse tipo de mudança.
Os achados refletem uma ampla revisão feita em 2008 pela American Psychological Association, que não encontrou evidências de que interromper uma gravidez indesejada poderia ameaçar a saúde mental da mulher.

SEXO RESPEITOSO COM O MEIO AMBIENTE...

FONTE: Julio Soria Florido, EFE (verde.br.msn.com).
Você sabia que a grande maioria dos vibradores é fabricada com materiais tóxicos? Está consciente da quantidade de energia elétrica que poderia ser economizada se a luz fosse apagada durante as relações sexuais? Pensou alguma vez que um jantar romântico pode ser feito com alimentos ecológicos?
Se a resposta for não nos três casos, talvez devesse seguir alguns dos conselhos da jornalista Begoña García em "Ecosex", um livro que dá dicas de como aproveitar o sexo sem privações e, ao mesmo tempo, sem efeitos colaterais para o meio ambiente.
"É uma espécie de ensaio humorístico que aborda questões sobre o consumo responsável,como a escolha de produtos com uma série de critérios ambientais e sustentáveis, como usá-las da maneira certa, como reciclar... E tudo aplicado a situações amorosas, eróticas e sexuais", explica a autora em entrevista à Agência Efe.
Dividido em quatro partes, "Ecosex" reúne uma série de pequenos gestos que todo cidadão pode fazer para contribuir com o cuidado de nosso habitat, seja na hora de comprar roupas, na escolha de um determinado anticoncepcional ou nas diferentes maneiras de lubrificar as partes íntimas.
Como não se deve pular nenhuma etapa, o livro começa com as "Preliminares", ou seja, os primeiros passos que ninguém deve esquecer se quer ter uma boa relação sexual. Que ninguém espere fórmulas
Há quem goste dos aromas fortes e penetrantes, mas não se deve exagerar, já que um bom cheiro corporal é ótimo para atrair o sexo oposto. Neste caso, a opção mais aconselhável é tomar uma boa ducha e usar sabonete ecológico.
E cuidado com os perfumes tradicionais, muitos deles "podem provocar danos que afetam a saúde, como a perda de qualidade do sêmen no homem e a alteração hormonal na mulher".
Nossa aparência tem um papel fundamental para chamar a atenção de quem nos rodeia, mas não há necessidade de comprar roupas feitas com poliéster ou couro sintético. É possível ficar "ecobonito" com blusas de algodão ecológico, calças de linho ou camisas de seda.
Talvez o mundo tenha um caso excepcional, mas os mortais comuns precisam sair para encontrar seu parceiro nas artes sexuais. Na hora de ir para a rua o mais respeitoso com o meio ambiente seria usar transporte público, mas o livro de Begoña também propõe alternativas como a bicicleta e o patins. Não é muito prático para ir beber em um bar, mas pelo menos não prejudica a camada de ozônio.
Pouco importa se é um casal estável ou um primeiro encontro, os jantares românticos não deveriam nunca ser feitos com alimentos enlatados. O mais saudável, para o indivíduo e a natureza, é elaborar um saboroso menu a base de carne, peixe ou verdura ecológica, priorizando sempre a compra de alimentos locais em relação aos importados de outros países.
Mas todo comportamento, por mais nobre que seja, esconde algum problema. "Comprar este tipo de alimento é mais caro e as alternativas são bem menores", lamenta Begoña, que advoga por um maior espírito crítico dos consumidores: "Temos que aprender a entender o que são essas palavrinhas que aparecem nos rótulos".
Estas indicações não são válidas apenas em nossos afazeres diários, mas também nas relações sexuais. Da próxima vez que for comprar uma cama, deixe-se levar pelo conforto do ferro e do alumínio - materiais 100% recicláveis - e se gosta de sexo na água, use sempre a água fria.
Por mais que a temperatura agradável favoreça a prática sexual, o "Ecosex" nos previne do uso abusivo do aquecimento ou do ar condicionado. No verão, tente aproveitar as horas mais frescas do dia, e no inverno tente ficar em um espaço íntimo e fácil de aquecer.
Chegado o momento de brincar entre os lençóis, Begoña García nos sugere um sexo muito doce com degustação de melancias, morangos e figos. Não precisa ficar tímido na hora de colocar açúcar ou creme, mas deixe de lado os frascos de spray.

"O sexo pode melhorar com um toque de cor. Se deve prolongar a sessão, deixá-la mais íntima, com mais preliminares... Não têm porque fazer quatro carícias e chega", assegura a autora de "Ecosex", uma obra que também mergulha no sugestivo universo das técnicas de masturbação.
Begoña também detalha uma ampla variedade de brinquedos eróticos que podem ser usados na busca do prazer, seja a dois ou sozinho.
Para elas, o livro tem um rico catálogo de produtos naturais - cenouras, abobrinhas, bananas - ou artificiais - vibradores, bolas chinesas-, enquanto eles podem recorrer às bonecas infláveis ou simuladores de vagina e ânus. Em ambos os casos é preciso tomar precauções: as verduras podem conter pesticidas e muitos brinquedos industriais são fabricados com materiais tóxicos, caso do PVC, do silicone e dos metais cromados.
"Muitos advertem que só podem ser usados com preservativo. Trata-se de materiais que são feitos com derivados de petróleo e é preciso ter cuidado na hora de colocá-los. Se tiver que escolher entre um vibrador de borracha e um de vidro, prefira sempre o de vidro, que contamina menos em sua fabricação e dá um prazer muito parecido", indica Begoña.
Uma vez esgotada sua vida útil, todos os produtos têm que ser reciclados, uma tarefa à qual muitos ainda não se acostumaram. "Há postos de reciclagem na grande maioria das cidades, mas as pessoas não perguntam onde ficam", finaliza a jornalista.

ESTUDO MOSTRA QUE 59,4% DOS PAULISTANOS ESTÃO ACIMA DO PESO...

FONTE: DA AGÊNCIA BRASIL (www1.folha.uol.com.br).
Levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia mostra que 59,4% dos paulistanos estão acima do peso. O estudo ainda indica que 39,7% dos entrevistados se mantêm na faixa de peso considerada saudável, mas grande parcela destes encontra-se na área limítrofe da referência considerada saudável. A pesquisa foi feita com amostragem de 250 pessoas no final de 2010.
O estudo destaca que, entre aqueles que já procuraram auxílio médico, 18% disseram ter sido classificados como obesos, destes, 60,8% são homens e 39,2% são mulheres.
A situação na cidade São Paulo se repete no Brasil. De acordo com Pesquisa do Orçamento Familiar, divulgada no final de 2010, o sobrepeso atinge hoje 48% das mulheres e 50,1% dos homens acima de 20 anos.
Além disso, 30% das crianças entre 5 e 9 anos de idade e cerca de 20% da população entre 10 e 19 anos também sofrem com o problemas de peso.
Segundo a nutricionista Carolina Godoy, as causas que levam mais da metade da população a estar acima do peso estão vinculadas ao estilo de vida. "As causas estão ligadas ao alto consumo energético. Excesso de gorduras saturadas e trans, muito sal e tudo isso aliado a pouca atividade física".
De acordo com a sociedade de endocrinilogia, a obesidade é o maior problema de saúde pública da atualidade. Desde 1980, o número de obesos dobrou e atualmente já são 300 milhões no planeta.
Segundo a entidade, o excesso de gordura no corpo desencadeia e piora uma série de problemas de saúde, como doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e aumento do triglicérides e colesterol.
A perda de peso, na maioria dos casos, leva à cura ou ao controle dessas doenças, com a diminuição do colesterol e redução da glicose no sangue.

MEGA SENA ACUMULA E PODE PAGAR R$ 24 MILHÕES...


FONTE: *** CORREIO DA BAHIA.

99 bilhetes acertaram cinco números e vão receber R$ 19.092,84. Outras 7.284 apostas acertaram a quadra e vão receber R$ 370,71
Nenhum apostador acertou as seis dezenas sorteadas pela Caixa Econômica Federal (CEF), neste sábado (29), pelo concurso 1.253 da Mega-Sena.
Confira os números sorteados: 02 – 17 – 23 – 43 – 44 – 51
Segundo a Caixa, 99 apostas acertaram cinco números e cada uma vai receber R$ 19.092,84.
Outras 7.284 apostas acertaram quatro números e cada uma receberá R$ 370,71.
De acordo com a Caixa, o prêmio acumulado para o próximo concurso é de R$ 24 milhões.

*** As informações são do G1.

MATRÍCULA NA REDE ESTADUAL É PRORROGADA...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.
Os estudantes que perderam o prazo de matrícula na rede estadual devem se dirigir, a partir dessa segunda-feira (31), à unidade onde têm interesse em estudar para verificar a possibilidade de vaga. Caso não haja, devem comparecer a outra escola.
Com o fim do calendário de matrícula, o processo deixa de ser descentralizado e passa a ser feito, exclusivamente, no local onde o aluno pretende estudar.

Documentos - Esses alunos precisam levar os seguintes documentos para a efetivação da matrícula: original do Histórico Escolar ou atestado de escolaridade; original e cópia da Certidão de Registro Civil ou Cédula de Identidade para fins de conferência; original e cópia do comprovante de residência; carteira do SalvadorCard para escolas do município de Salvador e duas fotos 3 x 4 recentes. Para a Educação Profissional, é exigido, ainda, original e cópia do CPF.

BRASIL COMANDARÁ CONSELHO DE SEGURANÇA DAS NAÇÕES UNIDAS EM FEVEREIRO...


FONTE: *** CORREIO DA BAHIA.

Ao assumir o comando, o objetivo é ampliar os debates para as áreas de conflito nas regiões mais pobres do mundo.
Na próxima terça-feira (1º), o Brasil assume a presidência do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). Em fevereiro, o comando será brasileiro. O posto é rotativo e sempre ocupado por um dos 15 membros do órgão. Há anos, o Brasil tenta ocupar um assento permanente no conselho e defende sua reforma.
Ao assumir o comando, o objetivo é ampliar os debates para as áreas de conflito nas regiões mais pobres do mundo.
As informações são confirmadas pelas Nações Unidas. No dia 11 de fevereiro, o Brasil promove um debate sobre as questões paz, segurança e desenvolvimento. O ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, deverá participar das discussões.
Na ONU, o Brasil é representado pela embaixadora Maria Luiza Ribeiro Viotti. De acordo com diplomatas que acompanham as discussões nas Nações Unidos, o momento é para observar com atenção o que ocorre no Kosovo, no Congo e em Guiné Bissau, além dos efeitos do plebiscito no Sudão.
No ano passado, em sessão das Nações Unidas em nome do governo brasileiros, o então ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, defendeu a reforma urgente da atual estrutura do Conselho de Segurança. Criado em 1945, depois da Segunda Guerra Mundial, o formato do órgão estabelece que cinco países tenham assento permanente e dez ocupem provisoriamente, por dois anos, as vagas.
Uma das propostas em discussão é que, entre os seus integrantes permanentes, sejam incluídos mais dois países da Ásia, um da América Latina, outro do Leste Europeu e um da África. Atualmente, são integrantes permanentes do conselho os Estados Unidos, a Rússia, China, França e Inglaterra. Já o Brasil, a Turquia, Bósnia Herzegovina, o Gabão, a Nigéria, Áustria, o Japão, México, Líbano e Uganda são membros rotativos no órgão, com mandato de dois anos.
É o Conselho de Segurança das Nações Unidas que autoriza a intervenção militar em um dos 192 países-membros da organização e também que estabelece sanções – como ocorreu ao Irã, em junho. Os conflitos e crises políticas são analisados pelo conselho, que define sobre o envio e a permanência de militares das missões de paz.
No ano passado, em junho, Brasil e Turquia, que integram o Conselho de Segurança das Nações Unidas, votaram contra as sanções ao Irã. O Líbano se absteve da votação, mas 12 países foram favoráveis às restrições. Para a comunidade internacional, o programa nuclear do Irã é suspeito de produção secreta de armas atômicas. Os iranianos negam.

*** As informações são da Agência Brasil.

MARINHA ABRE 2.200 VAGAS PARA APRENDIZES-MARINHEIROS...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.
A Diretoria de Ensino da Marinha acaba de publicar o edital do processo seletivo para admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiros, localizadas nas cidades de Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Recife (PE) e Vitória (ES).
São requisitos para se candidatar a uma das 2.200 vagas: ser brasileiro nato, do sexo masculino, com idade entre 18 e 21 anos e ter Ensino Fundamental completo.
Os candidatos realizarão provas escritas de Matemática, Português e Ciências. As inscrições podem ser feitas pelo site www.ensino.mar.mil.br ou em uma das Organizações Militares da Marinha, distribuídas em todo o território nacional.
A remuneração inicial, após o período de um ano, no posto de Marinheiro é de R$ 963,00, e o militar ainda conta com plano de carreira, assistência médico-odontológica, entre outros benefícios.

AMERICANO RECUPERA ANEL QUASE 40 ANOS DEPOIS DE PERDÊ-LO...


FONTE: CORREIO DA BAHIA.

Casal fazia reforma quando achou anel. Joia contava com as iniciais de Steve Hunter.

O americano Steve Hunter recuperou seu anel de formatura quase 40 anos depois de perdê-lo.
A joia voltou para o dono após um casal encontrá-la enquanto fazia uma reforma em sua casa em Fort Collins (EUA), segundo reportagem da emissora de TV "9 News".
Hunter viveu na década de 70 na casa onde o anel foi encontrado.
O casal chegou até o dono após entrar em contato com a escola.
O anel contava com as iniciais de Steve Hunter.

APESAR DE RECORDE DE INSCRIÇÕES AINDA SOBRAM BOLSAS DO PROUNI...


FONTE: Agência Brasil, TRIBUNA DA BAHIA.
Apesar do número recorde de inscritos nesta edição do Programa Universidade para Todos (ProUni) - mais de 1 milhão - ainda sobram bolsas. Para o primeiro semestre de 2011, a oferta foi de 123 mil bolsas, mas 117,6 mil estudantes foram convocados em primeira chamada para preenchê-las. Os números mostram uma ociosidade de 4% do total. Dos pré-selecionados, nem todos conseguirão efetivar a matrícula, caso não consigam comprovar que atendem aos critérios de renda exigidos pelo programa.
Desde 2005, o ProUni oferece bolsas de estudo para ex-alunos de escola pública que tenham bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para conseguir o benefício integral, o candidato precisa ter renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo. No caso das bolsas parciais, que custeiam 50% das mensalidades, a renda por pessoa pode deve ser de até 3 salários mínimos. Até o ano passado, 748 mil estudantes tiveram acesso a uma bolsa do programa.
Para a professora da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisadora do tema Elizabeth Balbachevsky esse fenômeno está ligado à própria característica do programa. "O ProUni procura um estudante com perfil raro porque ele precisa ter um desempenho de mediano para bom no Enem, que tem se tornado uma prova cada vez mais difícil e competitiva. Ao mesmo tempo, o candidato precisa ter uma renda muito baixa. São critérios bastante exigentes", avalia.
De acordo com o Ministério da Educação, 87% das 5.526 bolsas que não foram preenchidas são de cursos de educação a distância. A falta de interesse dos alunos por essa modalidade de ensino seria uma das explicações para a sobra. Outra característica dessas vagas é que a maioria (87%) é parcial - o restante da mensalidade precisaria ser custeado pelo estudante. Entre as integrais, menos de 1% não foi ocupado.
"Existe um preconceito grande na sociedade brasileira, não completamente infundado, com a educação a distância. O estudante pode preferir não se inscrever para a bolsa que não é presencial por ter um certo receio de investir nessa modalidade", avalia Elizabeth.
Ainda será divulgada uma segunda chamada do ProUni e caso ainda haja bolsas disponíveis o MEC abrirá um novo período de inscrições no período de 21 a 24 de fevereiro. Os 117 mil candidatos devem comparecer às instituições de ensino para onde foram selecionados até o dia 4 de fevereiro para matrícula e comprovação das informações prestadas durante as inscrições.
No dia 11 de fevereiro, será divulgada a segunda chamada, com prazo de comprovação de documentos até 17 de fevereiro.

sábado, 29 de janeiro de 2011

IDOSOS...

Grande número de pessoas tem medo da velhice.
O próprio termo velhice vem sendo substituído pela expressão terceira idade, para causar menos impacto.
É que, de um modo geral, as pessoas observam a velhice como o período da diminuição das forças físicas; da menor resistência do organismo a doenças.
Em muitos casos, redução da capacidade mental; dependência de outros nas necessidades pessoais e proximidade da morte.
Ante a velhice que se aproxima, a pessoa fica matutando algumas perguntas como: que será de mim?
Será que vou ficar inútil?
Será que me abandonarão em um asilo?
Essas dúvidas, se alimentadas com freqüência, podem gerar angústia e infelicidade.
Por pensar que velhice é sinônimo de incapacidade é que aquele professor de violino ouviu, admirado, a pretensão daquele velhinho de setenta e sete anos: quero ser seu aluno!
Muito bem, senhor Antônio, seja feita sua vontade.
Entretanto, é bom que o senhor saiba que não sendo jovem terá dificuldade no aprendizado.
Além do mais, trata-se de um instrumento musical dos mais complexos.
O senhor idoso era lúcido e ágil.
Por isso respondeu: - Não tem problema.
Estou disposto a enfrentar essa barra.
Mesmo com minhas limitações.
O professor de violino não se conformou.
Senhor Antônio, já se deu conta de que para sua iniciação musical serão necessários anos dedicados a estudo e exercícios?
Considerando sua idade, sua vida caminhando para o final, não lhe parece um desperdício estudar?
Foi aí que o senhor Antônio sorriu e deu uma lição fora de série ao jovem professor: - De forma alguma é um desperdício.
O esforço do aprendizado me oferecerá motivações para a vida.
Alegrará meu presente e também preparará o meu futuro.
Tenho certeza de que, ao regressar ao mundo espiritual, estarei enriquecido com noções musicais.
Isso facilitará minha reintegração na pátria verdadeira, a do espírito.
Afinal, lá também há violinistas.
Esta é a verdadeira sabedoria.
Não desistir nunca.
Não se permitir parar de aprender.
Afinal, a vida não acaba.
São somente etapas de aprendizado que se completam.
Etapas que devem ser aproveitadas integralmente, favorecendo o porvir.
O que se aprende em uma existência, arquiva-se e na outra, aparecerá como vocação, talento.
Aprender em qualquer idade é o caminho mágico de realizações gloriosas.
Quem realiza o aprendizado com perseverança, vai em frente, melhorando sempre, sem cansar nunca.
Vicente de Paulo é excelente modelo de quem superou a enfermidade e a velhice.
Após os setenta anos, tornaram-se impossíveis as viagens a cavalo para as visitas habituais às várias casas sacerdotais, ainda assim ele prossegue no trabalho.
Ao chegar ao ponto de não poder mais sair da casa onde residia, ele não para.
Dotado de indomável energia, Vicente, a cada manhã profere palestra a seus discípulos.
Conserva impressionante serenidade e lucidez até o final de sua vida.
Vida de produção até o fim. Bem dizem que a juventude só acaba quando se apaga o entusiasmo.
Você sabia?
Que o ano de 1999 é o ano internacional do idoso?
Como bem se percebe, o homem vai se sensibilizando mais e mais e se importando com esta larga faixa de pessoas que transita para além da maturidade física.
Não deixa de constituir lição de sabedoria pois, desde que a medicina e a qualidade de vida têm permitido que o homem alongue seus dias sobre a Terra, é necessário nos preocuparmos com o que será dos nossos dias futuros, se chegarmos lá.
Obras consultadas: Atravessando a Rua cap. 18 e Vicente de Paulo pág. 136 a 145.

HOMENS SÃO MAIS TOLERÁVEIS A TRAIÇÃO HOMOSSEXUAL QUE MULHERES (PARTE UM)...

FONTE: COLABORAÇÃO PARA A FOLHA (www1.folha.uol.com.br).

Os homens têm duas vezes mais chances de continuar namorando uma mulher que o atraiu com outra do que com aquela que o enganou com outro homem, segundo uma nova pesquisa da Universidade do Texas, em Austin.
As mulheres mostram o padrão oposto. Elas são mais propensas a continuar o namoro com um homem que teve um caso heterossexual do que com aquele que teve um caso homossexual.
O estudo, publicado no mês passado na revista "Personality and Individual Differences", proporciona uma nova visão sobre as adaptações psicológicas por trás do desejo dos homens por uma variedade de parceiros e o desejo das mulheres por um parceiro comprometido.
"O ciúme é ativado em homens e mulheres por diferentes motivos --os que ameaçam a paternidade nos homens e os que ameaçam o abandono nas mulheres", diz Jaime C. Confer, principal autor do estudo.
Confer conduziu o estudo com seu pai, Mark D. Cloud, professor de psicologia da Lock Haven University, na Pensilvânia.
Os pesquisadores pediram a 700 estudantes universitários para imaginar que estavam em um relacionamento romântico e sexual há três meses. Eles então foram indagados como reagiriam à infidelidade cometida pelo parceiro imaginado.
Alguns dos participantes foram informados que seus companheiros tinham sido infiéis com um homem, outros com uma mulher. Os pesquisadores também disseram para alguns que seus parceiros tiveram um caso com uma pessoa, enquanto para outros, com múltiplos parceiros.
Alguns foram informados que a infidelidade aconteceu uma vez, outros, duas vezes.
Independentemente do número de episódios ou parceiros, o estudo constatou que:
- Em geral, os homens mostraram uma probabilidade 50% maior de continuar o namoro com um parceiro que teve um caso homossexual e uma probabilidade de 22% de ficar com uma mulher após um caso heterossexual.
- As mulheres demonstraram uma probabilidade 28% maior de continuar o namoro com quem teve um caso heterossexual e uma probabilidade de 21% de ficar com alguém que teve um caso homossexual.
Os resultados sugerem que os homens se sentem mais ameaçados pelo tipo de infidelidade que pode ameaçar sua paternidade. Eles também podem enxergar o caso homossexual da parceira como uma oportunidade de se relacionar com mais de uma mulher ao mesmo tempo, satisfazendo o maior desejo dos homens por mais de uma parceira, segundo os autores.
"Estes resultados são ainda mais notáveis, pois mostram que os homens têm atitudes mais negativas em relação à homossexualidade masculina e são menos favoráveis a direitos civis para casais do mesmo sexo do que as mulheres. Contudo, esta tendência geral dos homens é revertida em relação à homossexualidade feminina", disseram os autores.
Inversamente, as mulheres se opuseram à continuação de uma relação após ambos os casos, mas especialmente após um caso homossexual do namorado. Tal caso pode ser visto como um sinal de insatisfação com o relacionamento atual e um prelúdio de possível abandono, de acordo com os autores.
Os homens têm duas vezes mais chances de continuar namorando uma mulher que o atraiu com outra do que com aquela que o enganou com outro homem, segundo uma nova pesquisa da Universidade do Texas, em Austin.
As mulheres mostram o padrão oposto. Elas são mais propensas a continuar o namoro com um homem que teve um caso heterossexual do que com aquele que teve um caso homossexual.

HOMENS SÃO MAIS TOLERÁVEIS A TRAIÇÃO HOMOSSEXUAL QUE MULHERES (PARTE DOIS)...



O estudo, publicado no mês passado na revista "Personality and Individual Differences", proporciona uma nova visão sobre as adaptações psicológicas por trás do desejo dos homens por uma variedade de parceiros e o desejo das mulheres por um parceiro comprometido.
"O ciúme é ativado em homens e mulheres por diferentes motivos --os que ameaçam a paternidade nos homens e os que ameaçam o abandono nas mulheres", diz Jaime C. Confer, principal autor do estudo.
Confer conduziu o estudo com seu pai, Mark D. Cloud, professor de psicologia da Lock Haven University, na Pensilvânia.
Os pesquisadores pediram a 700 estudantes universitários para imaginar que estavam em um relacionamento romântico e sexual há três meses. Eles então foram indagados como reagiriam à infidelidade cometida pelo parceiro imaginado.
Alguns dos participantes foram informados que seus companheiros tinham sido infiéis com um homem, outros com uma mulher. Os pesquisadores também disseram para alguns que seus parceiros tiveram um caso com uma pessoa, enquanto para outros, com múltiplos parceiros.
Alguns foram informados que a infidelidade aconteceu uma vez, outros, duas vezes.
Independentemente do número de episódios ou parceiros, o estudo constatou que:
- Em geral, os homens mostraram uma probabilidade 50% maior de continuar o namoro com um parceiro que teve um caso homossexual e uma probabilidade de 22% de ficar com uma mulher após um caso heterossexual.
- As mulheres demonstraram uma probabilidade 28% maior de continuar o namoro com quem teve um caso heterossexual e uma probabilidade de 21% de ficar com alguém que teve um caso homossexual.
Os resultados sugerem que os homens se sentem mais ameaçados pelo tipo de infidelidade que pode ameaçar sua paternidade. Eles também podem enxergar o caso homossexual da parceira como uma oportunidade de se relacionar com mais de uma mulher ao mesmo tempo, satisfazendo o maior desejo dos homens por mais de uma parceira, segundo os autores.
"Estes resultados são ainda mais notáveis, pois mostram que os homens têm atitudes mais negativas em relação à homossexualidade masculina e são menos favoráveis a direitos civis para casais do mesmo sexo do que as mulheres. Contudo, esta tendência geral dos homens é revertida em relação à homossexualidade feminina", disseram os autores.
Inversamente, as mulheres se opuseram à continuação de uma relação após ambos os casos, mas especialmente após um caso homossexual do namorado. Tal caso pode ser visto como um sinal de insatisfação com o relacionamento atual e um prelúdio de possível abandono, de acordo com os autores.

NOVO ANTIDEPRESSIVO PROMETE NÃO REDUZIR DESEJO SEXUAL...

FONTE: DE SÃO PAULO (www1.folha.uol.com.br).
A FDA, agência que regula o uso de remédios e alimentos nos EUA, aprovou, na última sexta-feira (28), um novo antidepressivo que promete não reduzir o desejo sexual.
O remédio, fabricado pelo laboratório Clinical Data, será vendido sob o nome comercial de Viibyrd, mas ainda não há previsão de lançamento no mercado.
O princípio ativo é a vilazodona, que tem o mesmo potencial de antidepressivos como o Prozac na inibição de recaptores da serotonina.
Ou seja, impede que grande quantidade de serotonina seja reabsorvida pelo neurônio que a liberou.
O remédio também "mimetiza" a serotonina, encaixando-se no neurônio receptor e provocando uma resposta mais rápida.
O principal apelo da nova droga, no entanto, é não causar a redução da libido.
Um estudo, publicado em 2009 no "Journal of Clinical Psychiatry", comparou os efeitos sobre o desejo sexual entre pessoas que tomaram a nova medicação e pessoas que tomaram placebo. A pesquisa não detectou diferenças entre os grupos.
Essa perspectiva é favorável ao novo antidepressivo, já que, segundo o psiquiatra Renério Fráguas, do Hospital das Clínicas, a diminuição do desejo é um efeito colateral comum dessas drogas.
"Isso costuma restringir a aderência ao tratamento, quando o paciente começa a melhorar da depressão e sente que o medicamento está atrapalhando a vida sexual."
Outros antidepressivos, como a agomelatina, não reduzem a libido, mas não são tão difundidos como os remédios tradicionais.
A vilazodona, porém, não é isenta de efeitos colaterais. No estudo, foram relatados casos de diarreia, náusea e sonolência.
Assim como em outros antidepressivos, as caixas de Viibyrd terão avisos sobre o risco de comportamentos suicidas para usuários com menos de 24 anos.
Fráguas afirma que a eficácia da droga só será confirmada com o uso clínico.

ESTUDO ALERTA PARA RISCO DE GRAVIDEZ TARDIA COM FERTILIZAÇÃO IN VITRO...

FONTE: COLABORAÇÃO PARA A FOLHA (www1.folha.uol.com.br).
O número de mulheres que morrem na Inglaterra após fertilização in vitro todo ano é similar ao número daquelas que morrem após um aborto, segundo editorial publicado no "British Medical Journal" na sexta-feira (28).
A informação foi publicada no site do jornal britânico "The Telegraph".
Enquanto sete mulheres morreram como resultado direto do procedimento entre 2003 e 2005, duas morreram em consequência de abortos em 2007, observaram os obstetras autores do artigo.
Isso acontece porque há apenas um quarto do número de ciclos de fertilização in vitro em comparação a abortos, de acordo com os autores, liderados por Susan Bewley, obstetra da Fundação Guy's and St. Thomas, em Londres, ligada ao NHS (Sistema Público de Saúde Britânico).
Quatro das mortes depois de fertilização que aconteceram entre 2003 e 2005 foram causadas pela síndrome de hiperestimulação ovariana, provocada por medicamentos contra infertilidade, enquanto três ocorreram devido a gravidez múltipla.
Os autores dizem que as mortes após fertilização in vitro são "raras, porém relevantes", principalmente com o crescente número de mulheres mais velhas que recorrem ao método.

ESTUDO IDENTIFICA GENES QUE PERMITEM DIFERENCIAR TIPOS DE LEUCEMIA...

FONTE: DA EFE (www1.folha.uol.com.br).
O pesquisador espanhol Carlos Manuel Santamaría, da Universidade de Salamanca, identificou novos genes que permitem diferenciar as leucemias mais agressivas das de evolução mais lenta, disse o especialista à imprensa.
A pesquisa avança na identificação de genes que permitem diferenciar leucemias em função de sua agressividade e descobrir possíveis sinais de alerta para prever futuras recaídas.
O estudo avança na identificação de novos genes que permitem, por um lado, "diferenciar aquelas leucemias de evolução mais lenta das que apresentam um comportamento muito agressivo", explicou o cientista na quinta-feira (27).
Além disso, possibilita "fazer um acompanhamento mais preciso da evolução das células tumorais que ficam no corpo do paciente depois do tratamento de quimioterapia", acrescentou.
Santamaría se centrou na doença residual mínima, isto é, nas possíveis recaídas dos pacientes com leucemia mieloblástica aguda, um tipo de câncer que afeta o sangue, com uma maior incidência na população adulta e que constitui uma patologia altamente heterogênea.
A pesquisa esteve centrada em pacientes que não apresentam alterações em seus cromossomos e carecem, portanto, de genes que determinam a agressividade da doença.
Os resultados "apresentam precisamente cinco novos genes que permitem dividir esses pacientes em grupos de risco e detectar os níveis críticos ou sinais de alerta em outro tipo de leucemia, o M3".
Dado que esta leucemia inclui diferentes subtipos com diferentes expectativas quanto ao tempo de vida da pessoa, Santamaría assegura que "quanto mais bem definidos" forem o diagnóstico e a classificação das leucemias, "mais facilmente" será possível "conseguir uma abordagem terapêutica mais específica do paciente".

ESTABILIDADE DE EMPREGADOS REABILITADOS OU PORTADORES DE DEFICIÊNCIA...

Divergências no entendimento das leis que regulamentam a estabilidade de emprego para empregados reabilitados ou portadores de deficiências têm levantado uma série de discussões acerca do assunto em todo o país.
Embasados no artigo 93 da Lei 8.213, de 24 de julho de 1991, que determina que a dispensa imotivada de empregados reabilitados ou portadores de deficiência só poderá ocorrer desde que haja a substituição por outro empregado em situação semelhante, profissionais demitidos arbitrariamente têm recorrido na Justiça para revogar a decisão da empresa quando a substituição não ocorre prévia ou imediatamente.
LEIA MAIS:

Por outro lado, as empresas entendem que, apesar de estabelecer uma norma para a dispensa desses empregados, o dispositivo legal tem caráter meramente indicativo e, portanto, estas deverão apenas arcar com o ônus de multa administrativa, não havendo o direito a reintegração ao emprego.
O posicionamento das empresas está adequado, uma vez que a regra do artigo 477 da CLT prevê que, desde que cumpra com seu dever de indenizar o funcionário pela demissão, o poder do empregador de dispensar seus empregados deve prevalecer.
A Lei 8.213/91 não estabelece direito à garantia de emprego, nem o impedimento à dispensa arbitrária. Ela apenas orienta o empregador a realizar a substituição do funcionário, visando a manutenção do cumprimento da cota imposta pela Lei para empregabilidade de portadores de deficiência, que exige que as empresas preencham de 2% a 5% dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência habilitadas.
As divergências surgiram, pois o parágrafo 1º determina que a dispensa de um trabalhador reabilitado ou de deficiente habilitado só poderá ocorrer após a contratação de substituto de condição semelhante. Mas o dispositivo legal não confere uma garantia de emprego, estabilidade ou de reintegração, devendo ser observado levando-se em conta o poder de rescisão de contratos do empregador frente a determinação da lei. (TRT; 23ª Reg; 00783-2005-001-23-00-5; Rel. Dr. Osmair Couto).
Ainda nesse sentido, caso a intenção legislativa fosse a garantia de emprego dos reabilitados ou portadores de deficiência, tal garantia não poderia ser estabelecida pela lei em análise. Isso porque esta tem natureza de lei ordinária e tal matéria somente pode ser regida por lei complementar, nos termos do artigo 7º, inciso I da Constituição Federal de 1988. Portanto, caso a lei estabelecesse de fato garantia de emprego, tal previsão seria certamente inconstitucional.
Dessa forma, para empresas que buscam um posicionamento conservador e livre de riscos o indicado é substituir os empregados nos casos de dispensa imotivada - apesar de existirem fortes argumentos contrários e que podem ser utilizados na defesa da empresa, inclusive podendo ser discutida perante o STF (Superior Tribunal Federal).
No entanto, o mais importante é permanecer cumprindo a meta de cotas imposta pela Lei, uma vez que o objetivo principal da lei de proteção aos empregados reabilitados ou portadores de deficiência visa exclusivamente resguardar os interesses desses empregados.
*** Simone Varanelli Lopes é advogada especializada em Direito Trabalhista do escritório Manhães Moreira Advogados Associados.