sábado, 29 de janeiro de 2011

NOVO ANTIDEPRESSIVO PROMETE NÃO REDUZIR DESEJO SEXUAL...

FONTE: DE SÃO PAULO (www1.folha.uol.com.br).
A FDA, agência que regula o uso de remédios e alimentos nos EUA, aprovou, na última sexta-feira (28), um novo antidepressivo que promete não reduzir o desejo sexual.
O remédio, fabricado pelo laboratório Clinical Data, será vendido sob o nome comercial de Viibyrd, mas ainda não há previsão de lançamento no mercado.
O princípio ativo é a vilazodona, que tem o mesmo potencial de antidepressivos como o Prozac na inibição de recaptores da serotonina.
Ou seja, impede que grande quantidade de serotonina seja reabsorvida pelo neurônio que a liberou.
O remédio também "mimetiza" a serotonina, encaixando-se no neurônio receptor e provocando uma resposta mais rápida.
O principal apelo da nova droga, no entanto, é não causar a redução da libido.
Um estudo, publicado em 2009 no "Journal of Clinical Psychiatry", comparou os efeitos sobre o desejo sexual entre pessoas que tomaram a nova medicação e pessoas que tomaram placebo. A pesquisa não detectou diferenças entre os grupos.
Essa perspectiva é favorável ao novo antidepressivo, já que, segundo o psiquiatra Renério Fráguas, do Hospital das Clínicas, a diminuição do desejo é um efeito colateral comum dessas drogas.
"Isso costuma restringir a aderência ao tratamento, quando o paciente começa a melhorar da depressão e sente que o medicamento está atrapalhando a vida sexual."
Outros antidepressivos, como a agomelatina, não reduzem a libido, mas não são tão difundidos como os remédios tradicionais.
A vilazodona, porém, não é isenta de efeitos colaterais. No estudo, foram relatados casos de diarreia, náusea e sonolência.
Assim como em outros antidepressivos, as caixas de Viibyrd terão avisos sobre o risco de comportamentos suicidas para usuários com menos de 24 anos.
Fráguas afirma que a eficácia da droga só será confirmada com o uso clínico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário