terça-feira, 25 de janeiro de 2011

CRIANÇAS SOFREM COM ALERGIA ALIMENTAR (PARTE DOIS)...



ALIMENTAÇÃO ALTERNATIVA.
Outra dificuldade enfrentada pelos pais de crianças com alergia alimentar está na substituição dos alimentos que devem ser evitados. Entre os alimentos mais envolvidos em crises de alergia alimentar estão: ovo, peixe, farinha de trigo, leite de vaca, soja, crustáceos, amendoim e nozes. Com tanta limitação, encontrar substitutos para eles acaba por ser um desafio.
“Para substituir o leite materno, por exemplo, é necessário uma fórmula cuja lata de 400 gramas, que dura apenas dois dias, e custa 500 reais”, revela. Bianca Gouveia pagou pelas latas durante alguns meses até ser incluída no programa do governo que subsidia medicamentos essenciais.
Muitas vezes para dar a uma criança um cardápio mais variado é necessário ter conhecimento de uma culinária alternativa, que use matérias-primas isentas dos alérgenos, as substâncias que podem provocar reações alérgicas. Outra possibilidade é comprar esses alimentos especiais no sul ou sudeste do país ou através da internet, já que as opções em Salvador, segundo Bianca, são mínimas.
“Outro dia, ofereci um biscoito recheado, que não continha glúten, adquirido fora da Bahia para um sobrinho. Foi a primeira vez que ele pôde comer algo parecido. Fiquei emocionada”, relata Bianca.
PRODUTOS ESPECIALIZADOS – Diante de tanta dificuldade para suprir as necessidades alimentares de seu filho Lucas e sabendo também que esta dificuldade não é exclusividade sua, Bianca Gouveia resolveu matar dois coelhos de uma só cajadada.
Abriu uma loja onde se pode encontrar produtos para alérgicos. A loja, cujo nome é Armazém da Alergia, oferece não só alimentos, mas também aparelhos e instrumentos respiratórios e produtos dermatológicos.
“Com a loja, resolvo o meu problema e o de muita gente. Além de tentar, com isso, aliviar os gastos que tenho para conseguir dar ao meu filho uma vida o mais normal possível”, explicou.
A loja tem o apoio da ABAPAA (Associação Baiana de Pais e Amigos de Crianças com Alergia Alimentar).
Nela, os alérgicos podem encontrar chocolates, cookies, biscoitos, sobremesas, enfim, delícias que não lhes trarão consequências negativas. Localizada na Pituba, a loja pode ser acessada pela internet através do endereço www.armazemdaalergia.com.br.

Um comentário:

  1. O Armazém da alergia encerrou seu trabalho o sr tem dica de alguma outra loja especializada em alergicos???tenho um bebê de 7 meses q tem alergia as proteinas do leite e a fructose e não sei se ainda vai apresentar mais alergias...alguma dica???

    ResponderExcluir