quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

ALIMENTAÇÃO PARA COMBATER AS RUGAS...

FONTE: Tatiana Ribeiro, TRIBUNA DA BAHIA.

A fonte da juventude ao alcance de todos. Morango, brócolis, chá verde, castanha do pará, extrato de romã e própolis, esses são alguns dos ingredientes para a prevenção do envelhecimento precoce e do surgimento de rugas.
Numa recente pesquisa elaborada pela Universidade de Hallym, na Coreia do Sul, apontou que basta inserir esses alimentos no cardápio para uma pele sadia, devido à presença de um antioxidante poderoso que induz a desintoxicação do organismo combatendo os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento.
Para a nutricionista Débora Andrade Vilela, a dieta de combate a rugas é semelhante a do antienvelhecimento. “Antes de fazer uso de qualquer tipo de alimentação, é necessário diagnosticar qual a necessidade de cada um por meio de exames laboratoriais.
No meu caso, eu ainda complemento com um questionário de sinais e sintomas. A dieta varia de pessoa para pessoa. Tem gente que se expõe muito ao sol, tem uma vida sedentária e não se alimenta bem.
Neste caso, é interessante um suplemento alimentar”. Vilela ainda explicou que existem situações em que a suplementação não é necessária. “Quem já se alimenta com frutas e pratica exercícios físicos, basta apenas inserir essas substâncias no cardápio diário”.
A nutricionista dá dicas para pessoas que têm unhas ou quebradiças ou as chamadas ondulações, "estrias nas unhas”, podem estar com carência de cálcio ou vitamina B. “Nessas situações, costumo administrar o suplemento duas vezes ao dia, pela manhã e à tarde, porém sempre respeitando a necessidade de cada pessoa”.
Além dos extratos de romã e própolis para prevenir as rugas, ainda é recomendado o uso dos chás verdes, de cavalinha, além de farelo de aveia e morango. “Esses alimentos previnem a ação dos raios ultravioletas na nossa pele. Para quem não tem condições financeiras de fazer uma dieta com uma nutricionista, basta inserir esses alimentos no cardápio diário”.
MANTER A APARÊNCIA JOVEM.
Manter a aparência jovem após os 50 anos não é tarefa fácil e requer muita disciplina. Para os especialistas, o ideal é começar com os cuidados com a pele antes mesmo dos 30 anos.
Segundo a dermatologista Andréa Ávila, os fatores genéticos influenciam para o envelhecimento precoce da pele, mas não há dúvidas de que os fatores externos como estilo de vida, hábitos como tomar sol, tabagismo têm um papel fundamental para o aparecimento de rugas. Mesmo que a pessoa não tenha tendência a ter a pele enrugada, são necessários alguns cuidados.
“Existem maneiras de prevenir que o envelhecimento aconteça de forma acelerada. Como evitar influências externas que degradem a estrutura da sua derme, como exposição solar crônica, fumo e dieta pobre e desequilibrada, adicionar antioxidantes na sua dieta e também em creme, gel ou loção para uso tópico.
Os mais comuns são as vitaminas A e C, o licopeno, o chá verde e a coenzima Q10. É importante também ajudar a estimular a produção do seu próprio colágeno e a eliminar as células mortas que prejudicam a absorção dos seruns e loções. Isso pode ser feito com produtos de limpeza ou com sabonetes que contenham ácido glicólico ou alfahidróxiácidos”.
A aposentada Lúcia Gomes, 55 anos, já segue a regra de uma boa alimentação aliada com exercícios físicos desde 25. “Após saber que o morango faz bem à saúde, passei a comer todos os dias na salada e como sobremesa.
Também passei a tomar chá verde com frequencia. Já senti os resultados. Minha pele está como um pêssego. O efeito foi tão bom que até dispensei o uso de cremes anti-idade. Me sinto linda e adoro quando as pessoas me olham e dizem que nem pareço ter 55 anos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário