sexta-feira, 17 de junho de 2011

COMBATE AO BULLYING É PRÁTICA CONSTANTE EM ESCOLA DE SALVADOR...


FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.


O diálogo é a principal arma contra o bullying. A afirmação é da psicopedagoga Simone Côrtes, do Vitória-Régia Centro Educacional, localizado no bairro do Cabula, em Salvador. A escola adota ações diárias de combate ao bullying, através de palestras e discussões, capacitando os professores, trabalhando valores éticos com os alunos e orientando os pais. Além disso, como medida de prevenção, a escola possui câmeras de segurança instaladas nos corredores.


Acontecerão, ao longo do segundo semestre, por exemplo, ações do projeto Ser Gente Para Brilhar. O projeto traz diversas questões para serem discutidas com toda a comunidade escolar. O bullying e o ciberbullying, que é o bullying feito através da internet, serão pautados através de fóruns, mesas-redondas e peças de teatro durante todo o semestre.


O caso de Realengo, no Rio de JaneiroO problema ganhou dimensão e ocorre com cada vez mais frequência no ambiente escolar, gerando atos de violência, como o praticado na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, no Rio de Janeiro.


No dia 7 de abril de 2011, Wellington Menezes de Oliveira matou 11 crianças para se vingar da prática de bullying que sofreu na mesma escola. Por conta da gravidade da questão, a Comissão de Educação do Senado aprovou, na última terça-feira (14), um projeto de lei que obriga as escolas a prevenirem e combaterem o bullying.


Na prática, estabelecimentos de ensino públicos e privados precisarão incluir, na Lei das Diretrizes e Bases da Educação (LDB), a promoção de um ambiente escolar seguro, nas questões relativas ao bullying.

Nenhum comentário:

Postar um comentário