sábado, 18 de junho de 2011

SUCO DE CRANBERRY PODE AJUDAR A PREVENIR ÚLCERA, DIZ PESQUISA....

FONTE: DO "NEW YORK TIMES", ANAHAD O'CONNOR (www1.folha.uol.com.br).


O suco de cranberry (oxicoco, em português) tem uma longa história como remédio caseiro para infecções da bexiga. Porém, nos últimos anos os cientistas estudaram em silêncio se ele também pode funcionar contra a 'Helicobacter pylori', bactéria responsável pela maioria das úlceras.


Já faz algum tempo que os cientistas sabem que o suco impede de forma eficaz que algumas espécies de bactérias se liguem aos receptores celulares ao longo do trato urinário, o que teoricamente reduziria o risco de infecções na bexiga.


Acredita-se que o mesmo mecanismo funcione contra a formação de úlceras.


Compostos do suco de cranberry, chamados proantocianidinas, impediriam a fixação da H. pylori na mucosa estomacal.

A maioria dos estudos constatou que consumir suco de cranberry parece produzir melhoras nas pessoas propensas a úlceras.

Em um estudo aleatório duplo-cego publicado em "Nutrition", em 2008, os pesquisadores acompanharam 271 crianças e adolescentes cujos testes deram positivo para H. pylori.

Ao longo de três semanas, um grupo bebeu 200 mililitros de suco de cranberry diariamente, outro recebeu um suplemento probiótico contendo bactérias conflitantes e um terceiro tomou placebo.

No final do estudo, o grupo do suco teve "índices de erradicação" de H. pylori significativamente mais altos do que o grupo do placebo e uma melhora levemente superior sobre aqueles que só beberam probióticos.

Um estudo com quase 200 pessoas publicado em 2005 mostrou resultados similares. Beber um copo de suco de cranberry diariamente eliminava a H. pylori três vezes mais do que nos pacientes que tomaram um suco placebo semelhante à fruta, embora alguns não tiveram melhoras.

Os pesquisadores constataram que o suco de cranberry pode ajudar a prevenir úlceras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário