terça-feira, 26 de julho de 2011

ACIDENTES FATAIS EM OBRAS SUPERAM 2010...


FONTE: Cristiane Felix, TRIBUNA DA BAHIA.


Somente nos seis primeiros meses de 2011, seis mortos e 58 feridos em Salvador vítimas de acidentes de trabalho ocorridos em canteiros de obras. O número de acidentes fatais no primeiro semestre de 2011 já é igual aos registrados em todo ano passado. E, segundo o Sindicato dos Trabalhadores na Construção da Bahia (Sintracom-BA), esse número pode ser ainda maior se considerados os acidentes que não são sequer registrados.

Na Bahia, enquanto a construção civil carrega o fardo de ser a líder em acidentes de trabalho com vítimas fatais, com 30 ocorrências e 16 mortes em 2010, a indústria de calçados também traz tristes estatísticas, totalizando 34 ocorrências e uma morte também no ano passado, de acordo com dados do Ministério do Trabalho.

Na tentativa de diminuir esses números e buscando conscientizar e alertar a população para a importância da segurança no ambiente de trabalho, entidades sindicais e trabalhistas aproveitam essa semana, que traz o Dia Nacional de Prevenção aos Acidentes de Trabalho, celebrado na próxima quarta-feira, dia 27 de julho, para implementar ações junto aos trabalhadores.

Hoje, como parte de uma dessas ações, o Sintracom-BA, em parceria com uma série de entidades estaduais e nacionais, divulga, a partir das 6h, no canteiro de obras do Horto Bela Vista, no Cabula, a campanha Um Passo Pela Vida - Xô Acidentes do Trabalho na Construção. Lançada no último dia 12, a campanha visa chamar a atenção para a insegurança e os riscos dos canteiros de obras.

“Tudo o que puder ser feito para prevenir e combater os acidentes de trabalho é muito importante. Os operários trabalham para viver e não para morrer. De nossa parte, lançamos a campanha no dia 12 e já passamos por alguns dos principais canteiros de Salvador que existem hoje e seguiremos na iniciativa até agosto, quando fecharemos as ações com seminários de segurança no trabalho”, explicou o presidente do Sintracom-BA, José Ribeiro.

A categoria defende que o trabalho na construção volte a ser considerado uma atividade perigosa, como era até 1964, já existindo dois projetos de lei para pretendem resgatar esse direito.

A Tribuna entrou em contato com o Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cesat) para maiores informações sobre número total de acidentes de trabalho registrados até agora em 2011 e os números finais de 2010, mas foi informada de que tais dados estariam no sistema e seria necessário um levantamento para divulgá-los, o que não foi finalizado até o fechamento desta matéria.

PREVENÇÃO – Comemorado amanhã, o Dia Nacional de Prevenção aos Acidentes de Trabalho foi criado em homenagem à conquista do então ministro do Trabalho Júlio Barata que, em 1972, publicou as portarias 3.236 e 3.237, que regulamentavam a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho e atualizando o artigo 164 da CLT.

Com a mudança, o Brasil passou a ser o primeiro país a contar com a obrigatoriedade do serviço de segurança e medicina do trabalho em empresas com mais de 100 funcionários.

Outra data que marca a questão é o Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, celebrado em 28 de abril. Neste dia, em 2011, o Ministério do Trabalho aproveitou a data para divulgar um levantamento realizado em Salvador nos locais onde ocorreram dois acidentes que chocaram a população da capital, matando quatro operários.

A constatação foi de que falta de experiência, ausência de treinamento e local adequado para guardar material explosivo e a falta de gerenciamento e qualidade estão entre os fatores que provocaram os acidentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário