terça-feira, 26 de julho de 2011

SEXO É FUNDAMENTAL NA TERCEIRA IDADE...

FONTE: Noemi Flores, TRIBUNA DA BAHIA.


O sexo é importante para a saúde, principalmente para a terceira idade, por ser um ato fisiológico, uma necessidade e não um apelo.

Durante o ato vários hormônios são liberados que dão uma sensação de relaxamento, de prazer, de harmonia e isto faz bem para a saúde, atesta o uro-andrologista diretor da Clínica do Homem, Francisco Costa Neto.


O médico aproveita a data de hoje, Dia dos Avós, para falar este assunto que para muitos pode ser considerado tabu.

O especialista explica que o sexo faz parte da saúde do ser humano porque é fisiológico, uma maneira de reprodução, pois sem esta atividade a humanidade não existiria, e também benéfico para o bem estar das pessoas. “Em termos de saúde faz bem ao indivíduo porque tudo é liberado.

As pessoas que praticam são mais alegres, otimistas, menos derrotistas. E isto para a terceira idade é ótimo”, sentencia o médico.

Aceitar a perda na quantidade é o primeiro passo para uma atividade saudável, de acordo com Neto.


"Nessa etapa, valores como intimidade, companheirismo e carinho desempenham papel importante para acompanhar as alterações do corpo”.

E o melhor de tudo, garante o médico, é que o sexo faz bem e não tem contra-indicações. “Há de se considerar, porém, que muitos homens, devido à desinformação, ao preconceito e às expectativas irreais a respeito de sexo permitem que o medo do declínio sexual com a idade os afaste das soluções existentes para a disfunção erétil.


Esta, inclusive, em certos casos, é causada exatamente pelos próprios preconceitos”, adverte.

Para os homens que ficam preocupados com a possibilidade de acabar o desempenho, ele afirma que é normal mudar no decorrer dos anos e compara as idades.


Por exemplo, um jovem de 20 anos precisa de pouca estimulação e pode conseguir uma ereção plena em poucos minutos. Geralmente, alcança o orgasmo mais rapidamente e consegue uma nova ereção em alguns minutos após a primeira.

Nos 40, é necessária uma maior estimulação manual e visual, além das fantasias, para conseguir a ereção.


O orgasmo pode demorar um pouco mais para ser atingido e uma nova ereção ocorre com um tempo de descanso mais prolongado.

A partir dos 60, o homem precisa de estimulação direta e visual ainda maior que aos 40. A manipulação direta do pênis, sexo oral e a fantasia muitas vezes são necessárias para que ocorra a ereção plena.


A obtenção de uma nova ereção pode demorar até um dia e o orgasmo levará um tempo maior para ser atingido.

O médico disse ainda que mesmo que o homem não tenha ereção ele pode sentir desejo, porque é o sistema circulatório que o faz ter desejo. Desta forma, pode continuar com todo estímulo, inclusive ter orgasmo e ejaculação.

Mas destaca que a impotência sexual não é normal em qualquer idade. Embora as respostas mudem com o envelhecimento, não existe uma idade limite para que as ereções acabem.

Em relação ao casal mais velho, o especialista revela que muitas vezes há dificuldades de sexo regular porque a maioria das mulheres, após a menopausa, perde o estímulo sexual por causa da queda dos hormônios’.

“É muito comum após os 50 anos a mulher começa a perder o desejo sexual, mas o marido não, pois ainda está ativo.


Por isto muitos casamentos se acabam. Neste caso, o aconselhável é de que a companheira faça a reposição hormonal para que os dois vivam bem”, aconselha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário