sexta-feira, 30 de setembro de 2011

ESTUDANTE DE ENFERMAGEM MORRE COM MENINGITE ‘C’...

FONTE: Da redação, TRIBUNA DA BAHIA.


Está confirmado o diagnóstico de meningite C como causa da morte da estudante de enfermagem Leidiane de Souza de Sá Teles, de 27 anos. Ela, que morava sozinha no Condomínio Arvoredo, no bairro do Cabula, foi encontrada pelos pais já morta, na última segunda-feira (26).


Como este caso, sobe para 71 o número de vítimas fatais da doença em todo o Estado. A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) afirmou que não há motivo para pânico e a vigilância epidemiológica não vê necessidade de vacinação em massa.


Segundo relatos de vizinhos, Leidiane, que era natural de Iraquara, a 346 quilômetros de Salvador, começou a se queixar dos sintomas na sexta-feira passada. Como os pais moram no interior, pediram por telefone, que ela fosse ao médico, mas não foram atendidos.


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já se pronunciou e a vigilância epidemiológica deverá começar o procedimento de quimioprofilaxia, com a utilização de antibiótico, ainda hoje em pessoas que tiveram contato próximo com Leidiane.


ÚLTIMOS CASOS.

No último dia 22 foi enterrada a 4ª vítima de meningite meningocócica do tipo C, decorrente do surto em Costa do Sauípe. O funcionário do complexo hoteleiro, Adriano Santos de Jesus, de 24 anos, estava internado em estado grave, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Couto Maia.


O óbito foi confirmado por volta das 17h40 da última quarta-feira (21). Dos sete casos confirmados entre funcionários do complexo turístico, quatro pacientes morreram, dois receberam alta e um trabalhador permanece internado na enfermaria do hospital, mas não corre risco de morte.


Ainda assim, a Sesab reafirmou que não há motivo para pânico e que o bloqueio químico foi realizado com êxito, mesmo após a confirmação da morte da garota Emilly Silva, de 9 anos, no último dia 21, por meningite C. Sobre este episódio, a Secretaria informou se tratar de um caso isolado, sem qualquer relação com o surto da doença em Sauípe.


EM NOTA, A SESAB INFORMOU: “Desde o dia 10/09 não foi registrado nenhum caso novo de Doença Meningocócica em funcionários do Complexo Hoteleiro Costa de Sauípe, evidenciando a interrupção da cadeia de transmissão da doença, o que permite considerar encerrado o surto de Doença Meningocócica na área.


É necessário destacar que este foi o primeiro e único surto ocorrido este ano no Estado e que não houve surto de meningite meningocócica C em nenhuma outra região da Bahia.


A partir do conhecimento do primeiro caso, a SESAB, juntamente com as Secretarias Municipais de Saúde de Camaçari, Mata de São João e Entre Rios, iniciou a quimioprofilaxia, com a utilização de antibiótico, tanto no ambiente de trabalho como no domicílio”.


Casos de meningite viral na escola Pan Americana.


A escola Pan America da Bahia, localizada em Patamares, enviou uma nota aos pais dos alunos nos últimos dias 14 e 15, informando sobre duas crianças do nível Elementar, que contraíram meningite do tipo viral.


Procurada pela reportagem da Tribuna na semana passada, a assessoria de comunicação da Pan Americana da Bahia informou que as crianças passam bem e já tiveram alta médica.


QUANTO A QUIMIOPROFILAXIA - procedimento realizado com antibióticos para evitar novos contágios -, a assessoria descartou a necessidade, já que se trata da meningite viral, o tipo mais leve. A Secretaria acrescentou ainda que a meningite viral é o tipo mais brando da doença e que possui 100% de possibilidade de cura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário