terça-feira, 27 de setembro de 2011

MULHERES SÃO ATRAÍDAS POR VOZ MASCULINA GRAVE, AFIRMA ESTUDO...

FONTE: DO "NEW YORK TIMES" (www1.folha.uol.com.br).


É oficial: as mulheres são atraídas por vozes graves masculinas, como a do ator James Earl Jones. Elas também estão mais propensas a recordar o que dizem os donos dessas vozes.

As mulheres provavelmente usam essas informações para selecionar os companheiros, afirma Kevin Allan, psicólogo cognitivo da Universidade de Aberdeen, na Escócia, e um dos autores de um estudo recente publicado na revista "Memory & Cognition" --acesse o resumo em inglês aqui.







Allan e seus colegas mostraram a mulheres imagens de objetos e, ao mesmo tempo, versões manipuladas por computador de vozes graves e agudas, masculinas e femininas, que diziam a elas o nome deles.

Em seguida, eles repetiram o experimento com vozes reais de homens e mulheres.

Nos dois casos, as mulheres expressaram uma clara preferência por vozes graves masculinas e se lembraram das imagens cujos nomes foram falados por vozes graves com mais frequência.

A escolha do companheiro tem um custo elevado para as mulheres, afirma Allan.

Esse custo é a gravidez, o nascimento do bebê e, frequentemente, a responsabilidade de ser a principal cuidadora e educadora.

Por isso, é de interesse da mulher selecionar um companheiro saudável e em boa forma, e a voz grave pode ser um sinal de masculinidade, afirma Allan.

Os pesquisadores agora planejam estudar o grau de influência no ciclo menstrual e a localização geográfica das mulheres quando elas conhecem homens que atendam a suas preferências.

Allan avisou que os homens não devem esperar seduzir as mulheres tornando a voz grave.

Ele avisa aos homens: "Se quiserem baixar o tom da voz, eles devem se preparar para serem julgado pelos detalhes lembrados pelas mulheres. Isso pode significar um tiro no pé. Não é uma estratégia que os homens possam usar."

Em contrapartida, um estudo britânico anterior, publicado no começo deste ano, afirma que as mulheres usam vozes mais agudas quando conversam com homens que acham atraentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário