FONTE: Do UOL Ciência e Saúde, em São Paulo (noticias.uol.com.br).
O famoso conselho “Escute os mais velhos” é real. De acordo com estudo realizado pela Universidade do Texas em Austin e Universidade Texas A&M, a sabedoria vem com a experiência. A pesquisa apontou que adultos com mais de 60 anos são mais sábios ao tomar decisões do que os nascidos próximo ao século XX, que tendem a focar apenas na satisfação instantânea na hora de optar por algo.
A descoberta contradiz o estereótipo de que pessoas mais velhas perdem a capacidade de raciocínio com a idade e algumas capacidades mentais, pois eles foram capazes de tomar melhores decisões nos testes. Para os pesquisadores, o estudo ajuda na descoberta dos efeitos do envelhecimento ao cérebro.
Para chegar a essa conclusão pesquisadores fizeram uma série de questões com situações em que adultos e idosos deveriam tomar decisões. Os adultos selecionavam as que rendiam mais recompensas a curto prazo, enquanto os idosos pensavam em ganhos a longo prazo para responder o que era proposto.
Os pesquisadores acreditam que os resultados do estudo serão úteis para entender como as pessoas usam o cérebro à medida que envelhecem. Para fazer escolhas os mais jovens usariam o estriado ventral, uma região cerebral associada à formação de hábitos e recompensas imediatas.
Já os mais velhos usariam o córtex pré-frontal, uma área do cérebro que controla os pensamentos racionais. Para testar essa teoria eles conduzem um estudo neural para identificar quais são as áreas usadas enquanto adultos e idosos fazem suas opções.
O estudo será publicado na Psychological Science.
Nenhum comentário:
Postar um comentário