quarta-feira, 21 de setembro de 2011

VOCÊ SABIA?...




ALERTA NAS COMPRAS.
Quando você for ao supermercado ajudar sua mãe, fique de olho. Não esqueça de avisá-la que, antes de comprar alimentos industrializados (como aquelas conservas de palmito ou aquelas latinhas deliciosas de milho) , é preciso verificar se eles foram aprovados por algum órgão de inspeção do governo. Se a latinha estiver amassada então... passe longe!!!

Isso porque o enlatado é o aconchego preferido de uma bactéria chatinha chamada de Clostridium botulinum, que causa o botulismo. Essa bactéria se multiplica dentro do nosso intestino e produz uma toxina que paralisa nossos músculos. Portanto, preste atenção em tudo o que vai para dentro do carrinho de compras!!!

DE OLHO NO COLESTEROL!
O tão temível colesterol é, na verdade, uma substância gordurosa que está em todas as nossas células, e só faz mal quando é encontrada em excesso no sangue. Produzido no fígado, existem três tipos de colesterol: o HDL (que as pessoas chamam de colesterol bom), o LDL (que é o vilão prejudicial à saúde) e o VLDL.

Imagina um cano entupido com sujeira. O que acontece? A água não circula. Quando as artérias estão entupidas com o colesterol, quem não circula é o sangue: isso aumenta o risco de ataques cardíacos e derrames. Portanto, é bom se acostumar a diminuir as frituras e as comidas muito gordurosas desde cedo!

REFRIGERANTE SEM GOSTO.
Se você acha que a água mineral gasosa parece refrigerante sem gosto, saiba que ela até faz bem: é recomendada nas refeições porque facilita a digestão. A história de que ela engorda é pura lenda.

A diferença entre a água gasosa e a água mineral é que a gasosa contém gás carbônico (CO2). Existem ainda dois tipos de água com gás: a carbogasosa natural e a gaseificada (quando o gás carbônico é colocado na água mineral comum).

Tanto a água mineral quanto a água com gás são boas para a saúde, mas não podem ser consumidas de montão: quando a água tem muito cálcio, ela pode fazer mal aos rins. Então refresque-se, mas sem exageros!

CUIDADO COM OS OLHINHOS!
Há quanto tempo você está na frente do computador? Se você está com dor de cabeça, irritado, não consegue se concentrar e os olhinhos não agüentam de tão cansados é hora de dar um tempinho e fazer outra coisa. Isso porque quando ficamos muito tempo em frente à telinha do computador, o sangue circula mais na região ocular, provocando uma tensão chamada astenopia.

Às vezes estamos tão concentrados em algum site que nem sequer piscamos: isso pode causar a "Síndrome do Olho Seco", quando os olhos ficam pouco irrigados. E quando vemos duas coisas ao mesmo tempo ou tudo borrado? Não parece ser sono? Pode ser, mas também pode ser um distúrbio visual chamado diplopia.

Portanto, não fique muito tempo em frente dessa telinha luminosa! Programe seus horários para se divertir um pouco com o computador e para fazer outras atividades como a lição da escola e a prática de esportes.

FUJA DA FUMAÇA.
Se você já cansou de falar para seus pais pararem de fumar, agora terá um bom argumento! Pesquisadores da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, descobriram que as crianças que convivem com fumantes em casa têm uma maior tendência a desenvolver cáries.

Você sabia que quando respiramos a fumaça do cigarro, somos considerados fumantes passivos? Os outros que fumam e nós é que pagamos o pato!

Uma pesquisa analisou a dentição e o sangue de 3873 crianças para verificar quanta cotinina tinha no organismo delas. A cotinina é um subproduto da nicotina, usado na fabricação dos cigarros.

E qual foi o resultado dessa pesquisa? Do total, 47% tiveram cárie nos dentinhos de leite e 26% nos dentinhos permanentes. O autor da pesquisa, o pediatra Andrew Aligne, disse que esses resultados servirão de lição para os pais que acham que não faz mal fumar perto dos filhos.


Então, pode pôr a boca no trombone de agora em diante!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário