sexta-feira, 23 de setembro de 2011

SE BEBER, NÃO DIRIJA: A BLITZ VAI TE PEGAR...

FONTE: Roberta Cerqueira, TRIBUNA DA BAHIA.

A frase “se beber não dirija” pode parecer ultrapassada, mas, em Salvador, volta a ser um alerta atual, principalmente nos fins de semana dos motoristas que vivem na cidade.

Graças a um convênio de cooperação entre o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) e a Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador), assinado na última quarta-feira, as blitz da Lei Seca (Lei 11.705) voltam às ruas da capital baiana, hoje, com apoio da Polícia Militar. As ações serão realizadas todas as sextas-feiras, sábados e domingos.

As blitz acontecem em pontos estratégicos e não divulgados da cidade com o apoio de 12 agentes da Transalvador e o um efetivo da PM. Cada grupo contará com 150 etilômetros (aparelho utilizado para medir a quantidade de álcool no sangue) fornecidos pelo Detran.

O convênio vai garantir ainda o acesso e intercâmbio do banco de dados do órgão para o acompanhamento das informações dos veículos e dos respectivos proprietários.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o motorista que for pego com teor de álcool acima do permitido, que é de 0,2 g por litro de ar, terá a carteira de habilitação apreendida, sete pontos na carteira de habilitação e pagará uma multa de R$ 957,70.

Quem ultrapassar 0,29 mg por litro de ar, além destas penalidades, responderá a um processo criminal, podendo acarretar em pena de seis meses a três anos de prisão e ser impedido de dirigir.

Ano passado, a Transalvador realizou 2.939 abordagens a condutores, sendo que 147 foram autuados com a penalidade administrativa (multa e perda de pontos na carteira), 21 respondem por crime de trânsito, 137 veículos foram removidos e 184 carteiras de habilitação foram recolhidas.

Nos três primeiros meses de 2011, o órgão de trânsito contabilizou 720 abordagens, 44 penalidades administrativas e duas pessoas foram encaminhadas à polícia e respondem por crime de trânsito, 30 veículos foram apreendidos e 45 carteiras foram recolhidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário