quinta-feira, 1 de março de 2012

ESTUDO REBATE IDEIA DE QUE IDOSOS DORMEM POUCO E MAL...

FONTE: DE SÃO PAULO (www1.folha.uol.com.br).


Ao contrário do que se propaga, os idosos têm uma boa noite de sono e dormem melhor que os jovens das faixas etárias de 18 a 24 anos, diz um novo estudo.

Os 150 mil adultos que participaram dos testes, cuja idade variava dos 70 aos 80 anos, relataram poucas reclamações sobre distúrbios do sono.

Segundo um dos autores da pesquisa, a ser publicada na edição deste março da revista "Sleep", o sono parece melhorar conforme a idade avança.

Os resultados da pesquisa sugerem que a perda de sono não poderia ser caracterizada como um processo normal do envelhecimento, lembra Michael Grandner, que coordenou o trabalho e integra o Centro para o Sono e Neurobiologia Circadiano da Universidade da Pennsylvania.

Por telefone, as pessoas tinham que responder sobre a frequência com que tinham experimentado um distúrbio do sono ou uma sonolência durante o dia nas duas semanas anteriores.

"Em mulheres, você vê claramente um aumento tanto nos distúrbios do sono quanto no cansaço diurno [durante a meia-idade]", conta Grandner. Ele acredita que esses sintomas são efeitos dos estágios da menopausa.

No caso dos homens, lembra, esses sinais acontecem mais vezes durante o auge da carreira --e picos de estresse-- aos 50 anos. São eles que também integram o grupo com maior risco de ter apneia e outros problemas de saúde.

Grandner acrescenta que os idosos mais saudáveis dormem melhor ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário