segunda-feira, 5 de março de 2012

NÃO SE ESTRESSE...

FONTE: Rivânia Nascimento REPÓRTER, TRIBUNA DA BAHIA.


Violência, acidentes, trânsito, correria, tudo isso torna a vida do ser humano nas grandes cidades cada vez mais difícil. Basta observar por alguns instantes os semblantes assustados das pessoas para confirmar os dados da Organização Mundial de Saúde, que constatou que no Brasil e nos países desenvolvidos a primeira causa de incapacitação para o trabalho e de morte precoce é a depressão. Além das doenças psicológicas ocasionadas pelo excesso de estresse como depressão, ansiedade e até mesmo desequilíbrio mental, especialistas alertam também para outros males físicos como hipertensão, úlcera, ataques cardíacos e até provocar o câncer.


Uma pesquisa divulgada pelo instituto de Michigan, nos Estados Unidos, especializado em pesquisas sociológicas, mostrou que três em cada dez habitantes da capital paulista apresentam algum transtorno mental. A pesquisa foi realizada em cinco anos, no período de 2004 a 2009 ouvindo 5037 pessoas da Região Metropolitana de São Paulo. A mesma entrevista foi realizada com a população de 24 países.

O estudo mostrou que os dados da cidade de São Paulo sobre transtornos mentais são muito similares com os dos Estados Unidos, porém, na maioria das vezes, mais graves. Entre os episódios de depressão, a capital paulista aparece com mais de 10%, seguido pela Ucrânia (8.4%) e pelos Estados Unidos (8.3%).Já nos de ansiedade, que inclui síndrome do pânico e todos os tipos de fobias, São Paulo tem quase 20%. No entanto, problemas relacionados a transtornos mentais em decorrência da agitação da vida urbana atinge também outras capitais do Brasil com grande números de habitantes como Salvador e Rio de Janeiro.

Para o psicólogo Paulo Cardoso especialista em terapia analítica e comportamental, os problemas mentais e psicológicos estão associados à forma como as pessoas vivem, ao desemprego, a mortalidade, a família desestruturada, a saúde e principalmente a violência urbana. A forma que a sociedade tem escolhido para viver tem adoecido as pessoas. Salvador, por exemplo, tem uma população de quase três milhões de habitantes sem possibilidades de ascensão social com pessoas pobres, negras e com poucas chances de ascender profissionalmente. Diante dessas questões sociais, a tendência é que os problemas psicológicos aumentem cada vez mais”, detalha.

CANSAÇO GERA PROBLEMAS.

De acordo com médico clínico geral do posto de Saúde Professor Guilherme Rodrigues no Arenoso e do Serviço Móvel de Urgência (Samu) Willy Rivera, a pressão social e o cansaço diário podem provocar no indivíduo sintomas que vão desde falta de concentração, irritabilidade até úlcera no estômago ocasionado por alimentação inadequada, prática bastante comum na correria do dia a dia. Ainda segundo o médico, as pessoas que já tem problemas de hipertensão ou são cardíacas, estão propensas a terem infartos com o acúmulo de stress e ansiedade.

Quanto aos riscos de câncer, o médico faz uma alerta. “Muitas pessoas para fugir da pressão do trabalho e saciar a ansiedade, buscam alternativas nada saudáveis como bebidas alcoólicas e cigarros, além de comer muito para amenizar a ansiedade.


Para quem leva esse tipo de vida, o câncer representa um grande risco”, alerta. Com base nisso, só resta agora viver um dia de cada vez, sem muitas expectativas e não deixar de realizar atividades prazerosas todos os dias para reduzir o stress.

Nenhum comentário:

Postar um comentário