FONTE: Catiane Magalhães REPÓRTER, TRIBUNA DA BAHIA.
Até bem pouco tempo o sonho de consumo dos pré-adolescentes era resumido em bonecas e brinquedos. Hoje, o público aposentou precocemente esse passatempo e passou a se divertir com assessórios e produtos até então destinados a uma faixa etária maior. Para além da indústria da moda, que há muito já dá sinais da tendência de “envelhecimento” dos modelitos infantis, tornando-os cada vez mais com aspecto adulto e até sensuais, outros segmentos também investem pesado em produtos e serviços voltados exclusivamente para o público infanto-juvenil.
Mas não são apenas as preferências dos chamados ‘news jovens’ que mudaram. Os hábitos também! Eles passaram a frequentar cada vez mais cedo espaços antes voltados para seus pais, como os salões de beleza e, pasmem, clínicas de estéticas. Tudo em nome da vaidade e do bem-estar.
Para o psicoterapeuta e educador, Antônio Pedreira, existem vários fatores que influenciam a adoção de novas condutas em função da época em que se vive, mas o principal deles é a adaptabilidade do ser humano, que se transforma para entrar no padrão imposta pela mídia, através de propaganda que incitam o consumo de salto e outros adereços que fazem das crianças uma réplica das mães.
“Os tempos mudam e com ele o comportamento. Antigamente existia um preconceito contra mulheres que se pintavam, já cantava Caymmi na canção Marina. Hoje, exceção é a mulher ou menina que não usa uma maquiagem, pois ela é sinônimo da feminilidade. Há algum tempo o nível de erotização é cada vez maior em pessoas mais novas. Tudo isso por conta de parâmetros hormonais biológicos que também estão se antecipando, ou seja, hoje a menina menstrua mais cedo.
E não há como avaliar se é bom ou ruim, pois depende muito das respostas e consequências que isso vai trazer para a vida da pessoa. Se não a prejudicar não tem problema, mas o uso do salto pode, por exemplo, afetar a sua coluna. Aí as coisas mudam de figura. Devem ser levados em conta os danos físicos e psicológicos”, pontua.
Com essa mudança de comportamento, muitas empresas já enxergaram o potencial dos consumidores mirins. Entre elas, destaque para o mercado de cosméticos, com suas fórmulas de beleza e eterna juventude. Tudo começou com os gloss, esmaltes e maquiagens, que exercem um fascínio grande entre as meninas, por proporcioná-las, além de cor e brilho, um ar mais “mulherzinha”.
Agora, disponível nas prateleiras das drogarias e lojas especializadas, ao alcance das mãos de qualquer um, cremes antiidade para criança são a aposta do momento. Apesar de causar polêmica entre os críticos, o produto lançado em fevereiro do ano passado, supostamente à base de ingredientes naturais, continua sendo comercializado, com a promessa de retardar os sinais de envelhecimento natural do tempo.
A dermatologista Bianca Lorena não só questiona a eficácia, como ressalta a falta de necessidade. “Quando falamos que quanto mais cedo iniciar o combate ao envelhecimento melhor, não queremos dizer que esse começo tem que ser na infância. Criança tem que se preocupar em ser criança. A recomendação para o tratamento é a partir dos 30 anos, quando se inicia o declínio da produção de colágeno pelo organismo humano”, salienta.
Com relação ao uso de tintura e processos de alisamento, a médica não vê problema, desde que se observa o exagero. “Existe a vaidade normal das meninas em querer ser o espelho da mãe, mas uma criança não tem noção, por exemplo, em saber que quer o cabelo liso e menos ainda os males que isso pode trazer. Cabe aos pais analisar, pois a exposição precoce a produtos químicos pode resultar em dermatite (alergia por contato) e ferimento.
Tenho casos de uma paciente que com sete anos teve corte químico por conta de uma progressiva e um outro em tratamento há dois anos por conta de um ferimento causado por pintura.
Apesar do acompanhamento, até hoje, tem área de cicatrização no couro cabeludo, onde não nasce cabelo. Já que não existe uma determinação sobre a idade ideal, cabe aos responsáveis o bom senso”, alerta.
PRODUTOS ESPECÍFICOS.
O hair design e pesquisador capilar Fernando Sozza, proprietário do Spazio di Beleza, confirma o aumento da procura por produtos e serviços entre o público a partir de 10 anos.
“A garotada de 10 a 14 anos já representa cerca de 15% da clientela. A maioria para relaxamento ou alisamento do cabelo. Antes o mercado não era voltado para esse público, mas, com a crescente demanda, começou a se preparar para atendê-lo. Hoje, eles nos procuram para todo o tipo de serviço: cabelo, unha e até depilação. Isso acontece com a anuência dos pais, que os conduzem até os centros especializados”, argumenta.
Segundo ele, entre os meninos a preocupação com a aparência se resume ao cabelo. A moda é o moicano, estilo Neymar. Entretanto, para, conseguir o resultado pretendido, muitas vezes é necessário transformar o fio, recorrendo à técnica de alisamento. Já para as garotas, o leque de produtos e serviços oferecidos é muito maior, mas os processos de escovas progressivas são os mais procurados, seguidos das colorações.
“Já houve casos de mães trazerem crianças de quatro anos para submeter a um processo químico. Eu recuso por entender que é inapropriado para a faixa etária, mas tem profissionais que realizam”, disse, ressaltando que a recente chegada da escova biológica, cuja técnica exclusiva é aplicada por ele, quebrou esse estigma, já que por, se tratar de algo natural, não há restrição de idade e pode ser aplicada inclusive em gestantes.
Sozza antecipou ainda que um processo revolucionário de alisamento 100% natural está prestes a ser lançado. Nele não há contra-indicação nem possibilidade de desenvolver alergia e poderá ser aplicado até em bebês. “O produto é resultado de três anos de pesquisa e promete, ao mesmo tempo, alisar e reconstruir os fios sem agressão ou perda”, contou, ele que também detém a exclusividade em Salvador.
NOVIDADE PARA "BRINCAR" COM AS UNHAS.
Estar com as unhas das mãos e pés impecáveis sempre foi uma preocupação das mulheres modernas. Agora, o esmalte e, sobretudo a matização proporcionada pela mistura de cores e desenhos é uma preocupação que atinge toda a faixa etária. O Centro de estética avançada, Siluets, referência em tratamentos corporais e faciais no país, trouxe para Salvador a Art Nail – máquina de decorar unha, que traz mais de mil desenhos e possui ainda uma câmara digital integrada, proporcionando estampar fotos instantâneas sobre o esmalte.
O equipamento coreano, que funciona como um auto-serviço, a exemplo de máquinas de refrigerante, onde, após depositar o valor, o cliente tem o serviço em alguns minutos, já é a sensação do momento principalmente entre crianças e jovens.
Sérgio Oliveira, sócio da franquia, explicou que o sucesso não só pela opção de imagens e desenhos diferenciados, que fascinam as crianças ao ver o colorido, mas pela instantaneidade e praticidade. Para os jovens acaba virando até uma brincadeira. “Com ele, é possível bordar nas unhas fotos de pessoas queridas, escudo de times, marcas de empresa, frases, desenhos da preferência das crianças, enfim, uma unha totalmente personalizada. As opções não ficam restritas a uma decoração feita só de florzinhas”, pontua.
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