FONTE: *** Colaboração para o UOL (estilo.uol.com.br).
Convidamos Alexandre Bortoletto, especialista em programação neurolinguística (PNL) e instrutor da Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística (SBPNL) há 15 anos, para dar sete sugestões a fim de fortalecer a comunicação com a sogra – e sete frases que nunca se deve dizer, em prol da paz e da harmonia. Confira!
SINAL VERDE.
1. Procure escutar mais que interferir. Tenha uma escuta ativa, procurando não julgar, apenas ouvindo, pois sogra fala demais, não fala?!
2. Faça recapitulações, do tipo "então a senhora está me dizendo isso e isso?". Repetir algumas frases ditas pela sogra confirma que você está atento (a).
3. Procure falar no mesmo ritmo e tom de voz de sua sogra. Quando acompanhamos a timbragem de voz, geralmente a outra pessoa se sente mais acolhida.
4. Olhos nos olhos. Quando estiver conversando, procure se posicionar no mesmo nível que ela. É importante estarem na mesma altura.
5. Seja curioso (a). Tenha interesse em saber mais sobre as opiniões, crenças e valores de sua sogra. Ela provavelmente irá compartilhar algumas coisas muito interessantes.
6. Regra dos 101%. Mesmo que você não concorde com nada do que ela diz, foque em pelo menos 1% do que você acredita e seja válido para você e “patine” nisto.
7. Veja somente os lados positivos de sua sogra. Com certeza deve existir alguma coisa nela que seja admirável, não é mesmo? Pelo menos ela gerou alguém que você ama demais. Agradeça-a.
SINAL VERMELHO.
1. “Você está errada”. Ninguém está errado, todos temos um modelo de mundo que acreditamos e é verdadeiro. Vamos respeitar.
2. “Quem manda aqui sou eu!”. Não seja autoritário (a). E lembre-se de que em algumas culturas a sogra tem muito valor de opinião.
3. “Sua filha (ou seu filho) é muito melhor que a senhora”. Evite comparações.
4. “Credo, que comida horrível!”. Cuidado com o veneno na próxima refeição...
5. “A senhora tá uma gata hoje!”. Não exagere nos elogios, ok? Respeite sempre.
6. “©ƒ†?&d;¥†®´£¢´ß烬øª”. Evite palavrões.
7. “______________”. Evite o silêncio. Se comunique.
*** Fernanda Junqueira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário