quarta-feira, 28 de abril de 2010

PESSOAS QUE PERDERAM O PRAZO AINDA PODEM SE VACINAR CONTRA A GRIPE SUÍNA...

FONTE: Agência Brasil, TRIBUNA DA BAHIA.

A penúltima etapa de vacinação contra a Influenza A (H1N1) – gripe suína – já começou, mas quem não se imunizou, e se enquadra em algum grupo atendido anteriormente, ainda pode procurar um posto de vacinação até o dia 21 de maio. Em todo país, a imunização da população com mais de 60 anos com doenças crônicas ocorre desde o dia 24 de abril e vai até o dia 7 do próximo mês.
Segundo o Ministério da Saúde, a quarta etapa, além dos idosos com doenças crônicas, atende também a gestantes, doentes crônicos de outras faixas etárias, crianças de 6 meses a 2 anos e jovens de 20 a 29 anos. O objetivo é atingir 62 milhões de pessoas até o dia 7. Até agora, quase 40 milhões de pessoas foram vacinadas, o que representa 60% da meta. O grupo que mais se imunizou foi o de profissionais de saúde, ao todo 2,59 milhões de trabalhadores receberam a dose, o que representa 100% da meta.
A população formada por crianças de 6 meses a 2 anos também compareceu aos postos – cerca 94% da meta foi cumprida. Até agora, 4,1 milhões de crianças foram imunizadas. No grupo formado por jovens de 20 a 29 anos, que é o maior em termos de quantidade, 20 milhões de doses aplicadas, o que representa 57% da meta. Gestantes e doentes crônicos em todas as idades tiveram respectivamente 1,76 milhões (59%) e 9,7 milhões (58%) de pessoas imunizadas.
No ano passado, 2.051 pessoas morreram em decorrência da gripe A. A campanha de vacinação começou no dia 8 de março e termina no dia 21 de maio. A recomendação do Ministério da Saúde é que todas as pessoas incluídas nos grupos da campanha, mesmo que já tenham perdido o prazo, procurem os postos de saúde.
A última etapa de vacinação atende a população formada por adultos de 30 a 39 anos e vai de 10 até 21 de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário