segunda-feira, 26 de abril de 2010

CELULITE: PREPARE-SE PARA O COMBATE...

FONTE: Bruna Machado, Revista Vitta/ed.4 (itodas.uol.com.br).
No verão, a preocupação com a celulite aumenta. Resultado de um processo inflamatório da gordura localizada, é um problema difícil de ser revertido. E apesar de ser comum, gera um efeito psicossocial negativo, incomoda muito e tem causas complexas.

ENTENDA O PROCESSO.
De acordo com a dermatologista Paula Cabral (RJ), a celulite se inicia quando a quantidade de água ingerida é menor que a capacidade de diluir as toxinas geradas no metabolismo diário, fazendo com que estas se acumulem na substância fundamental (líquido que banha e realiza a troca entre as células), o que a torna mais densa causando inicialmente uma ondulação na pele. Se o acúmulo de toxinas continua, inicia-se a compressão de uma célula contra a outra e dos vasos. Assim, a desorganização fibrosa começa para conter a compressão, numa resposta à agressão, gerando a celulite.

QUAL O SEU TIPO?
Antes de você partir para o ataque, o primeiro passo é descobrir qual o grau do seu problema, para que depois você possa escolher o tratamento mais indicado ao seu caso.

GRAU I: não há sinais visíveis na pele nem dor neste estágio da celulite.

GRAU II: as alterações na pele já são visíveis e palpáveis, mas sem dor.

GRAU III: apresenta o aspecto “casca de laranja” e fica dolorida. Pode também aparecer vasinhos e microvarizes,além de uma sensação de peso e cansaço nas pernas.

GRAU IV: essa fase é considerada a mais grave. A pele apresenta depressões e tem aspecto acolchoado. As pernas ficam pesadas, inchadas e doloridas e a sensação de cansaço é frequente, mesmo sem esforço.
Quando classificada por tipos, ou seja, pela consistência da pele, a celulite pode ser dividida em:

FLÁCIDA OU EDEMATOSA: Quando há presença de líquido na área acometida

DURA OU COMPACTA: Apresenta dor ao apalpar a área acometida (comum em mulheres que praticam esportes,endurecidas).

FIBROSA: Quando há presença de fibrose ou aspecto “matelassê”.

QUANTO ANTES, MELHOR!
Se a celulite ainda não se instalou por completo, você tem grandes chances de exterminá-la de vez. A estratégia é simples e você já conhece: ter uma vida mais saudável, uma boa alimentação e fugir do sedentarismo através de práticas de atividades físicas, que são fundamentais para potencializar os resultados dos tratamentos e ajudar na manutenção. Alguns hábitos simples podem ajudar bastante, são eles:
- Evite ganhar peso- Pratique exercícios como: caminhada, natação, bicicleta, hidroginástica e corrida- Beba bastante água- Hidrate bem a pele- Aplique substâncias que ativam a circulação local- Faça drenagem linfática pelo menos uma vez por semana

ALIMENTAÇÃO NO ALVO.
Muitas vezes o problema pode estar no seu prato! Uma alimentação saudável e balanceada é ideal para que os resultados sejam positivos. O dermatologista Jorge Mariz (RJ) recomenda que se evite comer em excesso alimentos como massas, pães, biscoitos, doces, carnes vermelhas gordas e frituras. Esses alimentos provocam uma espécie de inflamação nas células, que ficam impedidas de exercer suas funções, como eliminar as toxinas. Isso faz com que o organismo responda com mais inflamação, resultando em inchaço e peso extra, além das celulites.

É POSSIVEL ALCANÇAR A CURA?
Infelizmente, celulite ainda não tem cura. Mas os especialistas garantem: se tratada logo no início existe, sim, uma grande possibilidade de melhora. Além disso, nos graus mais avançados, embora o resultado não seja milagroso, com os tratamentos é possível atingir melhora de até 80% no grau II e de 30 a 60% no grau III.
Procure um médico, busque tratamentos e mude os seus hábitos. Quanto mais destes itens estiverem associados, melhor será o resultado. E os benefícios não são apenas estéticos, eles vêm associados com a melhora do bem-estar e da disposição para enfrentar o dia! Mãos à obra!

COMECE A GUERRA: CONHEÇA OS TRATAMENTOS!
Excelente notícia é que a ciência, nossa aliada, não dá trégua! A cada dia surgem novas terapias e tecnologias diferentes, na busca da eliminação desse problema. Isso indica que ainda não há um tratamento 100% eficaz e definitivo. Mas não desanime! As novidades são muitas! Conheça alguns dos tratamentos disponíveis.

DRENAGEM LINFÁTICA: realizada manualmente ou através de aparelhos (endermologia), ajuda na remoção de toxinas, diminui a retenção de líquidos e melhora o tecido subcutâneo. Onde encontrar: Emex – Centro de Nutrição Orientada.

VELASHAPE: equipamento que mescla endermologia (sucção que desfaz as retenções da pele), associado ao infravermelho, que combate a flacidez, e à radiofrequência, que trabalha na gordura localizada e celulite. Onde encontrar: Clínica Corpo em Evidencia

POWERHAPE: feito através de movimentos suaves, esse procedimento promove o aumento de temperatura das células de gordura até destruí-las(lipólise). Completamente indolor, trata gordura localizada, flacidez e celulite na mesma aplicação.

ACCENT: as ondas de rádio desse aparelho estimulam a produção de colágeno, tratando os problemas da região– flacidez, celulite e gordura localizada. Esse método é indolor e sem efeitos colaterais. Onde encontrar: Clínica Volpe.

TRUFORM: indicado para tratar gordura localizada em pequenas áreas do corpo e para atenuar a celulite em graus avançados. Onde encontrar: Clínica Volpe.

MANTHUS: equipamento que utiliza terapias combinadas (ultrassom mais corrente elétrica de média freqüência), que combatem a celulite e a gordura localizada de forma efetiva. Onde encontrar: Spaço Ella e Emex – Centro de Nutrição Orientada. Ultracontour: é um ultrassom focado (foca a energia em um só ponto), que vibra. Esta vibração rompe as células adiposas, atuando na gordura localizada e celulite. Onde encontrar: Spaço Ella.

SMOOTHSHAPES: com uma tecnologia denominada fotomologia, esse equipamento tem como resultado uma melhora significativa da circulação sanguínea e a estimulação dos processos metabólicos.

SUBEXCISION: realizado com anestesia local, esse método é utilizado para reduzir as depressões na pele (“furinhos”). Onde encontrar: Clínica Corpo em Evidência.

LIPOASPIRAÇÃO: um dos procedimentos mais utilizados. Mas, devido ao seu alto custo e longo período de recuperação, têm-se buscado técnicas não invasivas.

CARBOXITERAPIA: consiste na injeção de CO2. Quando em grande quantidade no tecido, o organismo troca o CO2 por oxigênio, estimulando a oxigenação das células do local que está sendo tratado. Com a melhora da oxigenação, o metabolismo também melhora. As células passam a queimar mais gordura, estimulando a produção de mais colágeno. Onde encontrar: Clínica Aline Vieira.

CREMES: VEJA COMO APLICAR!
De acordo com os especialistas, eao contrário do que muitas pensam, os cremes anticelulites funcionam! Eles possuem substâncias ativas que melhoram a circulação local e a superfície da pele. O ideal é que esse cosmético seja aplicado duas vezes ao dia e sempre após o banho, massageando com movimentos vigorosos as regiões onde tiver celulite, até a absorção do produto. Ana Lucia dos Santos, esteticista da Clínica Iris Medicina Estética (RJ), ensina um rápido passo-a-passo, veja:
1. Para começar, faça manobras vigorosasde amassamento (como se estivesseamassando um pão).
2. Depois, faça movimentos de rolo, com as mãos fechadas, mais especificamente com a ponta da dobra dosdedos, subindo e descendo, como se tivesse “quebrando” a gordura.
3. Finalize fazendo movimentos circulares nas regiões tratadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário