FONTE: INFOMONEY (economia.uol.com.br).
Para 34% das empresas, o setor de RH (Recursos Humanos) é visto como estratégico, enquanto 30% o consideram um agente de mudanças. É o que aponta um levantamento realizado pela Lockwood Leadership, representada no Brasil pela consultoria Fellipelli."Esses índices demonstram a valorização do setor, que tem crescido nas companhias. Nos últimos anos, passamos a ser vistos como uma área dedicada a alcançar resultados específicos, melhorando a capacidade de mudança dentro das empresas", explica a sócia-diretora da consultoria, Adriana Fellipelli.A pesquisa afirma que essa visão reflete as modificações que têm ocorrido no setor. Para 36% dos entrevistados, o papel do RH mudou muito nos últimos três anos, atendendo às novas necessidades das empresas, e 21% acreditam que as mudanças foram radicais, com reestruturações substanciais nos serviços.Em relação às mudanças ocasionadas pela crise econômica, 46% das empresas disseram que o impacto foi grande, com modificações nos serviços oferecidos. Os profissionais afirmaram que, além de incluir mais táticas de gerenciamento de crise nos treinamentos, tiveram de reorganizar suas estratégias de gestão devido ao corte de custos.
Para 34% das empresas, o setor de RH (Recursos Humanos) é visto como estratégico, enquanto 30% o consideram um agente de mudanças. É o que aponta um levantamento realizado pela Lockwood Leadership, representada no Brasil pela consultoria Fellipelli."Esses índices demonstram a valorização do setor, que tem crescido nas companhias. Nos últimos anos, passamos a ser vistos como uma área dedicada a alcançar resultados específicos, melhorando a capacidade de mudança dentro das empresas", explica a sócia-diretora da consultoria, Adriana Fellipelli.A pesquisa afirma que essa visão reflete as modificações que têm ocorrido no setor. Para 36% dos entrevistados, o papel do RH mudou muito nos últimos três anos, atendendo às novas necessidades das empresas, e 21% acreditam que as mudanças foram radicais, com reestruturações substanciais nos serviços.Em relação às mudanças ocasionadas pela crise econômica, 46% das empresas disseram que o impacto foi grande, com modificações nos serviços oferecidos. Os profissionais afirmaram que, além de incluir mais táticas de gerenciamento de crise nos treinamentos, tiveram de reorganizar suas estratégias de gestão devido ao corte de custos.
DESAFIO PARA PRÓXIMOS ANOS.
Para os próximos cinco anos, o maior desafio do setor é o desenvolvimento de lideranças. A gestão de talentos, o equilíbrio entre as necessidades globais e locais, mudança de gestão e transformações culturais também foram citados pelos entrevistados.“O panorama atual exige que o setor esteja focado em identificar os potenciais líderes e desenvolver suas habilidades profissionais, além de gerir adequadamente os talentos. Dessa maneira, poderemos explorar o que cada colaborador tem de melhor, respeitando a individualidade e compondo a mão-de-obra de forma inteligente", diz Adriana.Ela acrescenta ainda que, no Brasil, essas necessidades são maiores devido ao desenvolvimento da economia e à crescente posição de destaque do País no cenário internacional.
SERVIÇOS MAIS VALORIZADOS.
A pesquisa aponta que os serviços do RH mais valorizados pelo público interno das empresas são realização de treinamentos, apontado por 30% e a avaliação do trabalho (20%)."A pesquisa revela a cara do RH atualmente: um setor estratégico, com a função de consultoria e coaching, e não somente administrativa", finaliza Adriana.
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