terça-feira, 11 de janeiro de 2011

ANTIDEPRESSIVO PODE AJUDAR A RECUPERAR VÍTIMAS DE DERRAME...

FONTE: DA REUTERS (www1.folha.uol.com.br).

Receitar o antidepressivo Prozac para pessoas que acabaram de ter um AVC (acidente vascular cerebral) pode ajudá-las a recuperar o controle sobre seus movimentos, disseram cientistas na segunda-feira (10).
No estudo sobre o efeito deste tipo de antidepressivo na recuperação de AVC, investigadores franceses descobriram que pacientes com derrame que tomaram Prozac melhoraram sua pontuação em testes de habilidades motoras em relação àqueles que receberam um placebo.
Peritos que comentaram os resultados disseram que o Prozac tinha "um potencial enorme para mudar a prática clínica".
O AVC é a principal causa de incapacidade em adultos e a terceira maior causa de morte no mundo desenvolvido.
O custo de cuidar das vítimas, que muitas vezes têm dificuldades motoras como fraqueza ou paralisia em um lado do corpo, pode ser um fardo para o sistema de saúde.
Alguns pequenos estudos anteriores já haviam sugerido que receitar drogas como o Prozac, que pertence a uma classe de medicamentos conhecidos como inibidores seletivos de recaptação de serotonina (SSRIs), poderia melhorar a recuperação de habilidades motoras após o acidente vascular cerebral.
Hemiplegia --paralisia de um lado do corpo-- e hemiparesia --fraqueza em um lado do corpo-- são as deficiências mais comuns do AVC e os cientistas acreditam que os SSRIs podem ajudar a melhorar a circulação, aumentando o nível de serotonina do cérebro no sistema nervoso central.
"O efeito positivo da droga sobre a função motora sugere que a ação neuronal de SSRIs fornece um novo caminho que deve ser aprofundado", disse François Chollet do Hospital Universitário de Toulouse, que conduziu a investigação.
No estudo, realizado entre março de 2005 e junho de 2009 e publicado na revista "Lancet Neurology" nesta segunda, 118 pacientes franceses receberam Prozac ou um placebo durante três meses, entre cinco e dez dias após ter sofrido um derrame.
Todos os pacientes também fizeram fisioterapia e tiveram suas habilidades motoras testadas no início do experimento e depois de 90 dias.
Foram registradas melhorias significativamente maiores na função motora dos pacientes que tomaram Prozac, onde a pontuação média nos testes aumentou 34 pontos.
No grupo do placebo, o aumento médio foi de 24,3 pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário