domingo, 23 de janeiro de 2011

COLEGIADO DE GESTÃO DO HGPV CONCLUI AVALIAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO...

FONTE: hgpvjequie@gmail.com
O Hospital Geral Prado Valadares em Jequié concluiu esta semana mais uma etapa de planejamento estratégico. Em dois encontros realizados este ano os coordenadores de unidades de produção e servidores do HGPV concluíram a avaliação aberta, participativa e democrática de 111 indicadores do Planejamento Estratégico Situacional.
Os encontros de Planejamento Estratégico Situacional (PES) iniciaram em 13 de fevereiro de 2008, durante 11 meses foi gestado o PES. Em 12 de janeiro de 2009 ocorreu o 13º encontro, no qual foi concluído o processo de elaboração do Planejamento.


O PES do HGPV foi estruturado de forma coletiva nas reuniões do Colegiado das Unidades de Produção, tendo obedecido à seguinte metodologia: foi realizado estudo preliminar sobre planejamento estratégico e a partir desse referencial teórico foi elaborado o projeto Planejamento Estratégico no HGPV... ação coletiva.


De acordo com o diretor do HGPV, Gilmar Vasconcelos, no primeiro encontro foi apresentado o projeto com o Objetivo Geral de realizar Planejamento Estratégico no HGPV, entre os objetivos específicos constou: elaborar planejamento de forma participativa e democrática; determinar e revelar o propósito organizacional em termos de valores, missão, perfil, visão, objetivos, estratégias, metas e ações, com foco em priorizar a alocação de recursos; delimitar os domínios de atuação da instituição; descrever as condições internas de resposta ao ambiente externo e a forma de modificá-las, com vistas ao fortalecimento da instituição além de engajar todos os níveis da instituição para a consecução dos fins maiores.


“Melhorar o processo de tomada de decisões, a comunicação e o relacionamento da organização com seu ambiente interno e externo; aumentar a capacidade gerencial para tomar decisões; promover consciência coletiva; proporcionar visão de conjunto; definir direção única para todos e orientar programas de qualidade, foram os resultados esperados e que conseguimos avançar muito nessa gestão” avalia Gilmar Vasconcelos.


O entendimento de um novo contexto sob a ótica da proposta de gestão para o HGPV impôs um reordenamento e redefinição de políticas para a atenção hospitalar, tendo como princípios básicos a busca contínua da maior eficiência; a participação ampla de todos os interessados, inclusive usuários, e a total transparência na condução dos trabalhos e tomadas de decisão.


Nos momentos de PES os participantes definiram como valores do HGPV a ética e cidadania; interdisciplinaridade; compromisso e respeito com a vida, com a missão de prestar assistência humanizada, integral, equânime e universal. A visão do HGPV é a de ser um hospital de referência para o Sistema Único de Saúde prestando serviços de excelência.


De forma participativa com os trabalhadores do HGPV foram analisados os ambientes externo com relação a ameaças e oportunidades e interno com relação a pontos fortes e fracos, sendo categorizados problemas em oito linhas de ação e em seguida foi priorizado um problema de cada linha de ação. Depois desses momentos foram explicados os problemas com a montagem da árvore de problema definindo causas e conseqüências.


No final de 2009 foi realizada uma primeira avaliação e redefinidos prazos para cumprimento das metas. Agora nos primeiros dias de 2011 o PES foi novamente avaliado com a indicação dos percentuais de cumprimento dos indicadores.


RECOMEÇAR É PRECISO.

“Agora recomeça todo o processo de planejamento estratégico no HGPV, o primeiro encontro acontecerá na próxima quinta-feira 27, às 14h no Auditório do hospital, deve participar do processo os trabalhadores do HGPV (auxiliares e técnicos de enfermagem, médicos das diversas especialidades, enfermeiros, nutricionistas, técnicos administrativos, técnicos em radiologia, assistentes sociais, técnicos em patologia clínica, bioquímicos, auxiliares administrativos, farmacêuticos, terceirizados da higienização, nutrição e segurança, diretores, assessores, coordenadores, secretários administrativos, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, atendentes de enfermagem, agentes de serviços de saúde, atendentes de laboratório, atendentes rurais, visitador sanitário, administrador hospitalar, fonoaudiólogo e ouvidor), representantes das instituições de ensino que utilizam o HGPV como espaço de aulas práticas, do Conselho Municipal de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, da Pastoral da Criança, da Pastoral Carcerária, dos Grupos de Convivência da Terceira Idade, do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde, da Associação dos Deficientes Físicos, dentre outros representantes da comunidade e sociedade civil organizada, os quis devem demonstrar o interesse antes do evento junto à secretaria da direção do HGPV” conclui Gilmar Vasconcelos.

OBS.: MATÉRIA E FOTO ENCAMINHADA POR E-MAIL PELO SENHOR GILMAR VASCONCELOS, DIRETOR DO HOSPITAL PRADO VALADARES, JEQUIÉ – BAHIA – BRASIL, A QUEM AGRADEÇO A GENTILEZA E COLABORAÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário