terça-feira, 18 de janeiro de 2011

DEPENDÊNCIA DE RIVOTRIL OCORRE APÓS 3 MESES, SEGUNDO PSIQUIATRA...


FONTE: DE SÃO PAULO (www1.folha.uol.com.br).

O psiquiatra Ronaldo Laranjeira, professor na Unifesp e coordenador da Uniad (Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas), alerta que três meses de uso do Rivotril já são suficientes para criar uma dependência da droga.
Para ele, a falta de fiscalização no comércio do remédio, o baixo preço e um possível "conluio" da indústria com o mercado poderiam explicar o sucesso do remédio no Brasil, que não se repete em outros países.
A Roche, fabricante do Rivotril, informa que o remédio faz sucesso porque é eficaz e barato. Também diz que, como a droga está há muito tempo no mercado, não há ações de marketing.
A seguir, trechos da entrevista à Folha.
FOLHA – A QUE O SR. ATRIBUI ESSE AUMENTO DO USO DE RIVOTRIL?
RONALDO LARANJEIRA –
Temos uma vigilância sanitária muito falha no Brasil. Duvido que essa quantidade de prescrição seja legítima. Nos países desenvolvidos, a tendência é de diminuição dos benzodiazepínicos. A prescrição médica é mais rigorosa e fiscalizada, o que não acontece por aqui. É curioso saber também por que o Rivotril se destaca entre todos os benzodiazepínicos, coisa que não acontece lá fora.
VOCE TEM ALGUMA SUSPEITA?
A gente pensa em algum conluio, em alguma colaboração da própria indústria com esse mercado ilegítimo ou cinza de venda do medicamento. Mas é só suspeita.
O FATO DE SER UM REMÉDIO MUITO BARATO TAMBÉM AJUDA?
Sem dúvida. A falta de controle na fiscalização e o baixo preço facilita o uso de qualquer droga. Por que no Brasil os opiáceos não são problema? Porque o controle é rigoroso e o preço é alto.
E QUAIS OS PROBLEMAS REAIS QUE ESSE REMÉDIO CAUSA?
Eles são hoje a principal causa de queda em idosos nos EUA. Os profissionais têm medo de prescrever e ser processados depois. Também não há indicação médica para seu uso regular.
A maioria dos usuários no Brasil são crônicos, dependentes, às vezes de baixa dose. A pessoa pode ficar dependente e não necessariamente fazer uma escalada da droga. Pode usar um comprimido de Rivotril por dez, 20, 30 anos e ficar só naquela dose.
EM QUANTO TEMPO A PESSOA SE TORNA DEPENDENTE?
Em geral, após três meses.
E O QUE FAZER SE QUISER PARAR?
Tem que ir diminuindo aos poucos a dose, por um período de seis semanas. Se parar de uma vez, tem risco de convulsões, de mal-estar. Mas, se a pessoa tem outros transtornos, precisa de avaliação.

2 comentários:

  1. o uso do rivotril interfere no homem em relação sexual?

    ResponderExcluir
  2. SUBIR O PREÇO SÓ FERRA COM O POBRE, PQ PARA O RICO O PREÇO TANTO FAZ !!!!!!!!!

    ResponderExcluir