quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

A DIFÍCIL ESCOLHA DO NOME PARA O FILHO...

FONTE: Noemi flores, TRIBUNA DA BAHIA.

A escolha do nome do bebê que está para nascer muitas vezes acontece logo após a confirmação da gravidez com opção de dois nomes, masculino e feminino. E outras vezes quando os pais recebem a confirmação do sexo e até já divulgam o nome da criança enquanto aguardam o nascimento.
Estas escolhas podem estar ligadas a nomes de familiares ou antepassados, como avós, tios. Entretanto, segundo informações do site BabyCenter Brasil, os nomes preferidos estão associados a novela, a crime, a Copa, a celebridades, a eleição e também ao Antigo Testamento. Segundo pesquisa do site, estes temas influenciaram em nomes dados a bebês em 2010.
A pesquisa aponta que os nomes preferidos pelos pais foram Davi, Miguel, Isabella e Rafaela. Mas Gabriel e Júlia ainda seguem como líderes das escolhas, seguidos de Sophia, Arthur com a grafia internacional.
O BabyCenter divulga os nomes mais usados de 100 bebês nascidos no país no anos passado, um total de 43.800 crianças. Os cinco primeiros colocados nomes de meninas são:Júlia, Sophia, Isabella, Maria Eduarda e Giovanna. Já o de meninos: Gabriel, Davi, Miguel, Arthur e Matheus.
A lista completa dos 100 nomes masculinos e femininos de 2010 estão no site http://brasil.babycenter.com/pregnancy/nome/2010/ranking-mais-comuns
O campeão do nome masculino, segundo a pesquisa, está relacionado à eleição porque Gabriel, apesar de ser campeão pelo segundo ano seguido, é também o nome do primeiro neto da então candidata Dilma Rousseff, nascido na reta final da corrida presidencial.
O nome Marina também foi um dos preferidos dos pais porque subiu 7 posições no ranking, chegando ao 33º lugar, no mesmo período em que Marina Silva era candidata à Presidência da República.
O interessante desta pesquisa é que mostra que os pais também se interessam por nomes ligados ao crime, à vítima propriamente dito. Por exemplo, no ano marcado pelo desaparecimento de Eliza Samudio ( a que teria sido vítima de assassinato a mando do goleiro Bruno, do Flamengo, em 2010, atualmente preso), o nome Elisa foi o que mais subiu dentro da lista dos 100 nomes, disparando do 95º lugar para 63º.
Os outros nomes de vítimas de crime de grande repercussão seguem em alta, aponta a pesquisa, como o de Isabella (a menina Isabella Nardoni que teria sido assassinada pelo pai Alexandre Nardoni e pela madrasta Ana Carolina Jatobá, em São Paulo, em 2008.
Ambos presos condenados por homicídio triplamente qualificado) está em 3º. lugar entre as meninas, e Eloá ( jovem assassinada em outubro de 2008 pelo namorado Lindemberg Fernandes Alves, que a manteve no cativeiro de sua própria casa e depois de 100 horas de sequestro a matou.) subiu 4 posições.
Mas os nomes de filhos de artistas e personagem de novelas também estão na mira dos pais como de Luciano Huck e Angélica (Benício), Gisele Bündchen (Benjamin) e Joana Prado (Kyara) sobem na lista.
Da novela “Viver a Vida”, os nomes Rafaela, Miguel, Felipe e Bruno subiram e estão entre os 10 mais para meninos e meninas. E por incrível que possa parecer, a Copa influenciou no nome do carrasco holandês da seleção brasileira, Sneijder, com dois bebês registrados no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário