terça-feira, 11 de janeiro de 2011

MUHER QUE SE SENTE HOMEM TERÁ DIREITO A MUDANÇA DE SEXO PELO SUS EM SP...

FONTE: COLABORAÇÃO PARA A FOLHA (www1.folha.uol.com.br).
A partir do final de janeiro, a Secretaria de Estado da Saúde vai oferecer cirurgia de troca de sexo a mulheres que se sentem homens, atendidas no Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais do Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids, na cidade de São Paulo.
Os procedimentos consistem na remoção do útero dos homens transexuais --mulheres que se sentem homens. Os pacientes serão encaminhados para o hospital estadual Pérola Byington para avaliação e realização da histerectomia --retirada do útero.
A Secretaria ainda deve encaminhar os homens transexuais para cirurgia de retirada de mama.
"Trata-se de uma grande vitória contra a discriminação e a legitimação dos direitos desta população", diz Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual DST/Aids-SP.
Em setembro de 2010, o Conselho Federal de Medicina divulgou uma nova resolução sobre a assistência a transexuais no Brasil. A partir daquela data, o CFM passou a considerar que os procedimentos de retiradas de mamas, ovários e útero no caso de homens transexuais (aqueles que se identificam com o gênero masculino, embora tenham nascido com sexo biológico feminino) deixam de ser experimentais e podem ser feitos em qualquer hospital público ou privado que siga as recomendações do Conselho.
O tratamento de neofaloplastia --construção do pênis-- ainda não foi liberado e permanece em caráter experimental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário