quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

PROGRAMA LETRAR BUSCA ALFABETIZAR 5 MIL ALUNOS EM 2011...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.
Retirar um contingente estimado de 15 mil pessoas do analfabetismo é a meta do Programa Brasil Alfabetizado, que será implantado no município de Alagoinhas com o nome de Letrar. O esforço conjunto de inclusão terá início oficial na próxima sexta-feira, à 19h, na Câmara de Vereadores de Alagoinhas.
Este ano, 250 monitores estarão reunindo turmas de 20 alunos em média nos pontos mais remotos do município, para atingir nesta primeira etapa 5 mil pessoas, que por diversas razões, como o trabalho precoce, se viram afastados das salas de aula.
No evento de abertura do Letrar, o professor David Mourrahy, especializado em Gestão Empresarial e Recursos Humanos, realizará palestra motivacional relativa ao desafio da Educação de Jovens e Adultos para a comunidade escolar.
A abertura acontece na Câmara dos Vereadores, dia 21, sexta-feira, às 19 horas.O secretário de Educação, Caio Castro, garante que o Letrar em Alagoinhas terá todo apoio da Prefeitura para erradicar essa herança negativa que impede as pessoas de interagirem com o ambiente externo, principalmente com outras pessoas e instituições, de maneira a ter práticas transformadoras em sua vida pessoal e comunitária.
O secretário afirma que o Letrar tem um propósito arrojado de ensinar os códigos da linguagem escrita, mas acima de tudo, criar um estímulo para uma transformação radical na vida dessas pessoas. O curso terá duração de seis meses e aulas com duas horas e meia de duração, de segunda-feira à quinta-feira.
“O analfabetismo gera exclusão, portanto estaremos inserindo pessoas no convívio com as demais na plenitude dos seus direitos e possibilidades. Com essa iniciativa queremos levar essas pessoas para o processo regular de aprendizagem, a exemplo dos mecanismos de aceleração como a Educação de Jovens e Adultos”, diz o secretário.
Segundo Castro, o programa vai instrumentalizar pessoas para ter uma participação mais ativa e satisfatória na sociedade. O fato dessas pessoas aprenderem a ler, para o secretario de Educação, significa a descoberta de um novo universo que muda a qualidade da relação que elas têm com o mundo, com as pessoas e principalmente consigo mesmas.
O ato de aprender a ler não pode ser medido sob nenhum referencial econômico, disse Castro, mas proporciona ganhos qualitativos a toda sociedade.
A SEDUC prepara-se para realizar uma integração entre o programa Letrar e Pro-EJA, que além das disciplinas formais, oferece cursos de capacitação para os alunos. Em Alagoinhas, existem quatro turmas no PRO-EJA vinculadas ao Instituto Federal de Catu, com cursos de culinária e informática.
Com a vinda gradual do Instituto para Alagoinhas, de acordo com a reitora Aurina Santana, o PRO-EJA poderá ser fortalecido no município permitindo essa vinculação com o Letrar, absorvendo ainda jovens que não concluíram os estudos no período adequado.
Nos próximos meses os 250 monitores estarão participando de um intenso programa de capacitação, que terá um caráter permanente, acompanhando toda a prática da alfabetização que pretende oferecer o que existe de mais atual em termos de letramento para jovens e adultos.
A formação inicial, que começa a partir de 22 de fevereiro e segue até 21 de março, terá carga-horária de 40 horas e está a cargo da empresa licitada COMOEDUCARE.
A formação continuada tem início em 25 de março e se estende até 09 de setembro, com 48 horas de carga horária.
Serão distribuídos módulos que tratarão de temas diversos como saúde da mulher, acuidade visual, linguagem e cidadania, pedagogia de projetos e agricultura familiar.

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