FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.
A Bahia está entre os principais Estados brasileiros com bom desempenho no combate à pobreza, segundo informou o diretor do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Jorge Abrahão, durante o debate 'Dimensão e a Medida da Pobreza Extrema no Brasil', realizado no Hotel Sol Bahia, em Salvador, na sexta-feira (1º).
“A Bahia está crescendo com uma velocidade superior à do Brasil e está conseguindo fazer com que este crescimento chegue à população mais pobre. Mantido este movimento, é possível se erradicar a pobreza extrema”, destacou Abrahão.
Segundo ele, de 2004 a 2009, a redução da pobreza no estado foi de 10,6 pontos percentuais, enquanto no país foi registrada uma redução de 7%.Conforme dados do IBGE, são cerca de 2,5 milhões de pessoas vivendo na pobreza extrema na Bahia, aproximadamente 200 mil somente na cidade de Salvador e, na região metropolitana, em torno de 300 mil. O Vale do São Francisco é a região onde há maior concentração da pobreza.
O Ipea utiliza o conceito de pobreza extrema como “o estado de privação de um indivíduo cujo bem-estar é inferior ao mínimo que a sociedade à qual ele pertence julga obrigada a garantir”.
Nesse contexto, são considerados pobres extremos aqueles com renda mensal per capita inferior a R$ 70.
Nenhum comentário:
Postar um comentário