domingo, 24 de julho de 2011

VACILO COM BOTIJÃO PODE CAUSAR INCÊNDIO...

FONTE: Carlos Vianna Junior, TRIBUNA DA BAHIA.


Um botijão de gás causou um acidente, ontem, em um laboratório de próteses dentária, na rua Raul Leite, em Brotas. Uma criança teve queimaduras leves e a sala onde está instalado o laboratório teve paredes e equipamentos queimados.


Segundo o proprietário, que não quis se identificar, a válvula do botijão de gás travou quando ele foi trocá-lo. “O gás continuou saindo e ao encontrar aparelhos eletrônicos em alta temperatura pegou fogo”, conta. Este foi o segundo acidente com botijões de gás em apenas dois dias, em Salvador.


O outro ocorreu na quarta-feira, na rua Visconde de Mauá, no Largo 2 de Julho. O acidente deixou um rastro de destruição no apartamento de Paulo Roberto Batista Villela, que teve 80% do seu corpo queimado.


Os dois acidentes, num intervalo de dois dias, levaram a Tribuna a procurar o Corpo de Bombeiros de Salvador, para, através de esclarecimentos, tentar alertar a população para os riscos no uso de botijões de gás. Segundo o subtenente Gilvan Rodrigues, ainda que não haja laudos técnicos sobre os acidentes, as causas são previsíveis.


“Não existe uma cultura de prevenção entre os baianos”, diagnostica. Para ele, a população, em sua maioria, não tem o costume de se preocupar com detalhes que fazem a diferença entre acontecer ou não um acidente. “Quase sempre os problemas surgem da utilização de material não adequado”, conta.


Entre os materiais usados que mais causam problemas se destacam a mangueira e o regulador de pressão, aquela peça que é conectada ao botijão. “Ambas as peças têm de ter a garantia do Inmetro, e, além disso, devem estar dentro da validade”. Sobre a validade, o subtenente Gilvan ressalta que o tempo de cinco anos de vida útil dessas peças não é contado a partir da data de compra, mas sim da data de fabricação, que pode ser encontrada nos produtos.


Ele conta ainda que em muitas investigações de acidentes, feitas pelo Corpo de Bombeiro, foram encontrados mangueiras e reguladores muito antigos ainda sendo usados.


“As pessoas não acreditam que os acidentes podem acontecer com elas”, disse o subtenente, que já encontrou, em inspeções, reguladores com 25 anos de uso.


O botijão não explode – Sobre o acidente acontecido, ontem, em Brotas, o subtenente deu algumas informações, depois de analisar o ocorrido. Segundo ele, o dono do estabelecimento, ao perceber que o botijão de gás estava em chamas, poderia ter tomado outra medida, ao invés de derrubar o botijão e arrastá-lo para fora do escritório.


“É importante saber que o botijão não explode, ele fica em chamas e o gás acumulado no ambiente é que causa a explosão”, explica.


Para ele, a pessoa poderia tentar apagar o botijão com um pano encharcado de água, já que ela estava no local quando tudo começou, o que leva a crer que não houve acúmulo de gás no ambiente. “Bastaria interromper a saída do gás para que a chama se apagasse. Com, isso se poderia, com uma chave de fenda, tentar desbloquear a válvula travada”, informa.

COMO FAZER SUBSTITUIÇÃO COM SEGURANÇA.
- Apague qualquer fogo existente no local, principalmente o fogão.


- Feche o registro geral do regulador do botijão.


-. Retire o lacre utilizando-se da aba como ferramenta, ou seja, introduzindo-a no centrodo lacre e girando para a esquerda. (sentido anti-horário).


- Introduza o regulador de pressão bem reto e para baixo, e gire para a direita(sentido horário) exclusivamente com as mãos.


- Passe um produto espumante junto à rosca do regulador, se houver borbulhamento ésinal de vazamento. Então, retire o regulador girando-o para a esquerda, coloque-oem local ventilado e chame a assistência técnica (da marca que consta de seu botijão).

Equipamentos – Utilize somente equipamentos oficiais. Eles são fabricados segundo normas técnicas de segurança. A mangueira nunca deve ter mais de 90 cm de comprimento. As mangueiras oficiais são feitas em PVC transparente e têm uma tarja amarela onde estão gravados o prazo de sua validade e o código NBR 8613, uma garantia de que foram fabricadas segundo padrões técnicos de segurança.


O regulador de pressão serve para reduzir a pressão com que o gás sai do Botijão e segue até os queimadores do fogão. Os reguladores fabricados segundo as normas técnicas que garantem sua segurança têm a marca NBR/INMETRO. O registro é um dispositivo que bloqueia o fluxo do gás do botijão para o fogão. Ele deve permanecer fechado sempre que o gás não estiver sendo usado. de gás

Nenhum comentário:

Postar um comentário