domingo, 18 de setembro de 2011

CABELO PODE INDICAR NÍVEIS DE ESTRESSE E RISCO CARDÍACO, DIZ ESTUDO...



Cabelo pode indicar níveis de estresse e risco cardíaco.
O cabelo pode indicar nossos níveis de estresse crônico e ajudar a medir as chances de sofrermos um infarto, segundo estudo canadense recentemente publicado na revista especializada Stress.


Normalmente, os níveis de cortisol - hormônios do estresse - são medidos no sangue, na urina ou na saliva, mas apenas no momento da coleta. Agora, os cientistas da University of Western desenvolveram um procedimento que mede o estresse em longo prazo - incluindo no trabalho, na vida financeira e nos relacionamentos - em amostras de cabelo.

Avaliando o cabelo de 56 homens adultos que foram internados após sofrerem um ataque cardíaco e de 56 hospitalizados por outras razões, os pesquisadores descobriram que as amostras dos infartados apresentavam níveis muito maiores de cortisol, comparadas àquelas dos outros pacientes. E, de acordo com os pesquisadores, a técnica foi capaz de indicar os níveis de estresse desses pacientes nos três meses anteriores à internação.

"Intuitivamente, sabemos que o estresse não é bom para você, mas não é fácil medi-lo", destacou o pesquisador Gideon Koren. "Sabemos que, em média, o cabelo cresce um centímetro por mês; então, se tirarmos uma amostra de cabelo de seis centímetros, podemos determinar os níveis de estresse por seis meses, medindo os níveis de cortisol no cabelo", concluiu o especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário