sábado, 17 de setembro de 2011

COMER MENOS EM UMA DAS REFEIÇÕES EMAGRECE, SUGERE ESTUDO...

FONTE: NICHOLAS BAKALAR, DO "NEW YORK TIMES" (www1.folha.uol.com.br).

Algumas pessoas que fazem dieta afirmam que não adianta comer menos em uma das refeições, porque a pessoa acaba comendo mais nas outras.

Não é bem o que ocorre, de acordo com um estudo publicado na edição de outubro da revista "Appetite". Na verdade, comer uma refeição de baixa caloria ao longo do dia e, nas outras refeições, ingerir o que se deseja, pode ser um método eficaz para perder peso.

Por duas semanas, foram oferecidas a 17 homens e mulheres todas as refeições e lanches. Eles puderam comer o quanto desejavam em um bufê, em que foi possível pesar os alimentos e calcular as calorias ingeridas.

Em seguida, por dois meses eles ingeriram 200 calorias no almoço --eram alimentos prontos, disponíveis comercialmente, como barras de cereais ou refeições de baixa caloria. No restante do dia eles podiam ingerir o que quisessem no bufê.

Não incluindo o almoço, os participantes consumiram 1.568 calorias nos dias em que ingeriram o equivalente a 200 calorias no almoço e 1.560 nos dias em as calorias não foram controladas --uma diferença irrelevante.

Contudo, de um modo geral, eles consumiram 245 calorias a menos nos dias em que houve restrição de dieta no almoço. Como era de se esperar, em duas semanas o resultado foi a perda de peso --uma média de 0,499 kg por participante.

"A maioria das pessoas acredita que haja um ponto de definição para o peso corporal", afirma David A. Levitsky, principal autor do artigo e professor de nutrição da Cornell University.


"Prevalece a noção de que se for criado um déficit, ele será compensado mais tarde. Neste estudo, nós descobrimos que não há evidências desta compensação", afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário