sábado, 17 de setembro de 2011

ESTATINAS PODEM REDUZIR RISCO DE DOENÇAS INFECCIOSAS, DIZ ESTUDO...

FONTE: NICHOLAS BAKALAR, DO "NEW YORK TIMES" (www1.folha.uol.com.br).

A estatina é um medicamento comprovadamente eficaz na prevenção do ataque do coração e da doença arterial coronariana. De acordo com um novo estudo, ela também pode reduzir o risco de contrair doenças infecciosas.

Em um estudo clínico finalizado há oito anos, ficaram claros os benefícios da atorvastatina (nome comercial, Lipitor) na prevenção de problemas cardíacos em pessoas com pressão alta --redução de 35% no risco relativo de ataque cardíaco não fatal e doença arterial coronária fatal.

Agora, para surpresa dos pesquisadores, o medicamento parece reduzir também o risco de contrair infecções.

De acordo com o novo estudo, para as pessoas que tomaram o medicamento, além dos benefícios já conhecidos, ocorreu também uma redução de 14% no risco de mortalidade global, em comparação com o grupo de controle, apesar do fato de que, após o término do primeiro teste, grupo de controle também passou a tomar o medicamento.

O estudo foi publicado na semana retrasada na revista "The European Heart Journal".

Entre os sujeitos que tomaram a estatina por mais tempo, não houve diferença significativa nas mortes por doenças cardiovasculares ou câncer, contudo, houve uma grande redução das mortes por doenças infecciosas.

"De modo inesperado, o benefício no longo prazo não consiste na proteção contra doenças cardíacas e derrame, mas contra doenças que parecem estar relacionadas a infecções", afirma Peter S. Sever, principal autor do estudo e professor de terapêutica do Imperial College de Londres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário