domingo, 18 de setembro de 2011

O QUE É MELHOR PARA ADOÇAR, AÇÚCAR OU ADOÇANTE ARTIFICIAL...


Adoçante ou açúcar?

Comumente nos depararmos com a difícil escolha entre acuar ou adoçante nos nossos alimentos e bebidas. A difícil tarefa passa por nossos anseios e medos de ter um corpo saudável e reduzirmos o consumo calórico alem da preocupação de alguns com o estado de sua glicemia (açúcar presente no sangue).

Esta escolha é identificada pelo nosso corpo e rapidamente reconhece o que consumimos. Isso quer dizer que nosso corpo sabe se o sabor doce ingerido apresenta energia em sua estrutura ou não. Na pratica ele sabe se consumimos adoçante, açúcar etc.

A relação dessa informação com a nossa vida é maior do que a simples quantidade de energia, o alimento composto de açúcar efetivamente em sua estrutura esta associado em nosso sistema nervoso central com informações de recompensa, premio. Isso representa valor afetivo ao nutriente e não apenas calórico.

Diversos estudos têm demonstrado que a identificação do sabor doce com potencial calórico representa ao nosso corpo uma quantidade de energia além das suas calorias correspondentes. Explicando melhor: para avaliar o efeito do nutriente com potencial calórico, foi estudado o efeito de suas soluções com o mesmo paladar doce sendo uma composta por água, açúcar e flavorizante (substância que apresenta sabor apenas) e outra composta de água, adoçante e o mesmo flavorizante.


Os participantes deveriam bochechar as bebidas e em seguida cuspi-las sem ingerir. Na seqüência foi testada a capacidade de efetuar o maior número de agachamentos possíveis com sobrecarga nas costas. O resultado foi que quando o grupo bochechou a solução com açúcar, efetuou maior número repetições quando comparado com a solução contendo adocante.


E importante explicar que os mesmos indivíduos testaram as duas soluções em um modelo experimental chamado "duplo cego" que significa que nem os participantes nem os pesquisadores, durante o estudo, sabiam o que estavam bochechando.


Alem disso o estudo foi "cruzado" ou seja parte do grupo fez inicialmente o bochecho com adoçante enquanto que o outro fazia com açúcar. No segundo momento eles invertiam as soluções. Com esses cuidados o estudo pode concluir que a solução contendo açúcar promoveu melhor desempenho que a solução composta de adoçante, segundo os autores por estimular o centro da recompensa.

O estudo acima citado representa um dentre uma série de estudos que avaliou o efeito das soluções compostas com açúcares e seus efeitos sobre o sistema nervoso central.

No nosso dia a dia não abriremos mão dos adoçantes na nossa ingestão alimentar, mas sabemos que sua presença é identificável pelos nossos sistemas superiores. Os açúcares têm sua representação muito além das 4 kcal por grama que possuem, podem representar recompensa, afeto e outros significados que ainda desconhecemos.


Talvez nossos avós já sabiam disso e quando sofríamos com qualquer situação ganhávamos um copo de água com açúcar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário