domingo, 11 de setembro de 2011

VETTEL QUBRA ESTIGMA E VENCE EM MONZA; BRUNO SENNA SOMA PRIMEIROS PONTOS...


FONTE: Do UOL Esporte, em São Paulo (esporte.uol.com.br).




Sebastian Vettel quebrou o estigma de que a Red Bull não anda bem em Monza. Neste domingo, o alemão venceu o GP da Itália sem muitas dificuldades. Para os fanáticos torcedores da Ferrari, houve ao menos um consolo: Fernando Alonso subiu ao pódio, em terceiro. A corrida foi especial para Bruno Senna: nono colocado, ele somou seus primeiros pontos na categoria.

Em sua segunda corrida como piloto titular da Renault, Bruno Senna tomou um susto logo no início. Ele escapou de um acidente, mas perdeu várias posições. O brasileiro tomou uma decisão que logo mais se mostrou acertada: ao parar mais cedo nos boxes e trocar os pneus médios pelos macios, ele teve bom rendimento na parte final da prova.

O GP da Itália foi o primeiro desta temporada no qual a Red Bull não viu um de seus dois carros completarem a prova. Mark Webber abandonou no começo da corrida, após ficar sem o bico de seu carro em um toque com Felipe Massa. O brasileiro terminou na sexta posição.

Alonso aproveitou o abandono do australiano para assumir a segunda colocação no Mundial de pilotos. Para assegurar o terceiro lugar, o espanhol resistiu às investidas de Hamilton no fim da prova.

Jenson Button, da McLaren, foi o segundo colocado em Monza.

Vettel conquistou sua oitava vitória em 13 corridas disputadas neste ano e segue a passos largos rumo ao bicampeonato. O piloto alemão abriu uma vantagem de 112 pontos para Alonso e pode até mesmo ser campeão na próxima corrida, em Cingapura.

A CORRIDA.
Para delírio dos torcedores da Ferrari, que suportaram o calor e a temperatura na casa dos 30ºC, Alonso teve uma excelente largada. Quarto colocado no grid, ele pressionou Hamilton e Vettel e, por dentro, assumiu a liderança. Massa também largou bem e ganhou uma posição, correndo em quinto. No entanto, logo na primeira curva houve confusão.

Vitantonio Liuzzi perdeu o controle de sua Hispania, deslizou pela grama e seu carro acertou em cheio a Renault de Vitaly Petrov. Nico Rosberg (Mercedes) e Rubens Barrichello (Williams) também se envolveram no acidente, mas o alemão teve pior sorte e abandonou. O brasileiro foi para os boxes. O safety car entrou na pista.

Bruno Senna escapou, mas como teve que desviar dos vários carros envolvidos na batida, perdeu várias posições. O brasileiro, que largou com pneus médios, mudou sua estratégia de corrida e fez uma parada nos boxes, colocando pneus macios.

Na quinta volta, Massa rodou ao disputar a quinta posição com Webber. Houve um toque entre os dois carros, e o australiano teve a parte dianteira de sua Red Bull danificada. Ele não conseguiu levar o carro aos boxes, pois escapou da pista, bateu e abandonou.

Vettel deu o troco em Alonso na Curva di Lesmo. O atual líder do Mundial fez uma bela ultrapassagem e logo abriu vantagem. Enquanto isso, a briga pelo terceiro lugar era intensa. Schumacher e Hamilton travaram um belo duelo; na 12ª volta, o inglês chegou a ultrapassar, mas o alemão não demorou para retomar sua posição. Quem se aproveitou foi Jenson Button. Aos poucos, ele se aproximou da disputa e ultrapassou os dois.

Após a primeira parada nos boxes do pelotão de frente, Hamilton enfim conseguiu ultrapassar Schumacher na 27ª volta, assumindo o quarto lugar. Na segunda troca, quando foram colocados pneus médios, Alonso perdeu rendimento e foi ultrapassado por Button.
Nas últimas voltas, com Vettel tranquilo na ponta, o destaque ficou com Bruno Senna. Depois de uma boa disputa com Sébastien Buemi, o brasileiro ultrapassou a Toro Rosso do suíço e conquistou a nona posição.

A próxima etapa da temporada será o GP de Cingapura, no dia 25 deste mês.

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO FINAL DO GP DA ITÁLIA:
1º.
Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 53 voltas

2º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 9s5

3º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 16s9

4º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 17s4

5º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 32s6

6º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 42s9

7º. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 1 volta

8º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), a 1 volta

9º. Bruno Senna (BRA/Lotus Renault), a 1 volta

10º. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 1 volta

11º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth), a 1 volta

12º. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 1 volta

13º. Heikki Kovalainen (FIN/Team Lotus-Renault), a 2 voltas

14º. Jarno Trulli (ITA/Team Lotus-Renault), a 2 voltas

15º. Timo Glock (ALE/Marussia Virgin-Cosworth), a 2 voltas

NÃO COMPLETARAM:
Daniel Ricciardo (AUS/Hispania-Cosworth)

Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari)

Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari)

Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes)

Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault)

Jérôme D'Ambrosio (BEL/Marussia Virgin-Cosworth)

Vitaly Petrov (RUS/Lotus Renault)

Nico Rosberg (ALE/Mercedes)

Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth).

Nenhum comentário:

Postar um comentário