sexta-feira, 2 de março de 2012

CAMPANHA INUSITADA CHAMA ATENÇÃO...

FONTE: Roberta Cerqueira REPÓRTER, TRIBUNA DA BAHIA.


Uma publicidade está dando o que falar. Com o título “Testadores de Camisinha”, a campanha propõe que usuários escrevam contos eróticos relatando experiências sexuais com o uso do preservativo de uma determinada marca. Com fins mercadológicos ou não, a iniciativa chama a atenção sobre uma prática que vem se tornando cada vez menos frequente.





Recentemente o Ministério da Saúde divulgou uma campanha incentivando o uso do preservativo, devido ao avanço da doença, principalmente entre os mais jovens. De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, pesquisas apontam que apenas 43% dos jovens usam a camisinha regularmente.

Dados do Boletim Epidemiológico Aids 2011 mostram que, nos últimos 12 anos, a porcentagem de jovens de 15 a 24 anos, com Aids, caiu 20,1%. Entre os gays da mesma idade houve aumento de 10,1%. Em 2010, para cada 16 homossexuais dessa faixa etária vivendo com Aids, havia 10 heterossexuais. Essa relação, em 1998, era de 12 para 10.

Para o presidente da Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis, seção Bahia, Roberto Fontes as pessoas perderam o temor em relação às DSTs e muitos descuidaram em relação à prevenção. “Com o advento do coquetel para o tratamento da aids, as pessoas sabem que é possível conviver com a doença e parecem não ter mais o mesmo medo de antes”, opina.

Fontes lembra ainda que existem diversos efeitos colaterais, no uso deste conjunto de medicamentos. “Quem faz uso deste coquetel, pode ter ganho de gordura localizada, além de diabetes, problemas cardíacos e outras complicações, ou seja, não é fácil conviver com esta doença”, lembra.

O crescimento da doença entre o público jovem é uma tendência mundial, conforme o Relatório do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids). O estudo aponta que, em 2010, houve mais de sete mil novas infecções por dia em todo o mundo, sendo 34% em jovens de 15 a 24 anos.

O médico ginecologista e obstetra chama a atenção ainda para a ocorrência maior de outras doenças, devido ao não uso do preservativo. “Estamos vivendo uma epidemia de sífilis, atualmente”, destaca Fontes.

A empresa DKT do Brasil, detentora da marca Prudence, lançou no dia 01 de março a 4ª edição da campanha “Testadores de Camisinhas Prudence”. O concurso vai selecionar 100 pessoas para ganhar o título, recebendo toda a linha de produtos da marca, além de lançamentos de uma série de brindes exclusivos, tudo para destacar o “testador oficial” como porta voz da marca de preservativos.

Apesar do título da publicidade, a empresa ressalta que os produtos ofertados aos vencedores do concurso não estão em fase de testes. “São produtos já homologados e prontos para irem às ruas, mas aproveitamos a fase de pré-lançamento para investir nessa ação”.

OBRIGATORIEDADE NOS PRONÔS.

A obrigatoriedade do uso de camisinha por atores pornôs está sendo discutida nos Estados Unidos. No início do ano, um grupo começou a circular com petições, entre moradores de Los Angeles, para que os atores sejam obrigados a usarem os preservativos durante as cenas.

A regra exigiria que os produtores de filmes pornôs tivessem uma licença da secretaria de Saúde de Los Angeles para poder filmar. Quem não tiver a licença ou desrespeitar o uso da camisinha pode ter de pagar multa. Também seriam feitas vistorias surpresas nos cenários de filmagem, assim como acontece em restaurantes.

No fim de 2010, a indústria pornô de Los Angeles ficou parada por causa do teste positivo do ator Derrick Burts. O artista, que na época tinha 24 anos, disse que se sentia seguro contra o HIV por fazer testes regulares antes de atuar em produções heterossexuais, como é padrão na indústria de filmes pornográficos nos Estados Unidos, e por usar camisinhas nas filmagens com relações homossexuais. Apesar disso, Burts foi infectado pelo vírus da Aids.

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