sexta-feira, 2 de março de 2012

DOENÇA PODE TER MATADO CANDIDATO A PM...

FONTE: Mariacelia Vieira REPÓRTER, TRIBUNA DA BAHIA.


Médico da Polícia Militar que atendeu Adailton Lopes Pessoa, 29 anos, aposta na síndrome de rabdomiólise, para explicar a morte do candidato aos quadros da PM. Durante coletiva realizada no auditório do Quartel dos Aflitos, na tarde de ontem, o major Marcos Nolasco, 51 anos, afirmou que ao cair na pista onde se realizava o exame, o rapaz não perdeu os sentidos “se recuperando totalmente em 15 minutos”. Ao ser atendido no Hospital São Jorge, após passar mal quando aguardava o banho, “apresentava o número de enzimas no sangue mil vezes maior do que o normal”, como sustentou o oficial.

O candidato a soldado Adailton Lopes Pessoa, 29 anos, morreu depois de realizar testes de aptidão para ingressar na Polícia Militar da Bahia. A vítima teve uma fadiga na terça-feira, quando faltavam 400 metros para encerrar a prova der 2.400 m em 13 minutos. Retornou no dia seguinte para a re-teste, conforme permite o Edital. “Eu fazia o mesmo teste a título de promoção e estava próximo a Adailton quando ele caiu.

O atendimento foi imediato, dado pelo Major Nolasco que coincidentemente participava com o rapaz do exame, a título de promoção, e o colega Paulo Vitório. O rapaz teria alegado, inclusive, falta de alimentação, para explicar a fraqueza. “Foi oferecido água e Gatorate e depois ele desistiu, deixando o local sem qualquer problema”, relatou o oficial.

O major informou também que em contato com familiares soube que o candidato tinha hábito de exercícios físicos e frequentar academia. Disse também que foram aceitos os exames apresentados por ele e durante a avaliação realizada no dia 27, Adailton foi aprovado pelo médico da PM. “Os exames eram recentes, de janeiro, e obedeciam aos critérios determinados pela PM”.

Sobre o fato de o candidato ter sido levado de viatura ao hospital, Nolasco explicou que “tínhamos todo o aparato de emergência na área do exame, na Vila Militar. O rapaz desmaiou no banheiro quando aguardava o momento de tomar banho. Todo o material disponibilizado naquela área tinha sido recolhido, inclusive a ambulância, já que os exames tinham sido finalizados”, argumentou.

RABDOMIÓLISE - Sobre a desconhecida síndrome, o major-médico explicou que é uma síndrome que mata 25 mil pessoas/ano nos Estados Unidos. No Brasil ainda não existe estatística. É uma síndrome que se caracteriza por destruição muscular, com liberação de conteúdo intracelular na circulação sanguínea. Os laudos que apontarão a causa da morte do candidato ainda não foram liberados pela Polícia Técnica e a PM não divulgou datas prováveis para isso. (MV).

Nenhum comentário:

Postar um comentário