domingo, 4 de março de 2012

REMÉDIO PARA CÂNCER DE PRÓSTATA MOSTRA BOA SOBREVIDA EM ESTUDO...

FONTE: DE SÃO PAULO (www1.folha.uol.com.br).


Um novo remédio oral para câncer, com um inédito mecanismo de atuação, mostrou resultados animadores em pesquisa americana.

A fase final do estudo foi apresentada em um congresso de oncologia em San Francisco, nos EUA, em fevereiro.

Batizado temporariamente de MDV3100, o medicamento foi testado em cerca de 1.199 pacientes com câncer avançado que tiveram pouco sucesso com outras linhas de tratamento.

Segundo o oncologista Fernando Maluf, do Hospital São José, o remédio mostrou o maior ganho de sobrevida já visto: quase cinco meses em comparação com o grupo que recebeu placebo. Ele ainda reduziu as mortes em 37%.

O medicamento também conseguiu diminuir o ritmo de crescimento da doença e os níveis da proteína usada para diagnostir o câncer em 54% (no grupo-controle, essa redução foi de 1,5%).

Com os resultados, os cientistas pararam o estudo para que o grupo-controle também tivesse acesso à droga.

Diferentemente dos outros remédios disponíveis no mercado, a nova droga bloqueia a entrada de hormônios masculinos dentro da célula tumoral. Os hormônios alimentam o tumor, fazendo com que ele cresça.

"É como um porteiro que barra a entrada do ladrão --nesse caso, o remédio impede a ligação do hormônio a seu receptor", explica Maluf.

Os efeitos colaterais foram amenos e incluíram fadiga, diarreia e ondas de calor.

A droga ainda não foi aprovada nos EUA, mas o oncologista diz acreditar que ela seja lançada comercialmente em até um ano e meio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário