FONTE: Do UOL, em Foz do Iguaçu (PR) (noticias.uol.com.br).
Em menos de uma semana, uma adolescente e um garoto foram vítimas de queimaduras provocadas pelo uso do narguilé --também conhecido como cachimbo d'água--, em Foz do Iguaçu, a 636 km de Curitiba.
A criança, um menino de três anos, morreu na última sexta-feira (19) com queimaduras em 95% do corpo. A adolescente de 16 anos, que teve 70% do corpo queimado na noite de sábado (20), foi socorrida e levada de avião ao Hospital Evangélico, em Curitiba, onde permanece internada em estado grave na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
Conforme relato de familiares, a adolescente estava com amigos na frente da casa da avó, no Jardim Maracanã, área central de Foz do Iguaçu, e ao se movimentar, esbarrou em uma garrafa com álcool deixada próxima ao cachimbo e foi atingida pelas chamas. O álcool foi comprado em um posto de gasolina.
Socorristas do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma (Siate) foram acionados e encaminharam a jovem ao Hospital Municipal de Foz do Iguaçu, em estado grave. No domingo (21) à noite, ela precisou ser transferida para Curitiba.
O outro caso, envolvendo o garoto, ocorreu na última quarta-feira (17). O menino estava com a mãe e um tio próximo ao narguilé que acabou explodindo quando os familiares foram acender o cachimbo com álcool. Ambos os casos estão sob investigação do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crime, em Foz do Iguaçu.
Uso comum.
O uso do narguilé é comum entre os jovens de Foz do Iguaçu, cidade que tem a segunda maior colônia árabe do Brasil, com cerca de 12 mil imigrantes e descendentes, depois da de São Paulo. Os brasileiros acabaram assimilando o hábito de fumar o cachimbo, bastante difundido nos países do Oriente.
Cachimbo coletivo que passa de mão em mão, o narguilé tem uma base onde é colocada água. O bico fica na ponta de uma mangueira e o fumo usado é aromatizado.
Na tentativa de fazer um alerta aos pais, comerciantes e responsáveis, a Vara da Infância de Foz do Iguaçu chegou a emitir um ofício para lembrar que o narguilé causa dependência. No documento também consta a informação de que crianças e adolescentes podem ser recolhidas das ruas caso sejam flagradas fumando o cachimbo. Maiores de 18 anos podem ser responsabilizados caso estejam acompanhados de menores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário