terça-feira, 23 de outubro de 2012

PESQUISA MOSTRA DIFERENÇA DE PREÇOS ENTRE SUPERMERCADOS DE 20 CIDADES...


FONTE: Com informações da Agência Brasil, TRIBUNA DA BAHIA.

          

Os consumidores devem fazer pesquisa em mais de 2 supermercados antes de fazer as compras. A orientação é da coordenadora da pesquisa do Guia de Preços de Supermercados, elaborado pela Associação de Consumidores ProTeste, Michele Marques.

“O consumidor que se torna fiel a um estabelecimento pode pagar mais caro. Às vezes, é só atravessar a rua para encontrar preços mais baixos para os mesmos produtos que está acostumado a comprar, sem deixar a marca que gosta”, afirma.

A pesquisa da Associação de Consumidores ProTeste foi feita em supermercados de 20 cidades de 14 estados.

Esse levantamento de preços foi realizado com base em uma cesta composta por 104 produtos com marcas líderes de venda, encontrados nas categorias mercearia, higiene e limpeza, perecíveis, hortifruti, entre outras.

São Paulo foi a cidade onde se encontrou a maior diferença entre o supermercado mais barato e o mais caro. Segundo a pesquisa, o consumidor pode economizar, em um ano, R$ 1.706,20, se optar por comprar no supermercado mais barato.

A cidade onde a diferença se mostrou menor foi Niterói, no Rio de Janeiro, representando uma economia anual de R$ 153,56 .

Em Salvador, a diferença entre o supermercado mais barato (Atakarejo - Av. Tiradentes, 88) e o mais caro (Hiperideal - R. Marquês de Caravelas, 171) foi de R$ 902,28, nos gastos feitos por ano.

A ProTeste também pesquisou uma cesta com 90 produtos, com as marcas mais baratas encontradas no estabelecimento. Nesse caso, foram excluídos carne, frutas, verduras e legumes.

No caso dessa segunda cesta, a maior diferença de preços foi encontrada em Salvador, o que representa uma economia anual que pode chegar a R$ 1.684,34. A menor diferença foi em Niterói (R$ R$ 222,46).

O levantamento envolveu 1.196 pontos de venda, distribuídos entre hipermercados, supermercados, hard discount, lojas de conveniência e mercados virtuais, totalizando cerca de 230 mil preços recolhidos e analisados.

Segundo a ProTeste, os locais de abrangência da pesquisa respondem por 90% do faturamento de supermercados de todo o país, de acordo com os dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

A escolha dos estabelecimentos visitados foi feita com base em dados do ranking de faturamento do setor de autosserviço disponibilizado pela Abras em 2012. Nesse ranking, estão as 500 maiores empresas do segmento, que respondem atualmente por 75% do volume de vendas.

Confira as dicas da ProTeste para a compra de alimentos:

-- Elabore uma lista de compras e evite levar outros produtos por impulso.

-- Pesquise os preços em mais de 2 supermercados.

-- Evite fazer toda a compra do mês em um único estabelecimento.

-- Fique atento aos dias em que há promoção de produtos específicos nos supermercados, como frutas e verduras.

-- Leve uma calculadora para conferir se o preço de produtos com embalagem maior sai realmente mais barato do que levar mais de um em embalagens menores.

-- Evite ir ao supermercado com fome e levar crianças, que podem estimular compras de itens supérfluos.

-- Os produtos à altura dos olhos nas prateleiras costumam ser mais caros. Verifique os produtos na parte de baixo das prateleiras.

-- Evite formar estoques grandes de produtos, que podem perder o prazo de validade.

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