segunda-feira, 8 de outubro de 2012

VEJA COMO EVITAR A QUEDA DE CABELO...


FONTE: O dermatologista Fernando Passos de Freitas explica quais são as principais causas e dá dicas de como evitar a perda dos fios, TRIBUNA DA BAHIA.

A queda de cabelo pode ter como causa diversos fatores. Oleosidade excessiva, estresse, dermatite seborréica, mudanças hormonais e calvície são alguns deles.

A perda excessiva, normalmente, só é notada, quando a pessoa começa a encontrar os fios espalhados pelo chão, no travesseiro, nas roupas e, principalmente, na escova ou pente, após pentear os cabelos.

Se estão caindo mais de 150 fios por dia, é bom procurar ajuda médica.

De acordo com o dermatologista Fernando Passos de Freitas (CRM-106.504), momentos de estresse, preocupação, ansiedade e depressão podem interferir na saúde do cabelo, causando a queda.

“O cabelo pode perder seu aspecto saudável por diversos motivos. Entre eles, podemos citar as alterações nutricionais, as manifestações genéticas, irregularidades hormonais e as inflamações no couro cabeludo. Exposição excessiva ao sol ou à fumaça dos cigarros também pode comprometer a saúde dos fios”, explica o dermatologista.

São inimigos do cabelo:

-- A alopécia areata é uma doença que causa a perda de pelos em áreas bem delimitadas do corpo, em geral, de forma arredondada ou oval

-- A depender do nível, o estresse pode afetar o estado do couro cabeludo, causando excesso de oleosidade nesta região

-- Alergias a processos químicos como tinturas e escovas progressivas

-- Desequilíbrios hormonais, causados por doenças como diabetes, hipotireoidismo e ovários policísticos, também podem deixar os cabelos pesados e oleosos

A melhor maneira de evitar a perda excessiva de cabelos é buscar ajuda especializada, pois somente um diagnóstico médico poderá identificar as causas da queda.

“A principal orientação é procurar um especialista o mais rápido possível para iniciar uma investigação. Existem variados tratamentos, com xampus, loções, medicamentos de uso oral, intradermoterapia ou mesoterapia capilar, tratamentos com feixes de luz vermelha e infra-vermelha – LED, que podem ajudar a amenizar a perda excessiva”, explica o dermatologista Fernando Passos de Freitas.

Algumas mudanças simples na rotina podem evitar a queda de cabelo. Por exemplo, lavar e secar o cabelo da maneira correta contribuiu para manter os fios fortes e hidratados.

Conheça alguns cuidados.

Ao lavar o cabelo - As lavagens diárias não são contraindicadas. O correto é lavar o cabelo, regularmente, com água morna. Deve-se usar um condicionador fortalecedor que combine com o tipo de cabelo.

Ao usar o secador - O uso de secadores em altas temperaturas deve ser evitado. Ao secar o seu cabelo, o recomendável é manter uma distância de 30 centímetros, o que reduz a agressão ao couro cabeludo e aos próprios fios.

Escolha do xampu - É importante escolher um xampu que não agrida os fios e que mantenha as condições naturais do cabelo. Os xampus que possuem o ph igual a 5 não retiram a oleosidade natural dos fios.

Alimentação - A dieta adequada deve ser rica em proteínas e pobre em carboidratos. São indicadas carnes magras, principalmente peixes, que possuem ação antioxidante.

“Para manter os cabelos saudáveis, pode-se aderir à suplementação com biotina (vitamina B). Os oligoelementos, como zinco, cobre e selênio, ajudam na constituição adequada dos fios. Por isso, é importante consumir nozes, amêndoas ou castanha-do-pará”, recomenda o médico.

Escova de cabelo - As escovas com pinos que apresentam bolinhas de massagem na ponta são as mais indicadas, pois protegem o couro cabeludo e facilitam na hora de desembaraçar.

Exércícios físicos - Fazer qualquer atividade física ajuda a liberar as endorfinas que diminuem o estresse e previnem a queda de cabelo.

Chapinha - A chapinha não deve ser utilizada se os fios estiverem molhados. Não secar o cabelo direito e passar a chapinha pode queimar o cabelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário