FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.
Desde 2011, a Bayer HealthCare já lançou sete aplicativos, todos gratuitos.
De acordo com Andrea Forlenza, diretora da empresa, "há um potencial incrível para uso de celulares e aplicativos móveis no sentido de envolver as pessoas com as questões de sua saúde e bem-estar de uma nova maneira, para ajudá-los a cuidar melhor de si e, especialmente, para gerenciar as condições crônicas como, por exemplo, o diabetes".
Diabetes.
O aplicativo GlicoCare para iPhone, iPod e iPad é voltado para o acompanhamento do diabetes. A ferramenta facilita o controle das medições de glicose diárias, oferece dicas para uma vida saudável, registro das refeições diárias, programa lembretes e anotações do dia-a-dia.
O aplicativo tem o objetivo de facilitar o cotidiano dos cuidadores e pacientes com diabetes, contribuindo para os cuidados e atenção com a doença. Até novembro, já foram feitos mais de 4.200 downloads.
Contracepção.
O aplicativo gratuito “Hora da Pílula” – exclusivo para iPhone e iPad – ajuda as mulheres a lembrarem de tomar o anticoncepcional no horário certo. Após instalar o aplicativo, a mulher coloca dia e horário em que começou a tomada da cartela de pílulas.
A cada dia, no mesmo horário, ela recebe um alerta para não se esquecer de tomar o medicamento. Junto com o alerta, aparece a animação de um passarinho que retira uma pílula da cartela virtual. O aplicativo já conta com quase 115 mil downloads.
Endometriose.
O aplicativo “Meu Diário Mensal” tem o objetivo de facilitar a coleta e organização de informações relacionadas ao ciclo menstrual, como dor, impactos na rotina diária e padrão de sangramento.
O aplicativo é gratuito para iPhone e iPad e conta com um sistema simples para ajudar a usuária com informações como:
-- Calendário para a anotação diária dos sintomas
-- Escala visual analógica para medir a intensidade da dor
-- Anotações da intensidade de sangramento
-- Escalas deslizantes para medir o impacto de sintomas menstruais nas atividades diárias
-- Gráfico da dor local e apresentação gráfica detalhada de todos os dados gravados para correlacionar e comparar os episódios de dor e sangramento
-- Relatórios mensais que podem ser exportados para discussão com o médico
Esclerose Múltipla.
O Serviço de Apoio Betaplus, da Bayer, conta agora com mais uma ferramenta no apoio aos pacientes com esclerose múltipla, cadastrados no programa, que utilizam smartphones e tablets.
É o aplicativo iBetaplus, que ajuda o paciente a lembrar sobre o dia e horário das aplicações do tratamento, em dias alternados, e acompanhamento dos locais que foram realizadas as aplicações.
Gravidez.
Gestantes e mulheres que querem engravidar podem baixar o aplicativo “Gravidez Semana a Semana” que acompanha com detalhes o desenvolvimento do bebê e dá dicas sobre as transformações que ocorrem no corpo da mulher durante a gestação. Disponível apenas para iPad e já obeteve mais de 8.500 downloads.
Profissionais de saúde.
O laboratório desenvolveu o “Universo Médico Mobile”, um aplicativo para celulares (iPhone e Android) e tablets (iPad), que é o primeiro bulário gratuito em português em que os usuários podem ter acesso a todas as bulas de medicamentos disponíveis no mercado brasileiro.
Além disso, informações científicas, artigos médicos, aulas, consulta ao código internacional de doenças, 18 calculadoras médicas e atlas do corpo humano, também estão disponíveis no “Universo Médico Mobile”. Mais de 80 mil profissionais de saúde já baixaram o aplicativo.
Calculadora Síndrome Mão-pé.
A calculadora de risco foi desenvolvida a partir de um estudo que estima o risco de reação de pele tipo mão-pé (SMP) em pacientes em um tratamento específico para Carcinoma de Células Renais Avançado.
Disponível para iPad, essa ferramenta permite ao profissional de saúde estimar o risco de SMP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário