terça-feira, 11 de dezembro de 2012

CORINTHIANS E FLU SÃO OS BRASILEIROS ESCOLHIDOS COMO CABEÇAS-DE-CHAVE PARA A LIBERTADORES 2013...


FONTE: Do UOL, em São Paulo (esporte.uol.com.br).


Fluminense, campeão brasileiro, e Corinthians, atual campeão da competição, são os times brasileiros escolhidos pela Conmebol para serem cabeças-de-chave da Copa Libertadores-2013. O sorteio dos grupos da competição só será realizado no próximo dia 21 de dezembro, às 12h (horário de Brasília).

Além do Corinthians e Fluminense, o Brasil também contará com outros quatro representantes na competição. Palmeiras, que conquistou vaga ao ser campeão da Copa do Brasil de 2012, Atlético-MG, Grêmio e São Paulo - segundo, terceiro e quarto colocados no Brasileiro, respectivamente - também estarão na competição sul-americana.

Os outros times cabeças de chave da Libertadores serão: Arsenal de Sarandí e Vélez Sarsfield (da Argentina), Barcelona de Guayaquil (do Equador), Deportivo Lara (da Venezuela), Independiente Santa Fe (da Colômbia) e Sporting Cristal (do Peru). Ainda faltam três vagas da Libertadores a serem definidas.

Os cabeças-de-chave têm como vantagem na Libertadores o fato de não encarar na fase de grupos os campões nacionais de Brasil, Argentina, Colômbia, Peru, Equador e Venezuela. Além disso, dois dos três últimos jogos da fase de grupos serão decididos na casa dos cabeças-de-chave.

A posição privilegiada na competição era, até 2010, ocupada apenas por times de Brasil e Argentina, mas após protestos de equipes de outros países sul-americanos o cenário mudou. Com representantes de Equador, Venezuela, Colômbia e Peru como cabeças-de-chave, a Libertadores-2013 poderá contar com grupos "da morte".

Apesar de ser difícil a possibilidade de dois brasileiros caírem no mesmo grupo na primeira fase da competição, assim como a chance de dois times argentinos se enfrentarem logo no início da Copa, por determinações de sorteio, o clássico sul-americano está garantido. Isso porque, juntos, somam 11 vagas na Libertadores.

Mas, assim como ocorreu em 2012, é possível haver mais de um brasileiro ou mais de um argentino em um único grupo da Libertadores. Fluminense, Santos e Internacional que o digam. Os brasileiros encararam grupos fortes na edição deste ano da competição sul-americana. Santos e Internacional tiveram que se enfrentar logo na primeira fase e o Fluminense teve pela frente os argentinos Boca Juniors e Arsenal de Sarandí logo de cara.

Neste ano, caso o São Paulo passar pela pré-Libertadores, poderemos ter um clássico paulista ainda na frase de grupos da competição. Já que o Corinthians é cabeça-de-chave da competição e que as vagas da pré-Libertadores, no sorteio, não são determinadas por país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário