segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

VEJA O QUE REVISAR NO CARRO ANTES DE PEGAR A ESTRADA NO FERIADO DE NATAL...


FONTE: Noemi Flores, TRIBUNA DA BAHIA.

  A Confederação Nacional do Transporte (CNT), em recente pesquisa (16ª edição da Pesquisa CNT, publicada em outubro passado), aponta que mais de 30% das rodovias baianas são consideradas ruins ou péssimas. Esse dado mostra uma piora das estradas baianas com relação ao ano passado (2011), quando 21,2% delas no estado tinham a mesma avaliação.

Mais uma razão para quem vai pegar a estrada de carro ter cuidado redobrado com o veículo. A Polícia Rodoviária alerta para que inspecionem os carros antes da viagem, mantenham a cautela em virtude do intenso movimento e também devido a problemas que possam enfrentar nas estradas mal conservadas.

As oficinas da cidade recebem muitos carros nesta época, para revisão geral do veículo, o que é fundamental para uma viagem segura. Conforme o mecânico Josenaldo Bastos dos Santos, “se o carro não tiver calibragem da pressão e alinhamento de rodas pode se acidentar na estrada”, alerta. Por isto, os cuidados com os pneus são fundamentais para quem vai pegar a estrada.

O mecânico complementa que os pneus desregulados podem provocar sérios acidentes, sendo de suma importância que o motorista antes de viajar leve o carro na oficina para uma revisão nos pneus rodantes e também no estepe. Santos explica que o balanceamento dos pneus, além de ser desconfortável desgastam a mecânica do veículo.

Na avaliação do mecânico Odilon Ferreira, tanto o motor como o câmbio são peças fundamentais do carro e devem sempre passar por revisão geral para terem um funcionamento silencioso sem barulho de peças móveis. “Eles não podem ter vazamentos de óleo nas mangueiras e radiador, para evitar superaquecimento”, sugere.

As correias também estão entre as peças principais, segundo o mecânico, e devem ser substituídas mais ou menos após 40 a 50 mil km percorridos pelo carro, conforme esteja estipulado no manual do carro. Além disto, ele chama a atenção para rolamentos móveis do motor, que tencionam e rolam as correias, e também os rolamentos de roda, de embreagem e câmbio.

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