sexta-feira, 16 de abril de 2010

CORDEC CONFIRMA 31 MUNICÍPIOS EM ESTADO DE EMERGÊNCIA NA BAHIA...

FONTE: Thiago Pereira, TRIBUNA DA BAHIA.
A Defesa Civil do Estado (Cordec) confirmou nesta sexta-feira (16) que as chuvas que atingiram a Bahia entre os meses de março e abril fizeram com que 31 municípios entrassem em estado de emergência. Somente este mês, 20 prefeituras decretaram estado de alerta devido aos estragos provocados pelo clima instável.
No entanto, segundo a Cordec, apenas dez municípios tiveram seus decretos homologados pelo Estado, o que permite a contratação de serviços sem a realização prévia de licitações. Os municípios que sofreram com as chuvas dos últimos dias ainda não tiveram a situação de emergência reconhecida pelo governo.
Até o momento, os municípios de Apuarema, Cairu, Candeias, Cícero Dantas, Feira de Santana, Gandu, Governador Mangabeira, Itagimirim, Itamaraju, Itamari, Itanhém, Itapetinga, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Medeiros Neto, Nova Viçosa, Nazaré, Potiraguá, Prado, Ribeira do Pombal, Ruy Barbosa, Santa Cruz da Vitória, Santo Amaro, São Sebastião do Passe, Simões Filho, Teolândia, Vera Cruz, Dias D´Ávila, Wenceslau Guimarães, Saubara e Salvador decretaram estado de emergência.
Destes, somente 20 contabilizaram os prejuízos causados pelas chuvas desde o início de 2010. São 7.454 desalojados, 3.249 desabrigados, 379 feridos e enfermos e cinco mortes. O total de pessoas afetadas é de 169.297. O número também inclui quem teve a rotina prejudicada pela chuva, a exemplo dos que não puderam ir à escola, ao trabalho, ou deixaram de exercer suas funções cotidianas.
De acordo com a Cordec, as situações mais graves são nos municípios de Salvador, Dias D’Ávila, Lauro de Freitas, Prado. Devido à topografia e a densidade demográfica, a capital baiana é o município mais abalado com as fortes chuvas. São 534 desalojados, 215 desabrigados, 28 feridos e dois mortos, tendo um total de afetados de 5.120 pessoas. Segundo dados do boletim pluviométrico da Capital, as chuvas alcançaram 211 milímetros em apenas 24 horas, mais da metade do esperado para o mês, que seria de 323 milímetros.
Em Dias D’Ávila os dados são de 700 pessoas desalojadas, 100 desabrigadas, 300 deslocadas, 10 enfermos, 15 levemente feridos e mais de 1000 residências danificadas, além de 30 construções públicas danificadas e duas comunitárias. Já em Lauro de Freitas os números de desalojados chegam a 1000, desabrigados são 1050 e feridos e enfermos contabilizam três. A Defesa Civil dessas duas localidades registram ocorrências a todo o momento.
Na última quinta-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva liberou, por meio de Medida Provisória, R$ 150 milhões para ações emergenciais de combate aos efeitos provocados pela chuva. O dinheiro deve ser destinado a cidades amplamente prejudicadas, como Lauro de Freitas, Santo Amaro da Purificação e Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário