sábado, 3 de abril de 2010

NOVE GOVERNADORES RENUNCIAM PARA SE CANDIDATAREM PARA SENADORES...

FONTE: *** CORREIO DA BAHIA.

Oito governadores deixaram os cargos para poderem se candidatar para Senadores nas eleições deste ano. O número sobe para nove com o Amapá, onde a troca de governo está marcada para o sábado (3). Os governos foram os de Mato Grosso, Paraná, Rondônia, Amazonas, Piauí, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio Grande do Norte, onde os titulares passaram os cargos para os vices.
Governadores que deixaram os cargos: no Piauí, Wellington Dias (PT), assumiu o vice, Wilson Martins (PSB). Pelo mesmo motivo, em Mato Grosso, Blairo Maggi (PR) transmitiu o cargo para o vice, Sival Barbosa (PMDB). Antonio Anastasia (PSDB) assumiu o governo de Minas Gerais no lugar de Aécio Neves (PSDB). José Serra despediu-se do cargo na quarta. Nesta sexta (2), deve assumir o vice, Alberto Goldman (PSDB).
Ainda no mesmo dia, Ivo Cassol (PP) renunciou ao governo e o novo governador do estado é João Cahulla (PPS). No Amazonas, Eduardo Braga (PMDB) deixou o governo e transmitiu o cargo para Omar Aziz (PMN). Wilma de Faria (PSB) renunciou ao governo do Rio Grande do Norte na quarta e transmitiu o cargo ao vice, Iberê de Souza (PSB). O governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), transmitiria o cargo ao vice, Orlando Pessuti (PMDB).
No sábado (3), o governador do Amapá, Waldez Goés (PDT) deixa o cargo para o vice, Vice Pedro Paulo Dias de Carvalho (PP). Goés disputará o Senado. Luiz Henrique da Silveira (PMDB) renunciou ao governo de Santa Catarina na semana passada. No lugar dele assumiu o vice, Leonel Pavan (PSDB).
REELEIÇÃO.
Doze governadores que estão no primeiro mandato permanecem nos cargos para disputar a reeleição: Roseana Sarney (PMDB-MA), Carlos Henrique Gaguim (PMDB-TO), Yeda Crusius (PSDB-RS), Sérgio Cabral (PMDB-RJ), André Puccinelli (PMDB-MS), Teotônio Vilela Filho (PSDB-AL), José Maranhão (PMDB-PB), Ana Júlia Carepa (PT-PA), Marcelo Déda (PT-SE) e Jaques Wagner (PT-BA); Eduardo Campos (PSB-PE) e Cid Gomes (PSB-CE).
NÃO VÃO SE CANDIDATAR.
Dentre os governadores, Paulo Hartung (PMDB), do Espírito Santo, Alcides Rodrigues (PP), de Goiás, e Binho Marques (PT), do Acre, não devem se candidatar. Binho Marques está no primeiro mandato e poderia se candidatar à reeleição. A assessoria de imprensa do governo informou, no entanto, que ele não disputará nenhum cargo e cumprirá o mandato até o fim.
Há cerca de dez dias, Hartung anunciou que permanecerá no cargo até o fim de seu mandato. O peemedebista, que está no segundo mandato e não pode se candidatar à reeleição, era cotado para disputar o Senado e, para isso, teria que renunciar ao governo até o início de abril.
Na mesma situação está o governador de Goiás, Alcides Rodrigues (PP), que anunciou a intenção de cumprir seu segundo mandato até o fim, de acordo com sua assessoria de imprensa.

*** As informações são do G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário