quarta-feira, 21 de abril de 2010

O CIÚME PODE CEGAR...

FONTE: *** oqueeutenho.uol.com.br
Ciúme realmente é um sentimento que cega as pessoas. Uma pesquisa demonstrou que as mulheres ciumentas são tão distraídas pela sensação que podem não conseguir focar seus pensamentos quando necessário.
Os pesquisadores da Universidade de Delaware, EUA, sugerem que os resultados de seu estudo revelaram algo profundo como a percepção: ao que parece as emoções podem literalmente afetar a visão.
A pesquisa – publicada no periódico Emotion – e comandada por Jean-Philippe Laurenceau observou, em um experimento feito em laboratório, as respostas ao ciúme em relacionamentos heterosexuais de casais em relações românticas.
EXPERIMENTO SEPAROU OS CASAIS.
Casais de diferentes idades foram postos em frente a computadores, e separados fisicamente. Inicialmente homens e mulheres deveriam executar uma ação de identificar determinadas figuras e ignorar outras.
Enquanto o primeiro experimento acontecia os pesquisadores interromperam as ações e anunciaram que os homens deveriam também ver e classificar, em termos de atratividade e beleza, uma série de imagens de mulheres (e que não apareceriam nas telas das companheiras).
Ao final do experimento a conclusão foi que as mulheres com maiores níveis de ciúmes, identificadas através de questionários, passaram a não conseguir se concentrar em suas tarefas de seleção de imagens, com níveis de erros assustadores, após saberem que seus parceiros olhavam com atenção fotos de outras mulheres. Isso foi chamado pelos pesquisadores de “cegueira induzida pela emoção”.
Por enquanto os resultados não foram observados nos homens. E esse é o próximo passo, dizem os pesquisadores: fazer o paralelo da mesma emoção entre homens e mulheres.

*** com informações da University of Delaware.

Nenhum comentário:

Postar um comentário