sexta-feira, 29 de outubro de 2010

ESPECIALISTA DIZ QUE GEL ANTICONCEPCIONAL É UMA PROMESSA VIÁVEL...

FONTE: GABRIELA CUPANI, DE SÃO PAULO (www1.folha.uol.com.br).
Cientistas americanos estão testando um gel anticoncepcional. Aplicado na pele uma vez ao dia, pode se tornar uma alternativa de contraceptivo de fácil aplicação.Testes iniciais sugerem que ele é bem tolerado. O gel tem progesterona sintética e estrogênio.
"Ele é uma promessa e é viável", diz Denise Coimbra, do grupo de reprodução humana da Universidade Federal de São Paulo. Hoje já existem hormônios em gel usados na terapia de reposição hormonal.
No entanto, o produto só foi testado em 18 mulheres, que foram seguidas por sete meses. "Esse número é pequeno e o tempo de acompanhamento também", ressalva Coimbra.
ACASO.
Considera-se que um casal tem dificuldades para engravidar só um ano depois do início das tentativas. "Portanto, o fato de as mulheres não terem engravidado em sete meses pode ser um resultado ao acaso."
Se os testes comprovarem sua eficácia, o gel pode ser uma boa saída para mulheres que não toleram os efeitos colaterais da pílula oral ou que não gostam das alternativas, como as injeções, o anel vaginal ou os adesivos.
O produto foi apresentado pela indústria Antares Pharma durante a conferência da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, em Denver, nos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário