quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

A EDUCAÇÃO...

FONTE: MOMENTO DE REFLEXÃO.
É pela educação que as gerações se transformam e aperfeiçoam. Para uma sociedade nova são necessários homens novos. Por isso, a educação desde a infância é de importância capital.
Não basta providenciar a instrução da criança. Ela deve aprender a se conduzir como ser consciente e racional. Isto é tão necessário como saber ler, escrever e contar.
É entrar na vida, armado, não só para a luta material, mas, principalmente, para a luta moral.
Para despertar na criança as primeiras aspirações ao bem, para corrigir um caráter difícil, são precisos, por vezes, a perseverança, a firmeza, uma ternura de que somente o coração de um pai ou de uma mãe pode ser capaz.
Essa tarefa, no entanto, não é tão difícil quanto se pensa, pois não exige uma ciência profunda. Grandes e pequenos a podem realizar, desde que se compenetrem do alvo elevado e das conseqüências da educação.
Bonita lição foi a ocorrida em um supermercado. A jovem mãe tinha cerca de 27 anos e o menino, uns 2. Ele se mostrava birrento, teimoso e violento. Ela, forte, serena e irredutível.
O local era uma prateleira de supermercado recheada de chocolates. O menino parecia uma fera. Queria, porque queria, cinco. Ela, firme, dizia que ele poderia levar apenas um.
Foi uma aula de maternidade. O menino gritava, chorava tão forte e doído que parecia estar apanhando.
Batia os pés, rolava no chão, ameaçava derrubar a prateleira toda. Tudo inútil.
Sem usar de violência física ou erguer a voz, a mãe o obrigava a escolher. "ou leva um só ou não leva nenhum. Vai ter de escolher."
A voz não era de quem tem raiva. Era de quem guarda certeza do que está fazendo. Mais ou menos 15 espectadores observavam o acontecimento, aglomerando-se no corredor do supermercado.
Foram dez minutos dolorosos, no final dos quais o pequeno aceitou sua derrota. Os gritos e os pontapés foram diminuindo. Por fim, ele parou com a manha, aceitou a mão da mãe e saiu do supermercado com sua única barra de chocolate.
O resto ficou lá, na prateleira. Perdeu o supermercado. Venceu a mãe. Venceu a educação.
Desde que o mundo é mundo, crianças querem porque querem, certas coisas. Muitos pais cedem, ou para não enfrentar o incômodo da birra, ou porque temem os olhares de eventual desaprovação de quem os observa.
Os que não educam os seus filhos, os verão sofrer na vida, fazer sofrer a outros e perder a chance de progresso.
São fabulosos os pais que proíbem, sem raiva, e dão o necessário, sem dar demais. A nossa sociedade tem mentalidade de supermercado. Oferece mil prateleiras com tentações e incita os imaturos a consumir mais do que precisam.
Por isso mesmo, são dignos de aplauso os casais que educam seus filhos para não consumir demais, a fazer escolhas, a crescer, a amadurecer.
***
Os espíritos que habitam os corpos dos nossos filhos vêm coabitar conosco para que os ajudemos a vencer os seus defeitos e os preparemos para os deveres da vida.
Estudemos, desde o berço, as tendências que a criança trouxe das suas existências anteriores. Apliquemo-nos a desenvolver as virtudes e aniquilar os vícios.
Que não nos detenham a fadiga, nem o excesso de trabalho.
Auxiliemos a transformação social. Transformemos a face do mundo, pelo caminho da educação.

Equipe de Redação do Momento Espírita com base em texto de autoria ignorada e o cap. 54 do livro Depois da morte, de autoria de Léon Denis, ed. FEB.

RESPONSÁVEL PELAS INFECÇÕES, ESTAFILOCOCO PREFERE SANGUE HUMANO AO DE ANIMAIS....

FONTE: GINA KOLATA, DO "THE NEW YORK TIMES" (www1.folha.uol.com.br).
Cientistas finalmente encontraram uma resposta para um dos grandes mistérios sobre uma das mais mortais bactérias, o Staphylococcus aureus. Ela ataca principalmente humanos, e não animais, e responde pela morte de cem mil norte-americanos anulamente.
Pesquisadores da Universidade Vanderbilt (em Tenessee, nos EUA) relatam que o estafilococo evoluiu para se focar em áreas específicas da hemoglobina humana, de forma a estourar a molécula e se alimentar do ferro em seu interior. As pessoas resistentes ao estafilococo, suspeitam, podem ter leves variações genéticas que ajustam as regiões da hemoglobina procurada pela bactéria, tornando-as impenetráveis ao ataque.
O estudo é parte de uma visão mais geral sobre genes e doenças. Com novas ferramentas para examinar em detalhes as leves variações genéticas, pesquisadores estão se perguntando por que algumas pessoas contraem certas doenças e outras não, e por que algumas morrem de doenças que outros simplesmente ignoram. Com o estafilococo, por exemplo, 30% da população carrega a bactéria em seus narizes, sem mostrar sinais de infecção.
Especialistas em estafilococos dizem que a descoberta, publicada na edição de 16 de dezembro da "Cell Host & Microbe", responde a muitas perguntas sobre a bactéria e indica novas direções para pesquisas. "É um trabalho impressionante", diz Frank DeLeo, chefe de patogênese bacteriana humana no Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas. "Isso está movendo toda a área para frente."
O trabalho começou em 2002, quando Eric P. Skaar era estudante de pós-doutorado e fascinado pelo estafilococo. "Essa bactéria é a pior ameaça à saúde pública", afirma ele. "Ela é a principal causa de infecções cardíacas e de pele, a principal causa de infecções em tecidos moles. É uma grande causa da pneumonia. É a causa número um das infecções hospitalares."
A bactéria pode estabelecer residência em qualquer tecido do corpo. Porém, como todos os organismos, precisa de ferro, e Skaar imaginava como ela o obtinha. A resposta, descobriu, é que a bactéria "estoura glóbulos vermelhos e agarra o ferro". Mais recentemente, como professor-associado na Vanderbilt, Skaar fez uma pergunta que ninguém jamais havia pensado em fazer: "Será que a bactéria gosta de algumas hemoglobinas mais do que outras?"
Ele criou estafilococos em laboratórios, dando-lhes sangue de diferentes animais --de camundongos a babuínos a seres humanos. Eles definitivamente preferiam sangue humano, relatou Skaar no novo artigo, mas havia também uma clara tendência: quanto mais alto o animal estava na escala evolutiva, mais a bactéria gostava de seu sangue.
Skaar e seus colegas encontraram a proteína do estafilococo que se prende à hemoglobina e descobriram que ela se agarra a segmentos da proteína sanguínea que existem especificamente em humanos. Ela pode se prender a segmentos similares em hemoglobinas animais, mas com menos avidez.
CAMUNDONGOS.
Finalmente, os pesquisadores infectaram dois grupos de camundongos. Um continha espécies comuns de laboratório, com hemoglobina normal. O outro possuía hemoglobina metade humana e metade camundongo. O resultado é que a classe com hemoglobina de humanos e camundongos teve dez vezes mais bactérias crescendo em seus órgãos.
Isso explica por que é tão frustrante estudar infecções por estafilococos em cobaias, disse Mark S. Smeltzer, da Universidade do Arkansas. Pesquisadores usam os roedores, que são baratos e prontamente disponíveis, para desenvolver tratamentos e vacinas contra a bactéria, mas sempre foi muito difícil infectá-los --os cientistas precisam injetar neles uma quantidade tão grande de bactéria que, segundo Smeltzer, "tudo acaba ficando irreal".
A quantidade era imensamente maior do que o necessário para muitas, se não a maioria, das infecções em humanos, explica ele. O novo estudo sugere, porém, uma maneira de contornar o problema: usar cobaias com hemoglobina humana.
Para Skaar, o resultado também indica uma resposta a uma das questões mais prementes sobre infecções por estafilococos em humanos: por que um terço da população tem a bactéria no nariz e não fica doente, enquanto para os outros, uma infecção por estafilococo pode ser fatal?
"Na minha opinião, essa é a pergunta mais importante sobre a bactéria atualmente", diz Skaar. Seu trabalho, segundo ele, indica a existência de fatores genéticos que determinam a suscetibilidade a infecções entre espécies. Existiriam também fatores genéticos que determinam a suscetibilidade dentro de uma espécie, a espécie humana?
O cientista está tentando descobrir: existem pequenas diferenças genéticas bem caracterizadas em hemoglobinas em meio a diferentes pessoas, e o Centro de Medicina Vanderbilt possui um banco de genes com o DNA de milhares de seus pacientes. Skaar está usando esse banco para examinar os genes da hemoglobina de todos os pacientes que tiveram infecções por estafilococos, e compará-los às sequências de genes de pacientes que não foram infectados.
Ele espera que, caso haja variações entre hemoglobinas humanas que determinem a suscetibilidade à bactéria, ele provavelmente as encontrará. Sua esperança, disse ele, é que no futuro um paciente entre num hospital e, como parte de um pré-atendimento de rotina, os médicos determinem, pela hemoglobina da pessoa, se devem se preocupar com o estafilococo ou não.
Aqueles que fossem suscetíveis receberiam antibióticos intravenosos antes de procedimentos de risco, como cirurgias. "Essa é a possibilidade mais instigante", afirmou Skaar. "Simplesmente saber que você é mais suscetível seria de grande valor."

GOVERNO LANÇA EM BRASÍLIA DOCUMENTO DE IDENTIDADE CIVIL QUE SUBSTITUI O RG...

FONTE: Camila Campanerut, do UOL Notícias, em Brasília (noticias.uol.com.br).

Em cerimônia no Ministério da Justiça, o governo federal lança nesta quinta-feira (30) o RIC (Registro de Identidade Civil) – o novo documento de identidade dos brasileiros que irá substituir o RG (Registro Geral).
O RIC irá reunir em um só cartão os números de documentos como CPF (Cadastro de Pessoa Física), carteira de trabalho, CNH (carteira nacional de habilitação), passaporte e o título de eleitor. Ele terá ainda a impressão digital do titular, foto e assinatura e contará com um sistema de tecnologia composto por microchip e os dados serão gravados a laser no documento.
No chip do RIC também estarão armazenadas informações como sexo, nacionalidade, data de nascimento, filiação, naturalidade, assinatura, órgão emissor, local de expedição, data de expedição e data de validade do cartão, que será de 20 anos.
A cerimônia conta com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Ricardo Lewandowski – cujo tribunal é parceiro do Ministério da Justiça no projeto, contribuindo com as informações presentes no cadastro eleitoral.
O Instituto Nacional de Identificação da Polícia Federal foi designado pelo Ministério da Justiça para coordenar, armazenar e controlar o cadastro único de registros para evitar a duplicidade de documentos.
O RG continua valendo até que todos os cidadãos brasileiros tenham sido recadastrados. A previsão é que a substituição seja feita ao longo de nove anos.
Na primeira etapa da implantação, dois milhões de brasileiros serão selecionados para receber o RIC. O investimento previsto para este primeiro ano é de R$90 milhões e as primeiras cidades a participarem do projeto piloto serão Brasília (DF), Hidrolândia (GO), Ilha de Itamaracá (PE), Nísia Floresta (RN), Rio de Janeiro (RJ), Rio Sono (TO) e Salvador (BA).

DE REMÉDIO A VENENO...

FONTE: Tatiana Ribeiro, TRIBUNA DA BAHIA.

Medicamentos fora da validade, sem nenhum controle das autoridades públicas e ao alcance do público. A equipe de reportagem da Tribuna flagrou, na tarde de ontem, cremes vaginais, pomadas dermatológicas, glicose, agulhas, seringas, remédios indicados para o tratamento de bactérias e infecções, diabetes, e de doenças coronarianas, jogados a “céu aberto”, numa rua de grande movimentação, a Ladeira da Fonte Nova, no centro da cidade. Além de colocar em risco a saúde das pessoas, as substâncias químicas podem causar um impacto ambiental com a contaminação do solo e da água. Entre os medicamentos ainda foram encontrados documentos que pertencem a A.Vivas Comércio de Equipamentos Eletromedicina LTDA, localizada na Rua Castro Neves, bairro de Brotas, Via Bahia Produtos Farmacêuticos, em Lauro de Freitas, cheques e recibos com o nome de Antonio Raymundo Aragão Vivas. A reportagem tentou entrar em contato com as empresas, via telefone, mas nenhum representante foi encontrado para falar sobre o descarte.
De acordo com o técnico da Vigilância Sanitária Augusto Bastos, é dever do gerador do resíduo, que pode ser uma empresa especializada, uma farmácia ou um posto de saúde, dar o destino adequado para as substâncias fora da validade ou impróprias para o consumo. “Para o consumidor não existe uma legislação especifica de onde jogar os remédios fora da validade, mas para quem fabrica e comercializa o serviço de saúde, tem de contratar uma empresa especializada para fazer a seleção desses medicamentos e o acondicionamento correto. Algumas substâncias não podem ser misturadas em hipótese alguma”. Bastos ainda declarou que a Vigilância Sanitária fiscaliza isso através do Plano de Gerenciamento de Resíduos e Serviços de Saúde e considera um crime jogar remédios fora da validade num lixo comum. “Isso é caso de polícia. Até porque toda a empresa de saúde assina um contrato que informa quem fará o tratamento dos remédios vencidos”, afirmou.

Segundo testemunhas que não quiseram se identificar, um veículo tipo caminhonete, cor preta de placa JRL 6309, foi o responsável pela descarga da mercadoria. “Só na tarde de hoje (ontem) , esse carro passou por aqui duas vezes e jogava os medicamentos na rua”, contou um homem, que preferiu o anonimato.

Dentre os remédios estão: Micozen, lote 0668693, validade 10/2009, Metronidazol, lote 08020170, validade 02/2010, Polol, lote 84152, validade 08/2010, Sulfato de Salbutamol, lote 027, validade 11/2010, Glicefor, lote 73794, validade 10/2009, Acetildor, lote 103311, validade 06/2010 e Dispositivos para Infusão Endovenosa, lote 0649, validade 10/2010. Algumas dessas substâncias, como o Glicefor e o Polol, conforme informa no verso da embalagem, estão proibidas a venda no comércio.

A Secretaria de Saúde do Município informou por meio da Assessoria de Comunicação que desconhece o fato e negou que os remédios tenham sido jogados por algum posto de saúde. Quando questionada sobre o carimbo de 'venda proibida para o comércio', foi levantada a possibilidade dos remédios pertencerem a algum representante de medicamentos.
FAZ MAL A SAÚDE E AO MEIO AMBIENTE.
O uso inadequado de substâncias químicas fora da validade pode causar desde infecções, irritações, levando até a morte. Em menos de uma hora em que os remédios estavam disponíveis ao público, pessoas foram flagradas levando a medicação para casa. No meio das caixas dos medicamentos, uma senhora com aparentemente 40 anos, que preferiu não se identificar, procurava algum remédio que servisse. “Esse creme vaginal aqui eu usava. Vou levar para casa.
Tem pouco tempo que saiu da validade e não deve fazer mal não” deduziu. O aposentado João Fonseca, que passava no local, afirmou que vai entrar em contato com as autoridades para que tome alguma providência. “Isso tem que ser tirado daqui imediatamente. Assim ele, outras pessoas, portadoras de diabetes, problemas de coração ou que necessitarem de seringas e agulhas descartáveis pode fazer uso dessa porcaria”, comparou.

De acordo com o médico Carlos Navarro, os princípios ativos das substâncias podem causar diversas reações, a depender da droga e do organismo que vai ingerir. “Isso é um perigo a população porque pode causar vários efeitos, desde uma reação alérgica, intoxicação, a alterações renais e gastrointestinais. Além da questão da validade, não pode ser descartado dessa forma. Primeiro porque a droga já tem efeito colateral, imagine quando passada da validade, perde o controle”.

Para a ambientalista Larissa Caíres, o impacto ambiental causado pelas misturas de substâncias é imensurável. O solo, a água, o lençol freático, podem ser contaminados, causando um dano ao meio ambiente e a saúde das pessoas. “São muitos os medicamentos. Pode chover e essas substâncias diluírem e se forem perigosas, o mal é maior”, afirmou.

ITÁLIA VAI BANIR SACOS PLÁSTICOS EM COMPRAS A PARTIR DE JANEIRO...

FONTE: DA REUTERS LIFE! (www1.folha.uol.com.br).

A Itália, um dos países que mais usam sacos plásticos nas compras em toda a Europa, vai proibir o uso das sacolas a partir de 1º de janeiro. Os vendedores advertem que será o caos, mas muitas lojas estão apoiando a mudança.
Os críticos italianos afirmam que as sacolas de polietileno gastam muito petróleo ao serem fabricadas, levam tempo demais para se desintegrarem, entopem canos de esgoto e se espalham facilmente tornando-se perigos ambientais.
Os italianos usam cerca de 20 bilhões de sacos por ano --mais de 330 por pessoa-- ou cerca de um quinto do total usado na Europa, de acordo com o grupo ambientalista italiano Legambiente.
A partir do próximo sábado, os vendedores estão proibidos de dar sacolas de polietileno aos compradores. Eles podem usar sacos de outros materiais, como plástico biodegradável, tecido ou papel.
Outros países europeus tentaram esquemas voluntários para cortar o uso de sacolas plásticas, como a promoção de sacos com algodão reutilizável. Em 2002, a Irlanda impôs uma taxa de € 0,15 centavos por sacola, cortando o uso em 90% em uma semana.
"Fala-se de uma revolução que já está acontecendo", disse o chefe científico do Legambiente, Stefano Ciafani, sobre a mudança para sacolas biodegradáveis.
Duas centenas de municípios entre os 8.000 da Itália já introduziram proibições próprias contras os sacos plásticos, incluindo as cidades de Turin e Veneza, afirmou Ciafani.
Muitas cadeias de supermercado começaram a usar sacolas biodegradáveis para os consumidores, mesmo que não em todo o país, diz o Legambiente em seu site.

MARIDO DEGOLA MULHER E FILHA DE ONZE MESES EM TEOLÂNDIA...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

As buscas ao agricultor Jozito Teles dos Santos, acusado de assassinar a companheira e a filha de apenas 11 meses, foram intensificadas pelos investigadores da Delegacia do município de Teolândia.
Ramile de Jesus dos Santos, de 16 anos, e a bebê Raquele dos Santos foram degoladas com uma faca tipo peixeira nesta quarta-feira (29).
O crime que chocou a população da zona rural de Teolândia, cidade próxima a Valença, ocorreu na residência do casal, localizada num trecho próximo a BR-101, após uma briga.
Ramile e Jozito estavam separados e haviam reatado há apenas uma semana.
A polícia apurou que as brigas eram constantes e Jozito, usuário de drogas, costumava agredir a adolescente.
A mãe da garota chegou a denunciar o genro às autoridades policiais após a filha ter sido surrada quando ainda estava grávida.

PROFESSOR DE MÚSICA ARGENTINO É CONDENADO A 30 ANOS DE PRISÃO POR ABUSO DE ALUNOS...


FONTE: DA FRANCE PRESSE, EM BUENOS AIRES (www1.folha.uol.com.br).
Um professor de música foi considerado culpado de abuso sexual contra cinco alunos de uma escola da periferia oeste da capital argentina, e condenado na quarta-feira (29) a 30 anos de prisão, informou uma fonte judicial.
Marcelo Pécollo, 39 anos, professor do colégio particular Raíces y Alas, no bairro de Merlo, foi denunciado em 2007 por pais de alunos que tinham entre 3 e 6 anos de idade.
Durante o julgamento, o tribunal de Morón considerou comprovados cindo dos sete casos apresentados no processo. Os meninos prestaram depoimento.
No final do julgamento, a decisão foi comemorada por Miguel Racanelli, advogado da família de um dos meninos.

PREFEITURA VAI PAGAR SALÁRIO DE DEZEMBRO ATÉ 8 DE JANEIRO...


FONTE: CORREIO DA BAHIA.

Hoje será depositado na conta o provento dos aposentados e pensionistas.
Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) divulgou ontem o cronograma de pagamento da folha de pessoal da Prefeitura de Salvador, referente ao mês de dezembro. Hoje será depositado na conta o provento dos aposentados e pensionistas.
No dia 6 de janeiro será a vez dos servidores da administração indireta (empresas, autarquias e fundações) e, no dia 8, os integrantes da administração direta completam o calendário de pagamento.
Em novembro, a prefeitura divulgou nota informando que, pela primeira vez, não anteciparia a folha de salário dos servidores municipais, assim como fez ao longo dos últimos três anos, com exceção dos aposentados e pensionistas, que receberam no dia 30.

CHINA DIZ QUE VAI INVESTIR US$ 30 BILHÕES EM TRATAMENTO DE ÁGUA...

FONTE: DA FRANCE PRESSE (www1.folha.uol.com.br).
A China planeja investir US$ 30 bilhões em projetos de tratamento de água, em 2011, para reduzir o impacto de desastres naturais na produção de cereais, informou a imprensa oficial do país.
Em 2010, a China sofreu com fortes inundações e secas, que destruíram colheiras em todo o país e fizeram aumentar o preço dos alimentos, colaborando para que a inflação atingisse seu nível mais alto em dois anos.
O investimento, 10% maior que o de 2010, será concentrado na melhoria dos sistemas de irrigação e em projetos para combater os desastres provocados pelo clima, segundo o jornal
"China Daily", citando o ministro dos Recursos Hídricos, Chen Lei.
"Precisamos acelerar a construção de instalações de tratamento de água como parte da infraestrutura chave para que o país possa garantir um aumento da produção de cereais", indicou Chen.
O índice de preços ao consumidor, utilizado para medir a inflação, apontou em novembro uma alta dos preços de 5%, que subiram 12% no acumulado do ano, segundo dados oficiais.
Depois de um dos piores anos em matéria de tragédias naturais, a China estima que mais de 80 milhões de pessoas precisarão de ajuda para se alimentar durante o inverno, de acordo com informações da agência de notícias Xinhua.

PRORROGADA PARA DIA 7 AS MATRÍCULA DAS ESCOLAS ESTADUAIS...


FONTE: CORREIO DA BAHIA.

Quem perder o prazo não terá mais a sua vaga garantida na escola onde estudou em 2010.
Foi prorrogada para 7 de janeiro a renovação da matrícula na rede estadual. A Secretaria Estadual da Educação justificou a medida alegando que o incêndio ocorrido na Oi gerou paralisação no sistema digital de matrículas. Para a efetivação do processo, é preciso ter frequentado a escola regularmente em 2010.
O aluno deve comparecer à escola e, se for menor de 16 anos, deve ser representado pelos pais ou responsáveis. Quem perder o prazo não terá mais a sua vaga garantida na escola onde estudou em 2010.
Só poderá fazer a matrícula dias 18 e 19 de janeiro para o ensino fundamental e 20 e 21 de janeiro para ensino médio, junto com os estudantes que desejam efetuar transferência. Já 24 e 25 de janeiro são para alunos que desejam ingressar na rede estadual em 2011.

REGISTRO DE GENÉRICOS CRESCE CINCO VEZES EM OITO ANOS...

FONTE: Agência Brasil, TRIBUNA DA BAHIA.

Desde 2003, o mercado brasileiro de medicamentos genéricos manteve uma média de cerca de 300 novos registros por ano – passando de 3.591 para os atuais 16.691 –, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
No final da década de 90, a aprovação da Lei 9.787/99 permitiu que fossem criadas condições para a implantação dos genéricos, mas somente a partir do ano 2000 é que a concessão dos primeiros registros de remédios e a consequente produção foram iniciadas no país.
Segundo a Anvisa, o genérico contém o mesmo princípio ativo do medicamento de referência, na mesma dose e na mesma forma farmacêutica, sendo administrado pela mesma via e com indicação terapêutica idêntica.
Como não há marca, a embalagem dos genéricos apresenta apenas o nome do princípio ativo do medicamento. O preço é menor porque os fabricantes não precisam fazer investimentos em pesquisas para o seu desenvolvimento – as formulações já foram anteriormente definidas pelos medicamentos de referência.
Recentemente, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que obriga as farmácias a fixar, em local visível aos consumidores, uma lista com todos os genéricos registrados no país.
Os estabelecimentos que descumprirem a regra ficarão sujeitos a multa e, em caso de reincidência, a suspensão do alvará de funcionamento. A autora do texto é a deputada Vanessa Grazziotin (PcdoB-AM).

CONTA QUE VENCER AMANHÃ PODE SER PAGA NO DIA 3 SEM MULTA...


FONTE: CORREIO DA BAHIA.

Clientes devem ficar atentos ao preenchimento dos cheques a partir de sábado.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que as contas de consumo (água, luz, telefone etc.) e os carnês que, porventura, vencerem amanhã, dia 31, poderão ser quitados no dia 3 de janeiro, sem incidência de multa. Os tributos normalmente já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).
A Febraban destaca ainda que os clientes fiquem atentos ao preenchimento dos cheques a partir de sábado, com o objetivo de se evitar que, no início do ano, uma grande quantidade de cheques seja devolvida em consequência de erros no campo ‘data’ (2010 em vez de 2011). A entidade orienta os clientes para que, nesse período, em caso de preenchimento com data incorreta, não rasurem o documento.

POPULAÇÃO BRASILEIRA ESTÁ ENTRE AS QUE TÊM BAIXA INCIDÊNCIA DE CÁRIES...


FONTE: Agência Brasil, TRIBUNA DA BAHIA.

O Brasil está entre os países cuja população tem baixa incidência de cáries. Metade das crianças brasileiras com 12 anos não tem cárie, e 17,5 milhões de brasileiros passaram a ir ao dentista entre 2003 e 2008. Parte disso se deve ao aumento de investimentos feitos pelo governo federal em programas de saúde bucal. Os dados constam da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal (SB Brasil 2010), apresentada terça feira (28) pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

“São números que impressionam. Aumentamos de R$ 56 milhões para R$ 600 milhões o investimento na área e criamos emprego para 20 mil odontólogos. Foram 5,5 mil novos consultórios odontológicos. Começamos com 51 e ano que vem chegaremos a 160 consultórios móveis [para atender as localidades mais remotas]. São 20 mil equipes de saúde bucal”, disse o ministro.

O objetivo principal da pesquisa – que abrange 177 municípios de todas as unidades federativas do país – é o de conhecer as condições de saúde bucal da população brasileira em 2010 e manter uma base de dados eletrônica que subsidiará a Política Nacional de Saúde Bucal.

Dessa forma, o governo pretende reorganizar a prática e a qualificação das ações e serviços em saúde bucal, visando a ampliar o acesso ao tratamento odontológico gratuito aos brasileiros. “Essa pesquisa ajudará, ainda, na otimização da aplicação de recursos públicos no setor, de forma a melhor planejarmos as próximas ações”, afirmou o coordenador nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca.

A pesquisa tem por base um índice da Organização Mundial da Saúde (OMS), denominado CPO. Ele identifica a incidência de cáries, próteses e obturações em cada pessoa entrevistada. Com os avanços recentes, o Brasil passou a integrar o grupo de países com baixa prevalência de cárie.

Para estar nesse grupo, o indicador CPO tem de estar entre 1,2 e 2,6. Na América do Sul, apenas quatro países ocuparam esse patamar: Chile (1,9), Brasil e Venezuela (2,1) e Colômbia (2,3). Em 2003, o Brasil registrava um índice de 2,8. Atualmente, esse índice está em 2,1.

“Avançamos em todas as regiões, exceto na Região Norte, devido a características particulares e peculiaridades”, disse Pucca, referindo-se à constatação de que tecnologias com portabilidade mais adequados – aparelhos menores para serem usados em nas unidades móveis – deverão ser levadas em consideração nas próximas ações. “Esse é um problema a ser resolvido [pelo próximo governo]”, acrescentou Temporão.

Outros problemas a serem solucionados são a capacidade de produção de próteses, que encontra-se abaixo da demanda, e o atendimento a crianças de até 5 anos, que ainda têm dentes de leite. Enquanto o Sistema Único de Saúde (SUS) tem condições de produzir apenas 500 mil próteses, há uma demanda de 3 milhões de próteses totais (dentes superiores e inferiores) e de 4 milhões para próteses parciais.

“Esses continuarão sendo nossos desafios. Para a questão da prótese, a solução pode ser uma parceria com a iniciativa privada", disse o ministro. Segundo a pesquisa, 80% das crianças até 5 anos, com dente de leite, ainda não tiveram tratamento. "Isso também precisa ser melhorado, apesar de termos reduzido em 17% a incidência de cáries em dentes de leite”, acrescentou.

De acordo com a pesquisa, entre os adolescentes de 15 e 19 anos houve redução de 30% do CPO, de 2003 a 2010. Nessa faixa, 18 milhões de dentes deixaram de ser atacados pela cárie. Além disso, caiu de 27% para 13% o número de adolescentes que sofreram algum tipo de perda dentária. No grupo de adultos, com idade entre 35 e 44 anos, a queda do CPO foi de 19% em sete anos, passando de 20,1 para 16,3.

Na comparação entre 2002 e novembro de 2010, o número de equipes foi ampliado de 4.261 para 20.300, atendendo 85% dos municípios. Em 2002, apenas 41% deles tinham o serviço.

O governo distribuiu, ainda, 72 milhões de kits de saúde bucal contendo escova e pasta de dente, e o número de dentistas trabalhando em postos de saúde foi ampliado de 40.205 para 59.258. Atualmente, 30% dos dentistas do país trabalham no programa.

UNIVERSIDADES ESTADUAIS QUE PARTICIPAM DO SISU RECEBERÃO VERBA EXTRA DO MEC...


FONTE: CORREIO DA BAHIA.

Inscrições para as 83 mil vagas do programa estarão abertas entre 16 e 18 de janeiro.
As universidades estaduais que aderiram ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) receberão verba extra de até R$ 1,5 milhão para assistência estudantil. Antes, esses recursos só eram repassados pelo Ministério da Educação (MEC) às instituições federais.
Ao todo, 83 instituições públicas de ensino superior participarão da edição do Sisu para o primeiro semestre de 2011. As inscrições para as 83 mil vagas estarão abertas entre 16 e 18 de janeiro.
Instituições que oferecerem até 200 vagas no Sisu poderão receber R$ 150 mil, aquelas que disponibilizaram entre 201 e mil vagas, R$ 750 mil, e, acima de mil vagas, até R$ 1,5 milhão.
De acordo com o MEC, as universidades estaduais que ofertarem entre 50% e 80% das vagas autorizadas para cada curso na primeira edição do Sisu a cada ano poderão receber ainda um bônus de até 30% do valor repassado. Se a reserva de vagas para o Sisu for superior a 80%, a bonificação será de até 50%.
Segundo a Agência Brasil, as regras foram publicadas nesta quarta-feira (29) no Diário Oficial da União em portaria que institui o Programa Nacional de Assistência Estudantil para as Instituições de Educação Superior Públicas Estaduais (Pnaest).

PRIORIDADE TOTAL...


FONTE: Ivan de Carvalho, TRIBUNA DA BAHIA.
Nem somente sobre sua candidatura a mais um biênio na presidência da Assembleia Legislativa conversou o deputado Marcelo Nilo, durante almoço com jornalistas, na terça-feira. Fora desse tema, o que houve de mais relevante na conversa foi a avaliação do presidente da Assembleia sobre o futuro governo de Jaques Wagner, que começa no sábado.
Marcelo Nilo está em boas condições para fazer tal previsão, embora, como facilmente se pode supor por sua posição política e sua ligação até de amizade pessoal com o governador, só se pudesse esperar uma previsão otimista. Mas ele dispõe de informações gerais suficientes para uma avaliação das perspectivas do governo.
Assinalando que considera bom o governo de Wagner durante os quatro anos de mandato que se encerram no dia 31, Nilo diz acreditar que o novo governo “vai ser melhor que o primeiro”. E é então que, convidado a explicar as razões que o levariam a pensar assim, o presidente da Assembleia dá uma informação importante.

O segundo governo (mandato) será melhor “porque ele vai estar mais experiente” e porque “ele vai dar prioridade total à segurança”. Esta é a informação nova. E a respeito vale lembrar, em linhas gerais, o que aconteceu no setor da segurança pública no primeiro mandato.

O governador fez sua campanha para conquistar o primeiro mandato e assumiu o cargo anunciando prioridade para educação, saúde e emprego e renda. Não incluiu a segurança, que, presume-se, deveria ser tratada normalmente. Mas isto não foi suficiente e a criminalidade – especialmente a praticada com uso da violência – cresceu progressiva e expressivamente. Com um ano de governo já se tornara o principal alvo das críticas da oposição. Uma situação que já era grave quando Wagner assumiu chegara a um estágio agudo, crítico.
O governador certamente examinou os números e outras informações a respeito. Terá, eu acredito, percebido também o crescimento da preocupação da sociedade com o problema e o aumento do sentimento de insegurança da população, tanto na região metropolitana de Salvador quanto no interior. Então anunciou que a segurança pública passaria a ser prioridade, juntamente com aquelas outras três desde o início anunciadas.

Algumas iniciativas foram tomadas, mas não com a intensidade e a celeridade necessárias para reverter o quadro. Assim foi que o principal tema das oposições durante a campanha eleitoral deste ano (na qual as oposições, como se sabe, se saíram mal) foi a insegurança pública. O fato de as oposições não terem obtido êxito eleitoral não significa que, nesta questão, estivessem mal fundamentadas. É que muitos outros fatores de grande influência estiveram envolvidos nos resultados eleitorais.

Se a informação do presidente da Assembleia, de “prioridade total à segurança”, se concretizar – e não há razão para supor que ele não tenha sobre isso uma informação definitiva sobre a disposição do governador – poderá haver um progresso importante no setor. Até porque alguma coisa já foi feita e estudos e planos podem ter sido preparados ao longo do primeiro mandato de Wagner.
E também porque, já tendo a prioridade para a segurança decidida, ele poderá começar a por a decisão em prática imediatamente. É verdade que no momento as finanças do Estado da Bahia estão apertadas, mas prioridade total é prioridade total. Sem esquecer que a saúde continua precisando (e por muito tempo mais continuará, seja qual for o esforço, pois são colossais a demanda e a deficiência do SUS) de prioridade igual.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

INSS ENVIA CARTA PARA INFORMAR SEGURADOS SOBRE APOSENTADORIA...

FONTE: Agência Brasil, TRIBUNA DA BAHIA.
Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que completarão em janeiro a idade para solicitar a aposentadoria começam a receber a partir desta semana uma carta-aviso com informações sobre como requerer o benefício, caso tenha interesse.
De acordo com o INSS, estão sendo enviadas 1.560 correspondências – 946 mulheres e 614 homens. A solicitação pode ser feita a partir da data do aniversário.
As cartas são enviadas mensalmente a homens com 65 anos de idade e a mulheres com 60 anos. Em ambos os casos é necessário que se tenha, no mínimo, 180 contribuições.
Só recebem o documento os que possuem dados cadastrais atualizados no INSS, inclusive o endereço para correspondência.
Além dos dados pessoais do destinatário, a carta-aviso traz ainda a estimativa da renda mensal da aposentadoria por idade, com base no histórico de contribuições constante no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).
Para proteger os segurados contra fraudes, a carta contém um código de segurança. A pessoa que receber o aviso e tiver dúvidas sobre a veracidade do documento, pode confirmar sua autenticidade ligando para a Central 135 ou acessando o site http://www.previdencia.gov.br/.
Se optar pela Central 135, o segurado precisa escolher a opção 1 para falar diretamente com o atendente. Para manter a segurança do procedimento, o operador pode solicitar a confirmação de outros dados, além do código informado na carta.
A ligação para o 135 é gratuita, se feita de um telefone fixo ou público, e custa o valor de uma ligação local, se feita de um celular.
No portal da Previdência, no campo Agência Eletrônica do Segurado, basta clicar em Lista Completa de Serviços e, em seguida, no atalho Aviso para Requerimento de Benefício. Além do código de segurança indicado no aviso, será solicitado ao usuário que digite seu nome, data de nascimento e CPF.
Se os dados estiverem corretos, aparecerá uma mensagem confirmando que o documento foi realmente postado pelo INSS.
Todas as comunicações do INSS com seus segurados são feitas via correios e se esta informação estiver incorreta não é possível ao instituto enviar qualquer correspondência com segurança.
O INSS também alerta que em nenhum momento entra em contato com os segurados por telefone ou e-mail, e que não utiliza intermediários.

FÓRMULA INFANTIL À BASE DE LEITE DE VACA PODE PROVOCAR AUMENTO DE PESO...

FONTE: COLABORAÇÃO PARA A FOLHA (www1.folha.uol.com.br).

Novas descobertas do instituto de pesquisas Monell, nos EUA, revelam que o ganho de peso dos bebês alimentados com fórmula infantil é influenciado pela origem do suplemento que eles consomem.
Os resultados têm implicações relacionadas ao risco de o bebê desenvolver obesidade, diabetes e outras doenças na vida adulta.
"O que acontece na vida do bebê tem consequências a longo prazo sobre a saúde e uma das influências mais significativas é a taxa de crescimento inicial", afirmou a autora do estudo, Julie Mennella, psicobiologista em Monell.
"Nós já sabemos que os bebês que se alimentam com fórmulas ganham mais peso do que os que são amamentados. Mas não sabíamos se isso valia para todos os tipos de fórmulas."
Enquanto a maioria dos suplementos são feitos à base de leite de vaca, outras opções incluem fórmulas à base de soja e proteína hidrolisada, que contêm proteínas pré-digeridas e, normalmente, são oferecidas a crianças que não toleram as proteínas presentes em outras fórmulas.
Em adultos, acredita-se que as proteínas pré-digeridas atuem no intestino para dar início ao fim da refeição, o que leva a pequenas refeições e à ingestão de menos calorias.
Com base nisso, os autores teorizam que as crianças que estavam se alimentando de fórmulas com proteína hidrolisada comeriam menos e teriam um padrão de crescimento alterado em relação às crianças que se alimentavam com a fórmula à base de leite de vaca.
No estudo, publicado on-line na revista científica "Pediatrics", crianças de duas semanas, cujos pais haviam optado pela mamadeira, foram divididas aleatoriamente para se alimentar com a fórmula à base de leite de vaca --35 crianças-- e com a fórmula da proteína hidrolisada --24 crianças--, durante sete meses.
Ambas as fórmulas continham a mesma quantidade de calorias, mas a fórmula hidrolisada tinha mais proteínas, além de uma quantidade maior de pequenos peptídeos e aminoácidos livres.
As crianças eram pesadas uma vez por mês no laboratório, onde também eram filmadas consumindo uma refeição da fórmula atribuída, que só terminava quando sinalizavam que estavam satisfeitas.
Durante os sete meses do estudo, as crianças que se alimentaram com a proteína hidrolisada ganharam peso em um ritmo mais lento do que as que receberam a fórmula do leite de vaca. O crescimento e o comprimento foram iguais entre os dois grupos, o que demonstra que as diferenças foram só de peso.
"As fórmulas não são iguais", disse Julie. "Elas têm a mesma quantidade de calorias, mas diferem consideravelmente no modo como influenciam o crescimento da criança."
Quando os dados foram comparados com normas nacionais para as crianças amamentadas, a taxa de ganho de peso dos recém-nascidos alimentados com proteína hidrolisada foi comparável aos padrões do leite materno. Os bebês alimentados com fórmulas de leite de vaca engordaram mais.
As análises do laboratório ainda revelaram que os bebês alimentados com a fórmula de proteína hidrolisada consumiram menos fórmula durante a refeição.

CONJUNTIVITE – DOENÇA TÍPICA DA ESTAÇÃO...

FONTE: Roberta Cerqueira, TRIBUNA DA BAHIA.
Além de praia, um belo bronzeado e muitas festas, a proximidade do verão e a chegada do calor intenso propiciam maiores riscos de contrair doenças típicas da estação, a exemplo da conjuntivite.
Muito comum neste período – principalmente em crianças – a inflamação pode comprometer a córnea e causar danos à visão, se não for devidamente tratada. Piscina, sauna, ar condicionado e poeira facilitam a propagação da doença.
Nesta época do ano, o tempo mais seco e a baixa umidade do ar tornam mais frequentes os casos de conjuntivites, também chamadas “primaveris”. Este tipo de inflamação é fruto de uma reação alérgica a substâncias, que flutuam na atmosfera, como poeira e o pólem das flores.
Os sintomas mais comuns são desconforto ocular, ardor, sensação de areia nos olhos, lacrimejamento e vermelhidão, sinais que a advogada Marilia Andrade da Silva, 28 anos, não levou a sério.
“Achei que era uma irritação por causa das lentes de contato”, conta ela, que precisou se afastar do trabalho, por 15 dias, devido a complicações com a infecção. “O quadro inflamatório foi agravado devido às lentes de contato, pois, senti ardência e coceira nos olhos, mas, como tenho dificuldade de enxergar, usei um colírio e continuei com as lentes, o que fez piorar a irritação”, lembra.

A oftalmologista Kátia Freitas ressalta que, em casos como o da advogada, o indicado é retirar as lentes de contato, logo que surgirem os primeiros sintomas. “Lavar os olhos com soro fisiológico e utilizar um lubrificante ocular pode aliviar a sensação de desconforto, mas, é imprescindível buscar orientação do seu oftalmologista”, alerta. A especialista tem notado um aumento em torno de 80% dos casos de conjuntivite nos consultórios médicos em que atende e apesar da grande ocorrência de casos alérgicos, a maior frequência, neste período, têm sido dos tipos virais.
“As crianças são mais suscetíveis que os adultos a este tipo de vírus e quando elas possuem algum tipo de alergia, rinites ou sinusites, são ainda mais sensíveis à inflamação os olhos”, diz. A oftalmologista Tânia Maria Lacerda Reis afirma que a doença ocorre durante todo o ano, mas, em épocas de maior aglomerações, como São João, Carnaval e festas de fim de ano o número de ocorrências tende a crescer.

O período de incubação varia entre 20 horas e três dias e a transmissão ocorre em uma semana, tempo que costumam durar os sintomas. O tipo alérgico não é contagioso e atinge cerca de 13% da população. O agente causador pode estar em cosméticos, no entojo das lentes de contato, em medicamentos, na poeira e no pólem.
“Lavar as mãos ou usar álcool em gel pode ajudar a evitar a doença, mas, em caso de contaminação deve-se procurar um médico o mais rápido possível”, diz, ressaltando os riscos oferecidos por uma aparente inofensiva irritação dos olhos.
“Algumas conjuntivites podem além de causar inflamação da membrana que reveste a parte da frente do globo ocular, danos na córnea e consequentemente comprometer a visão”, alerta.

LARGAR O CIGARRO AUMENTA NÍVEL DE COLESTEROL “BOM”...

FONTE: DA REUTERS (www1.folha.uol.com.br).

Mesmo com o ganho de peso, parar de fumar melhora os níveis de colesterol "bom", diz pesquisa.
Se confirmada por mais estudos, a descoberta pode esclarecer a relação entre o fumo e a saúde cardíaca.
Até 20% das doenças do coração são atribuídas ao cigarro, mas ainda não se sabe o que causa esse efeito. É possível que o fumo afete o sistema cardiovascular de várias formas, reduzindo níveis de oxigênio e causando danos ao coração.
Estudos menores já mostraram que fumar reduz o colesterol "bom" (HDL) e aumenta o "ruim" (LDL), segundo o pesquisador Adam Gepner, da Escola de Medicina da Universidade de Wisconsin (EUA).
Para testar com mais rigor o impacto do fumo sobre o colesterol, a equipe de Gepner recrutou mais de 1.500 fumantes, incluindo pessoas com sobrepeso ou obesas.
Em média, os participantes fumavam 21 cigarros por dia até o início do estudo. Depois de um ano em programas para parar de fumar, 36% deles largaram o vício.
Na pesquisa, aqueles que pararam de fumar tiveram um aumento de 5% no colesterol "bom", independentemente do número de cigarros que fumavam.
Contudo, o grupo que parou de fumar ganhou, em média, quatro quilos.
O ganho de peso piora os níveis de colesterol. Por isso, os pesquisadores acreditam que o efeito benéfico de parar de fumar possa ser ainda maior do que o apontado.
Os pesquisadores ainda não sabem como parar de fumar afeta os níveis de colesterol. Especula-se que o cigarro prejudique proteínas que controlam o colesterol.
Mesmo assim, segundo Gepner, se a relação entre cigarro e colesterol for provada, pode-se calcular que o risco de um ex-fumante ter um infarto ou derrame caia até 6% depois de dez anos sem cigarro.

ELEITOR TEM ATÉ AMANHÃ PARA JUSTIFICAR AUSÊNCIA DE VOTO NO SEGUNDO TURNO...

FONTE: Agência Brasil, TRIBUNA DA BAHIA.

Eleitores que não votaram no segundo turno têm até amanhã (30) para justificar a ausência na Justiça Eleitoral. Para isso, o eleitor precisa apresentar o formulário na zona eleitoral onde está inscrito.
O documento pode ser obtido gratuitamente nos cartórios eleitorais, postos de atendimento ao eleitor ou nas páginas dos tribunais regionais eleitorais na internet.
O formulário deve conter nome, data de nascimento, filiação, número do título de eleitor, endereço atual e o motivo da ausência de voto.
É preciso ainda apresentar cópia de documento oficial que comprove a idade. O requerimento será invalidado se tiver dados incorretos ou que não permitam a identificação do eleitor.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da 1ª Região, os eleitores que estavam no exterior no dia da eleição têm 30 dias após retorno ao Brasil para justificar a ausência no pleito. Quem não justificar no prazo pagará multa no valor de R$ 3,50.
Enquanto não regularizar a situação, o cidadão não pode obter passaporte, carteira de identidade, CPF, inscrever-se em concurso público, tomar posse, renovar matrícula em estabelecimento público de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e, caso seja servidor público, não pode receber vencimentos.
O eleitor que não votar em três eleições consecutivas, não justificar e não pagar multa terá sua inscrição cancelada e, após seis anos, será excluído do cadastro de eleitores.
Há exceção à regra para eleitores analfabetos, maiores de 16 anos e menores de 18 anos, maiores de 70 anos e portadores de deficiência física ou mental.

ABSTINÊNCIA ANTES DO CASAMENTO MELHORA VIDA SEXUAL, DIZ ESTUDO...

FONTE: DA BBC BRASIL (www1.folha.uol.com.br).

Casais que esperam para ter relações sexuais depois do casamento acabam tendo relacionamentos mais estáveis e felizes, além de uma vida sexual mais satisfatória, segundo um estudo publicado pela revista científica Journal of Family Psychology, da Associação Americana de Psicologia.
Pessoas que praticaram abstinência até a noite do casamento deram notas 22% mais altas para a estabilidade de seu relacionamento do que os demais.
As notas para a satisfação com o relacionamento também foram 20% mais altas entre os casais que esperaram, assim com as questões sobre qualidade da vida sexual (15% mais altas) e comunicação entre os cônjuges (12% maiores).
Para os casais que ficaram no meio do caminho - tiveram relações sexuais após mais tempo de relacionamento, mas antes do casamento - os benefícios foram cerca de metade daqueles observados nos casais que escolheram a castidade até a noite de núpcias.
Mais de duas mil pessoas participaram da pesquisa, preenchendo um questionário de avaliação de casamento online chamado RELATE, que incluía a pergunta "Quando você se tornou sexualmente ativo neste relacionamento?".
RELIGIOSIDADE.
Apesar de o estudo ter sido feito pela Universidade Brigham Young, financiada pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, também conhecida como Igreja Mórmon, o pesquisador Dean Busby diz ter controlado a influência do envolvimento religioso na análise do material.
"Independentemente da religiosidade, esperar (para ter relações sexuais) ajuda na formação de melhores processos de comunicação e isso ajuda a melhorar a estabilidade e a satisfação no relacionamento no longo prazo", diz ele.
"Há muito mais num relacionamento que sexo, mas descobrimos que aqueles que esperaram mais são mais satisfeitos com o aspecto sexual de seu relacionamento."
O sociólogo Mark Regnerus, da Universidade do Texas, autor do livro Premarital Sex in America, acredita que sexo cedo demais pode realmente atrapalhar o relacionamento.
"Casais que chegam à lua de mel cedo demais - isso é, priorizam o sexo logo no início do relacionamento - frequentemente acabam em relacionamentos mal desenvolvidos em aspectos que tornam as relações estáveis e os cônjuges honestos e confiáveis."

COTAS PARA AFRODESCENDENTES...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

A partir do ano que vem o concurso de ingresso na carreira diplomática, do Instituto Rio Branco, terá cotas para negros. Segundo o Itamaraty, a reserva de vagas vai valer apenas na primeira fase das provas. Geralmente, cerca de 300 candidatos atingem a nota de corte para avançar na seleção. Serão criadas 30 vagas extras para afrodescendentes que irão avançar para a segunda etapa.
A partir daí, todos concorrem nas mesmas condições, sem mais reservas para negros.
O concurso do Instituto Rio Branco deve começar em março, com a primeira etapa de oito provas objetivas. O ministério espera 10 mil inscritos, que irão disputar 26 vagas.
O ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, já assinou a portaria que prevê a reserva de vagas para afrodescendentes na primeira fase da disputa para o Rio Branco. O texto deve sair amanhã no “Diário Oficial da União”.

Uma nova versão do edital será publicada com os detalhes das novas normas do concurso, entre elas que devem ser criadas 10% de vagas extras para a segunda etapa. O Itamaraty já oferece bolsas de estudos para afrodescendentes que queiram estudar para o concurso.
São 66 bolsistas que recebem R$ 25 mil por ano para pagar um curso preparatório, comprar livros e custear despesas pessoais sem precisar trabalhar.

APESAR DA REDUÇÃO DE PESSOAS COM CÁRIES, PAÍS TEM DEFICIT DE PRÓTESE DENTÁRIA...

FONTE: FELIPE SELIGMAN, DE BRASÍLIA (www1.folha.uol.com.br).

O governo não tem hoje condições para atender a todos os idosos que necessitam de prótese dentária, indica levantamento do Ministério da Saúde divulgado na terça-feira (28).
Laboratórios públicos têm a capacidade de produzir cerca de 500 mil próteses, mas cerca de 7 milhões de brasileiros entre 65 e 74 anos precisam delas. Se toda a demanda fosse atendida pelo governo, ela só poderia ser resolvida em 14 anos.
"É um deficit que precisamos resolver. Mas pretendemos ampliar a quantidade de laboratórios e esperamos que os municípios façam convênios com laboratórios privados para resolver a demanda", afirmou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.
Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, que mostrou redução no índice de dentes cariados, perdidos ou obturados, conhecido como CPO. De acordo com os números, esse índice caiu 26% de 2003 para 2010, em crianças de 12 anos, passando de 2,8 para 2,1.
O CPO pode variar de 0 a 32 e representa a média de dentes doentes na boca de uma pessoa. De acordo com o coordenador da pesquisa, Ângelo Roncalli, o índice relativo às crianças serve como padrão para comparar com outros países, pois é a idade em que se completa a dentição permanente.
Com a queda desse índice, o Brasil entrou no grupo de países com baixa prevalência de cárie _ que devem ter entre 1,2 e 2,6, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde_ e se igualou à Venezuela. Continua, porém, ainda abaixo do Chile (1,9).
De acordo com os dados do Ministério da Saúde, cerca de 44% das crianças de 12 anos estão livres de cárie, percentual que era de 31% em 2003 _ano em que a pesquisa foi realizada pela primeira e última vez.
Apesar dessa melhora, o país ainda enfrenta problemas no Norte, onde o número de crianças cariadas aumentou. Também não foram bons os resultados relativos às crianças de 5 anos, que ainda têm dentes-de-leite. Verificou-se que cerca de 80% das cáries encontradas nessa faixa etária não foram tratadas.
Segundo Roncalli, esse é um problema cultural, pois muitas pessoas acreditam que o dente não precisa ser curado, já que irá cair. "Existe, porém, uma relação direta entre cárie em dente-de-leite e em dente permanente", explicou.
A pesquisa foi realizada 177 municípios e fez entrevistas e exames bucais com 28 mil pessoas divididas em cinco grupos etários.
COMIDA QUE ENTRA E QUE SAI.
De acordo com o ministro Temporão, os dados deixam o "Brasil sorrindo". "Até este governo, a saúde bucal era vista de maneira secundária. E isso era uma coisa que incomodava muito o nosso presidente [Lula], que chegou a dizer aquela frase antológica: porque diabos a saúde pública se preocupa tanto pelo orifício por onde a comida sai, e tão pouco por onde a comida entra?", afirmou.
Segundo o Ministério da Saúde, o investimento em saúde bucal no Brasil aumentou mais de 10 vezes, passando de R$ 56 milhões por ano, em 2003, para R$ 600 milhões neste ano.

LOCAIS E DATA DE PROVA DO CONCURSO DA EDUCAÇÃO SERÃO DIVULGADOS NESTA QUINTA FEIRA...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

Na edição desta quinta-feira (30) do Diário Oficial do Estado serão divulgados os locais, data e horário das provas do concurso público da Educação, que será realizado no dia 9 de janeiro de 2011 para o preenchimento de 3.200 vagas, destinadas ao cargo de professor da rede pública estadual.
Estão inscritos 45.461 candidatos. As informações também vão estar no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br) e no site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos - Cespe/UnB (www.cespe.unb.br), organizadora do certame.O quantitativo de vagas, distribuídas entre as 32 Diretorias Regionais de Educação (Direc) são para o cargo de Professor Padrão P - Grau 1, com carga horária de 20 horas semanais e salário base de R$ 654,32 mais 31,18% de gratificação de estímulo à atividade classe, totalizando a remuneração de R$ 858,34.

GOVERNO BRITÂNICO OFERECERÁ ADESIVO DE NICOTINA AOS FUMANTES DE GRAÇA...

FONTE: DA EFE (www1.folha.uol.com.br).
O governo britânico oferecerá adesivos de nicotina de graça durante uma semana aos fumantes que queiram deixar o hábito de fumar em 2011.
A partir de 1º de janeiro, como parte da campanha "Stop Smoking Quit Kit", do Serviço britânico de Saúde Pública (NHS, na sigla em inglês), muitas farmácias oferecerão aos fumantes que desejem utilizar os emplastros para abandonar o tabaco por uma semana de graça.
Em declarações à rede pública britânica "BBC", o ministro da Saúde, Andrew Lansley, assinalou que espera que após essa primeira semana os fumantes decidam completar todo o programa.
"Confiamos que a partir do sábado, e trabalhando com nossos colegas nas farmácias de todo o país, mais de 400 mil pessoas tentem deixar de fumar utilizando os 'Quit Kits' do Ministério da Saúde", afirmou.
O Ministério da Saúde encomendou 300 mil pacotes com emplastos de nicotina e terá a possibilidade de adquirir outros 105 mil extras em caso de a demanda aumentar.
Lansley considerou que esse método para deixar o tabaco era "duas vezes mais eficaz que outros mecanismos para ajudar as pessoas a deixar de fumar".
O ministro acrescentou que o governo incentiva os cidadãos a abandonar essa prática por constituir "a maior causa evitável de morte adiantada deste país".

ESCOLHA A CALCINHA CERTA NA VIRADA...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.
Fim de ano é época de renovar os pedidos e as esperanças, então aproveite para pular as sete ondinhas, comer lentilha e projetar novos desejos. E o namorado, que não veio em 2010, só precisa de um empurrãozinho para chegar no ano novo. Consultamos os esotéricos Regina Maura, Kátia de Ogun e Daniel Atalla, que dão dicas de simpatias para atrair o amor. Veja também qual lingerie escolher para a noite da virada – tudo vai depender da sua intenção.
PARA ATRAIR O AMOR VOCE VAI PRECISAR DE: UMA CALCINHA COR-DE-ROSA.
Modo de fazer: Na passagem do ano, vista uma calcinha cor-de-rosa do avesso. Dessa forma, suas chances de encontrar um novo amor vão aumentar muito!
Para ser feliz no amor
Você vai precisar de: um vidrinho de água de flor de laranjeira + dois litros de água.
Modo de fazer: Misture um frasco de água de flor de laranjeira (facilmente encontrado em farmácias de manipulação) com dois litros de água e misture bem. Depois de tomar um banho normal, jogue essa poção da cabeça aos pés, pedindo felicidade para sua vida afetiva. Acredite: novas possibilidades surgirão.
PARA ENCONTRAR UM AMOR.
Você vai precisar de: uma calcinha (de qualquer cor) e uma fitinha vermelha
Modo de fazer: Na passagem do ano, amarre uma fitinha vermelha do lado direito da sua calcinha – capriche no laço! Em 2011, um amor se aproximará, mantenha os olhos bem abertos!
RITUAL PARA O AMOR.
Você vai precisar de: uma pedra de quartzo rosa; uma pedra de ametista; uma pedra de quartzo branco; água e sal.
Modo de fazer: Deixe todas as pedras (quartzo rosa, ametista e quartzo branco) submersas em água e sal. No outro dia, depois de lavá-las com água corrente, deixe-as expostas ao sol durante uma hora. Passe a virada do ano com essas pedras bem próximas de você. No dia seguinte, coloque o quartzo rosa em sua gaveta de roupas íntimas – ela deverá ficar lá durante todo o ano.
A ametista deverá ser devolvida à natureza, como no pé de uma árvore ou nas ondas do mar. Dê o quartzo branco para uma pessoa querida e diga a ela que será um amuleto de sorte. A atração do amor aparecerá em pouco tempo.

RUPTURAS NA AORTA MATAM AO MENOS 2.000 AMERICANOS POR ANO (PARTE UM)...

FONTE: DENISE GRADY, DO "THE NEW YORK TIMES”* (www1.folha.uol.com.br).
A morte do experiente diplomata Richard C. Holbrooke, na semana passada, chocou os americanos e seus muitos colegas por todo o mundo. Holbrooke, de 69 anos, era uma daquelas figuras maiores que a vida, um homem destemido e robusto que foi aparentemente derrubado sem aviso prévio.
Ele se sentiu mal numa sexta-feira (10), e na segunda-feira (13) já estava morto.
Segundo autoridades do governo, a causa foi uma ruptura em sua aorta, a artéria que leva sangue do coração às veias que alimentam o resto do corpo.
Holbrooke ficou em cirurgia durante 21 horas de sexta a sábado (11) para reparar os danos, e depois mais uma operação de sete horas no domingo (12), as duas no Centro de Medicina da Universidade George Washington. Mas nenhuma cirurgia poderia salvá-lo.
Rupturas na aorta podem ser desconhecidas à maioria das pessoas, mas elas matam pelo menos dois mil americanos por ano --e possivelmente mais, pois algumas das mortes podem ser erroneamente atribuídas a ataques cardíacos.
As rupturas são mais comuns em homens do que em mulheres, e principalmente em pessoas entre 40 e 70 anos. Suas causas incluem pressão alta descontrolada, aterosclerose e uma tendência genética a tecidos fracos ou uma válvula anormal na aorta. Pode não haver nenhum sinal indicador antes da ruptura.
A aorta é a maior artéria do corpo humano, com mais de 2,5 centímetros de diâmetro em alguns pontos. Ela possui três camadas; a maioria dos rasgos ocorre na mais interna. Com isso, o sangue força sua passagem pela abertura e separa as camadas, ou as descasca --um tipo de lesão chamado de dissecção aórtica.
Uma aba e um "falso canal" podem se formar dentro da aorta e impedir o fluxo sanguíneo. E a pressão do sangue pode continuar aumentando o rasgo e a aba.
Se o rasgo atravessar as três camadas e a aorta se romper, a morte pode ser quase imediata.
Isso não ocorreu a Holbrooke, segundo um porta-voz.
Os rasgos são frequentemente --mas nem sempre-- associados a aneurismas, áreas salientes e enfraquecidas na parede da artéria. A pressão sanguínea alta pode contribuir a ambos os problemas.
Não se sabe se Holbrooke sofria de algum desses males. Sua família não concedeu entrevistas, e seus médicos não receberam permissão para falar com a imprensa.
Cirurgiões não associados ao caso afirmaram que Holbrooke provavelmente teve o tipo mais comum de ruptura, que ocorre na aorta ascendente --o início da veia, onde ela surge no topo do coração.
Em sua forma mais simples, os rasgos podem ser reparados ''com bastante facilidade'', disse Timothy J. Gardner, porta-voz da Associação Americana do Coração e cirurgião cardíaco que é diretor médico do Centro de Saúde Cardíaca e Vascular de Christiana Care, em Newark.
Gardner não conhecia os detalhes do caso de Holbrooke, mas disse: ''Temos de supor que ele teve uma dissecção aórtica complicada, envolvendo uma ou mais ramificações de sua aorta, e/ou os danos ao tecido e a hemorragia eram abrangentes e muito difíceis de lidar''.
Nessa situação, segundo ele, ''o procedimento cirúrgico pode ser realmente desafiador''.
Robert Michler, cirurgião-chefe do Centro Médico Montefiore, na cidade de Nova York, disse que se ele está na sala de operações no meio da noite, muito provavelmente a cirurgia é um reparo de aorta rompida. Os pacientes tendem a aparecer com sintomas durante a noite.
"Não sabemos exatamente o porquê disso", afirmou ele.
Um sintoma comum é uma dor forte e repentina no peito, costas ou pescoço.

RUPTURAS NA AORTA MATAM AO MENOS 2.000 AMERICANOS POR ANO (PARTE DOIS)...


Algumas pessoas dizem ter sentido uma sensação de rasgo ou laceração. Outros não sentem dor alguma. Alguns sentem falta de ar, pernas frias, pulsos anormais nos membros ou sintomas de derrames, como fraqueza e paralisia.
Algumas vezes, o bloqueio da circulação causa a falência de órgãos.
A variação dos sintomas pode dificultar o diagnóstico dos médicos, e levá-los a confundir o problema com um ataque cardíaco, um colapso dos pulmões ou uma úlcera.
Demoras no diagnóstico podem ser fatais, pois rupturas na aorta ascendente exigem uma cirurgia de emergência. Algumas pessoas morrem tão rapidamente que nem mesmo chegam ao hospital. Entre aqueles que chegam, se o problema não é diagnosticado e tratado em até 48 horas, metade não sobrevive.
De 80% a 90% dos pacientes sobrevivem à cirurgia, que envolve cortar a parte rompida da aorta --na maioria dos casos, diversos centímetros-- e substituí-la por um tubo de material sintético. A válvula aórtica também pode precisar ser reparada ou substituída, e as artérias coronárias podem precisar de uma ponte de safena.
As operações são longas e complicadas; o coração precisa ser parado e o paciente precisa ser conectado a uma máquina que assume as funções de bombear e oxigenar o sangue.
"Você simplesmente opera até terminar", disse Loren F. Hiratzka, cirurgião cardiotorácico e diretor de cirurgia cardíaca dos hospitais Bethesda North e Good Samaritan, em Cincinatti. ''Não é raro passarmos de quatro a oito horas lá dentro.''
Uma operação de 21 horas, como a de Holbrooke, só pode ser descrita como "heroica", disse Hiratzka, acrescentando: ''Se eles ficaram na sala de operações por 21 horas, nem posso imaginar com o que estavam lidando. Algumas vezes é como tentar consertar papel de seda molhado. As camadas da aorta ficam simplesmente em farrapos. As próprias camadas podem ficar muito frágeis, e difíceis de se arrumar."
Algumas vezes, segundo ele e outros cirurgiões, o tecido está tão fraco que nem segura um ponto, e eles passam horas costurando e tentando parar o sangramento.
Em alguns casos, pode ser um problema genético que deixa o tecido frágil e a aorta propensa a rasgos. Certas condições genéticas, como a síndrome de Marfan, são conhecidas por predispor pessoas a esses problemas --mas pesquisadores acham que há outras mutações, ainda não identificadas, que também podem ter algum papel.
Anormalidades na válvula aórtica também podem levar a rupturas. Na maioria das pessoas, a válvula possui três folhas que abrem e fecham para controlar o fluxo sanguíneo, mas em algumas ela possui apenas duas --o que pode fazer com que o sangue esguiche contra a parede da aorta num rápido borrifo, como água numa mangueira parcialmente bloqueada. Esse borrifo pode escavar buracos na parede da artéria.
''Tenho algumas imagens extraordinárias de uma parede aórtica, que removi de um paciente com aneurisma, mostrando crateras como as da lua na parede da artéria, onde a aorta havia sido atingida e tentara curar a si mesmas'', afirmou Michler, cirurgião-chefe do Montefiore. ''Isso havia acontecido em meia dúzia de lugares.''
Exames de tomografia computadorizada conseguem detectar aneurismas e identificar pessoas com riscos de rasgos ou rupturas, segundo Michler. Se um aneurisma está se desenvolvendo, os médicos conseguem monitorá-lo e operá-lo se ele crescer demais. Mas não se sabe se Holbrooke havia se submetido a raios-X ou exames de tomografia, ou se ele teve qualquer motivo para se submeter a esses procedimentos.
Alguns especialistas acreditam que qualquer pessoa com um aneurisma ou rasgo aórtico tem grandes chances de ter alguma doença genética oculta. Assim, sempre que um paciente apresenta um aneurisma aórtico, disse Hiratzka, é importante que os familiares mais próximos --irmãos, filhos e pais-- sejam testados por problemas similares.

ENTENDA POR QUE SENSAÇÃO DE CALOR CONTINUA MESMO APÓS EXERCÍCIO (PARTE UM)...

FONTE: GINA KOLATA, DO "THE NEW YORK TIMES" (www1.folha.uol.com.br).
É um dia frio e você acabou de terminar uma cansativa sessão na academia, suando em cima de uma esteira. Ou numa aula de spinning. Ou nadou quilômetros na piscina. Ou acabou de terminar uma longa corrida ou um duro percurso de bicicleta.
Agora você tomou um banho e trocou de roupa. Parou de transpirar, mas ainda se sente quente. Subitamente, sua casa fria e seu escritório não parecem mais tão gelados.
Pesquisadores de atividades físicas costumavam dizer que isso era um bônus do exercício --que você queima calorias não só enquanto se exercita, mas também por horas depois de parar, até mesmo pelo resto do dia. O exercício, eles diziam, tem um efeito significativo sobre a perda de peso graças ao chamado consumo de oxigênio em excesso pós-exercício.
Mas então apareciam aqueles "do contra", relatando que esse efeito era apenas um mito. O ritmo metabólico volta ao normal logo que o exercício chega ao fim, informaram pesquisadores.
Ainda assim, muitos que se exercitam insistem que deve haver alguma mudança em seu metabolismo. Se não, por que eles se sentiriam tão quentes? Se não é um ritmo metabólico acelerado, então o que é?
Paul Laursen, fisiologista de desempenho da Academia de Esportes da Nova Zelândia, compete nos triatlos Ironman. Os exercícios prolongados e intensos fazem parte de sua vida. Ele sentiu o efeito continuado, diz ele, após uma recente corrida de bicicleta de 90 milhas (cerca de 140 km).
"Era uma grande sessão de treino com amigos, os níveis de testosterona estavam altos, e estávamos todos tentando ultrapassar uns aos outros nas subidas", escreveu Laursen por e-mail.
"Foi como se eu estivesse com febre pelo resto do dia. E continuou durante a noite. Minha esposa dormiu com uma coberta, mas eu quis somente o lençol. Meu corpo parecia uma fornalha".
Acontece que não existe uma resposta fácil para por que pessoas como Laursen se sentem tão quentes.
"De uma coisa temos certeza: seu metabolismo vai às alturas quando você se exercita", afirmou Nisha Charkoudian, professora de fisiologia na Faculdade de Medicina da Mayo Clinic, em Rochester, Minnesota.
"Então, quando você para, o fato interessante --e que não compreendemos-- é que sua temperatura corporal fica alta por cerca de duas horas."
O efeito depende muito da intensidade de seu exercício. "Se você sai para uma caminhada, sua temperatura não sobe tanto", disse Charkoudian, mas ao correr intensamente por uma hora, você pode ter o que se parece com uma febre: uma temperatura de aproximadamente 38ºC.
É um efeito que Glenn Kenny, professor da Escola de Cinética Humana e Ciências da Saúde da Universidade de Ottawa, passou anos pesquisando. Ele construiu uma máquina de US$ 1 milhão --a única do mundo, segundo ele-- que pode medir alterações minuto a minuto na perda de calor corporal.
Ela se parece com uma lata gigante. O indivíduo se senta em seu interior e pedala numa bicicleta reclinada. O dispositivo pode detectar a quantidade de calor dissipada pelo corpo do indivíduo a cada momento do exercício, e a cada momento do descanso pós-exercício, sob diferentes condições temperatura do ar maior ou menor, mais ou menos umidade.

ENTENDA POR QUE SENSAÇÃO DE CALOR CONTINUA MESMO APÓS EXERCÍCIO (PARTE DOIS)...

A partir de experimentos com o dispositivo, Kenny descobriu a razão para o estado febril que aparece quando a temperatura básica do corpo está elevada: isso não ocorre porque você continua queimando calorias no mesmo ritmo do exercício, mas porque o corpo tem dificuldade em se livrar do calor adicional que foi gerado durante a sessão. A dissipação de calor é acentuadamente reduzida após o exercício: por algum motivo, o corpo simplesmente não consegue eliminar o calor extra que ganhou.
Kenny imagina que o efeito esteja relacionado aos efeitos do exercício sobre o sistema cardiovascular. Porém, mesmo se sentindo quente, você não está queimando mais calorias, diz ele, e portanto não irá perder mais peso.
De outros estudos, onde mediu ritmos metabólicos, ele descarta afirmações de que o exercício também poderia elevar a taxa com que as pessoas queimam calorias nas horas subsequentes. Ele descobriu que qualquer efeito sobre o metabolismo pós-exercício era tão pequeno que chegava a ser imensurável, e tão passageiro que acabava em até cinco minutos depois da interrupção. Seus participantes, porém, não eram pessoas como Laursen.
Os participantes do Joseph LaForgia eram. Ou eram, pelo menos, atletas experientes. LaForgia, um fisiologista de atividades físicas da Universidade do Sul da Austrália, diz que as pessoas que se exercitam intensamente --fazendo corridas frequentes, por exemplo-- podem sentir um efeito metabólico prolongado. Suas taxas metabólicas podem subir e permanecer altas por sete horas depois do fim dos exercícios.
Mesmo assim, as calorias adicionais queimadas representavam cerca de 10% das calorias queimadas durante os exercícios intensos. Quanto às pessoas que se exercitavam moderadamente, como faz a maioria, o pequeno aumento no metabolismo não durou mais de duas horas e acumulou apenas 5% da quantidade queimada no exercício. E como uma sessão modesta de exercícios queima muito menos calorias que uma sessão intensa, as pessoas que se exercitavam moderadamente acabavam com uma queima adicional subsequente muito pequena.
Mas isso ainda deixa uma dúvida. Se sua taxa metabólica aumenta levemente, por que você se sentiria mais quente por até sete horas após uma malhação longa e intensa?
LaForgia diz não ter estudado as sensações de calor, e Kenny diz que se alguém se sente quente por tanto tempo, esse não seria um efeito da dissipação retardada de calor.
Em vez disso, a sensação poderia ser causada por outro efeito do exercício --os esforços do corpo em reparar sutis danos nos tecidos, causados por toda aquela atividade. O sistema imunológico pode entrar na jogada, assim como as enzimas que reparam músculos e precisam de energia produtora de calor.
Talvez os efeitos geradores de calor da reparação de danos sejam o motivo para Laursen ter chutado as cobertas naquele noite, após seu percurso de 90 milhas (cerca de 140 km).
Se esse for o caso, ele provavelmente não estava queimando muitas calorias extras. Porém, mais uma vez, a longa pedalada pelas montanhas da Nova Zelândia havia queimado mais do que o suficiente.

A PRESIDÊNCIA DA ASSEMBLEIA...

FONTE: IVAN DE CARVALHO, TRIBUNA DA BAHIA.

Crie as condições que eu lhe ajudo”. Isto foi o que o presidente da Assembleia, Marcelo Nilo – segundo ele mesmo contou, durante almoço, ontem, com jornalistas – ouviu do governador Jaques Wagner, quando lhe disse que queria o seu terceiro biênio (fevereiro de 2011 a fevereiro de 2013) como presidente da Assembléia Legislativa.
Marcelo Nilo deixou claro, embora implicitamente, que considera estarem criadas essas condições, uma vez que, somando o número de deputados estaduais dos partidos que o apoiam, chega-se ao total de 44, dos quais um é ele mesmo. Somente o PT, com 14 deputados e o PP, com cinco, totalizando 19, não formalizaram seu apoio até o momento.

O presidente da Assembleia insistiu em que esse apoio de 44 deputados representa a soma dos integrantes das bancadas dos partidos que o apoiam, tratando-se, portanto, de apoio formal. Ressalvou que, como a eleição para presidente e demais membros da Mesa Diretora é por voto secreto, existe evidentemente a possibilidade do apoio formal das bancadas não coincidir com os votos efetivamente dados.

O PP e o PT estão agindo articuladamente para se reforçarem mutuamente, mas aparentemente têm objetivos diversos. O PP, que a partir do dia 1º de janeiro terá um ministro baiano, o deputado Mário Negromonte, no importante Ministério das Cidades, quer fazer do deputado Ronaldo Carletto presidente da Assembleia. Já na bancada do PT, o líder Paulo Rangel se colocou como possível candidato.

No entanto, o presidente estadual do PT, Jonas Paulo, disse esta semana que a candidatura do pedetista Marcelo Nilo é a que “agrega mais”, declaração que ajuda este deputado, mas que não se pode considerar reforço às pretensões declaradas de Ronaldo Carletto e Paulo Rangel, até pelo contrário.
É possível, porém, segundo se especula nos bastidores, que o PP e principalmente o PT visem a esta altura a dois objetivos:

1. O primeiro seria alterar a distribuição dos oito cargos da Mesa por bancadas, rigorosamente de acordo com a proporcionalidade, conforme já articulado por Marcelo Nilo. Na articulação de Nilo, a 1ª secretaria (segundo cargo em importância) está à disposição do PT, que é a maior bancada e a 1ª vice-presidência vai para o PMDB, que é a segunda maior bancada. Há quem pense que o PT e o PP querem tomar a 1ª vice-presidência do PMDB, partido que está na oposição ao governo do Estado. Tradicionalmente, a 1ª vice-presidência tem ficado com a oposição.

2. O outro objetivo seria um alvo já declarado pelo PT: obter uma proibição constitucional da hoje permitida reeleição dentro da mesma Legislatura. Isto impediria que Marcelo Nilo seja candidato à reeleição em fevereiro de 2013. A liderança da bancada petista sugeriu que o próprio Nilo fizesse a proposta da Proposta de Emenda Constitucional e a apoiasse. Ele disse que não. “Sou favorável, por definição, à reeleição.
Ela existe no Brasil todo, não tem sentido acabar com ela aqui. Inclusive já utilizei essa possibilidade constitucional. Seria hipocrisia apresentar uma proposta extinguindo-a”, observou, reforçando: “Quem quiser que a apresente”. Se for apresentada, ele a fará tramitar normalmente, sem interferir politicamente. “Eu nem posso votar se estiver como presidente”, completou.

“O compromisso que assumi com o governador foi o de que o meu candidato a presidente da Assembleia em 2013 é o que a base governista indicar”, disse Marcelo Nilo.

INSS NESTA QUARTA FEIRA OS BENEFÍCIOS COM FINAL 4...


FONTE: *** CORREIO DA BAHIA.

Na folha de dezembro, serão pagos mais de 27 milhões de benefícios até 7 de janeiro de 2011.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deposita nesta quarta-feira (29) o benefício de aposentados, pensionistas e demais segurados que ganham até um salário mínimo e têm cartão com final 4, sem considerar o dígito.
Na folha de dezembro, serão pagos mais de 27 milhões de benefícios até 7 de janeiro de 2011. O pagamento de quem ganha acima do salário mínimo será feito no período de 3 a 7 de janeiro.
*** As informações são da Agência Brasil.

RESOLUÇÕES DE ANO NOVO...

FONTE: Jolivaldo Freitas, TRIBUNA DA BAHIA.

Todos os anos é a mesma cantilena. Juro por sua mãe mortinha, caro leitor, que vou mudar hábitos e atitudes e não consigo. Mas desta vez eu garanto que vou:
. Deixar de comer carne a não ser... deixa pra lá.
. Não quero ver nem de longe liquidação
. Vou parar de mentir
. Vou dizer que amo
. Entrarei num regime que vai matar Ghandy de vergonha
. Passarei a gostar de Axé
. Vou acreditar em Dilma
. Acharei um jeito de deixar de brigar com taxista
. Com motô e com cobrador
. Vou respeitar sinal vermelho
. Darei lugar ao idoso no ônibus
. Segurarei a porta do elevador para uma vizinha chata entrar
. Darei boa-noite, bom- dia, boa-tarde até a cachorro
. Vou parar de chutar cachorro
. Pretendo acreditar em Deus e por osmose em Edir Macedo
. Vou fingir que o Bahia não volta para a segundona
. Vou começar a dormir cedo e acordar cedo
. Deixarei a vagabundagem
. Vou abandonar este negócio de escrever e arrumar um emprego decente
. Não tomarei mais remédio sem receita
. Não vou mais querer mulher feia
. Muito menos ficar de bobeira olhando bundas no Porto
. Irei mais ao cinema
. Verei menos novelas
. Nem quero pensar em comer rabada, sarapatel ou feijão com fato
. Esquecerei uísque e vinho
. Vou deixar de ser pobre
. Vou deixar de agir como pobre
. Paro de dar cascudo em pivete na sinaleira

E o principal: nunca mais desejarei Feliz Ano Novo para pessoas que não gosto. Mas, como gosto do senhor e da senhora, desejo que 2011 seja mais que 10 (não podia perder a piada).

Aliás, acho que vou deixar de fazer gracinha.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

PESQUISADORES IDENTIFICAM PARTE CRUCIAL DA ARQUITETURA DO CÉREBRO...

FONTE: NICHOLAS WADE, DO "THE NEW YORK TIMES" (www1.folha.uol.com.br).
Trabalhando com tecido cerebral humano removido numa cirurgia, pesquisadores identificaram os componentes de uma parte crucial da arquitetura do cérebro: a sinapse --ou a junção onde um neurônio se conecta a outro.
O trabalho deve ajudar a entender como a sinapse funciona no estabelecimento de memórias, assim como a base das muitas doenças causadas por defeitos nodelicado mecanismo das sinapses.
A equipe de pesquisa, conduzida por Seth Grant do Instituto Sanger, próximo a Cambridge, Inglaterra, compilou o primeiro inventário exato de todos os componentes protéicos do mecanismo sináptico de processamento de informações. Nada menos que 1.461 proteínas são envolvidas nesse mecanismo biológico, segundo relatam na edição atual de "Nature Neuroscience".
Eles amarraram seu catálogo à sequência do genoma humano, conectando cada proteína ao gene que contém instruções para sua produção. Isso lhes permitiu comparar suas descobertas em humanos com outras espécies cujos genomas já foram sequenciados, como o Neandertal. "[Ele] teria sofrido da mesma variedade de doenças psiquiátricas que os humanos'', afirmou Grant.
Cada neurônio no cérebro humano faz uma média de mil conexões com outros neurônios. Temos mais de 100 bilhões de neurônios, então o cérebro provavelmente contém 100 trilhões de sinapses - sua peça mais crucial de funcionamento.
Ao lado de uma sinapse do neurônio que está transmitindo, um sinal elétrico chega e libera pacotes químicos. Os químicos se espalha rapidamente ao longo do intervalo entre os neurônios, e chega aos receptores na superfície do neurônio que está recebendo.
Esses receptores alimentam o sinal recebido a um delicado complexo de máquinas protéicas, que processam e armazenam a informação.
O complexo de proteínas envolvido nesse processamento de informações é conhecido por anatomistas como "densidade pós-sináptica", pois as proteínas se unem como uma bolha visível. Mas o nome faz pouca justiça à sua função crucial.
Os 1.461 genes que especificam essas proteínas sinápticas constituem mais de 7% dos 20 mil genes de codificação de proteínas do genoma humano, uma indicação da complexidade e da importância da sinapse.
Grant acredita que as proteínas estejam provavelmente unidas para formar diversas máquinas biológicas, que processam a informação e alteram as propriedades físicas do neurônio como forma de estabelecer uma memória.
DOENÇAS.
As tolerâncias dessas máquinas parecem ser muito suaves, pois quase qualquer mutação nos genes subjacentes leva a uma proteína disforme e, consequentemente, a doenças. Observando uma lista padrão de doenças mendelianas, que são aquelas causadas por alterações num único gene, a equipe de Sanger descobriu que as mutações em 169 dos genes sinápticos levavam a 269 doenças humanas diferentes.
O novo catálogo de proteínas sinápticas deve abrir uma nova e importante janela às doenças mentais, disse Jeffrey Noebels, especialista na genética da epilepsia da Faculdade de Medicina Baylor. "Nós podemos entrar lá, buscar sistematicamente por caminhos de doenças e encontrar alvos que possam ser atacados com medicamentos."
As doenças mendelianas, aquelas que Grant relacionou ao seu grupo de genes sinápticos, são --em sua maioria-- raras e obscuras, mas elas podem acabar se sobrepondo às doenças mentais comuns em termos de seus sintomas e caminhos de causa, caso em que alguns tratamentos também poderiam se sobrepor.
O tecido cerebral analisado pela equipe de Grant foi extraído por um cirurgião, Ian Whittle, da Universidade de Edimburgo. Para atingir certas regiões profundas do cérebro, ele teve de remover um fino tubo de tecido --que, com o consentimento do paciente, foi imediatamente congelado e enviado a Grant.

MEGA DA VIRADA PODE RENDER R$ 1,1 MI POR MÊS AO ACERTADOR...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

A Caixa Econômica Federal informou na segunda-feira (27) que o maior prêmio da história das loterias no Brasil, a Mega da Virada, poderá pagar apenas em rendimentos um valor equivalente a um novo prêmio da Mega-Sena todo o mês ao ganhador.
De acordo com a estimativa, caso ganhe sozinho, o vencedor poderá receber mensalmente cerca de R$ 1,1 milhão, apenas deixando o dinheiro na poupança. O sorteio de sexta-feira (31) deverá pagar R$ 180 milhões, 24,2% maior que o prêmio pago na edição de 2009, de R$ 144,9 milhões.

O crescimento do prêmio da Mega da Virada se deve aos consecutivos concursos sem ganhadores, nas últimas semanas. Foram sete sorteios sem ganhadores, até o sorteio da última sexta-feira (24), que oferecia um prêmio R$ 34 milhões.
De acordo com a Caixa Federal, o montante será destinado ao sorteio do dia 31 de dezembro, já que não haverá novos sorteios da Mega-Sena nesta semana.

ESTUDO DESENVOLVE ANTI-INFLAMATÓRIO A PARTIR DE ÁRVORE AMAZÔNICA...


FONTE: *** COLABORAÇÃO PARA A FOLHA (www1.folha.uol.com.br).
A Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, da USP, está desenvolvendo um anti-inflamatório a partir do óleo da copaíba, árvore encontrada em todo o país, principalmente na Amazônia.
Antes da chegada dos portugueses ao Brasil, os índios já utilizavam o óleo como remédio, que é encontrado até hoje em ferias e lojas de fitoterápicos.
Popularmente, ele possui propriedades anti-inflamatória, antimicrobiana e cicatrizante, mas segundo o coordenador do estudo, o professor Osvaldo de Freitas, apenas a primeira foi comprovada.
Segundo o autor, ainda há muitos passos antes de produzir algo que possa ser comercializado.
"Medicamento é diferente de remédio. Como remédio, o óleo de copaíba já é usado, mas medicamento precisa passar por vários testes científicos e ser registrado pela Anvisa", disse.
A formulação já foi aprovada para uso em animais e deve começar a ser testada em seres humanos --testes clínicos-- em breve.
*** Com AGÊNCIA USP.

MENINA DE 11 ANOS MORRE POR SUSPEITA DE OVERDOSE NO RECIFE...


FONTE: *** CORREIO DA BAHIA.

Garota teria consumido loló; polícia aguarda resultado de exames. Um homem de 22 anos foi preso por suspeita de ter fornecido droga.
A Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA) do Recife aguarda o resultado do exame toxicológico para confirmar a suspeita de morte por overdose de uma menina de 11 anos.
A garota passou mal em uma via pública no bairro do Ibura no domingo (26) e chegou a ser socorrida à Policlínica Arnaldo Marques, mas não resistiu. Um homem de 22 anos foi preso e um menor, apreendido por suspeita de terem fornecido droga à garota.
"Só os exames poderão apontar se a menina ingeriu entorpecentes, mas familiares e testemunhas disseram que ela portava e tinha usado droga, provalvelmente loló (mistura geralmente feita de clorofórmio, éter e álcool)", afirma a delegada Kelly Luna.
A polícia espera os resultados dos exames para dar andamento às investigações e ao eventual indiciamento dos suspeitos por homicídio.
Segundo a delegada, a garota morava com outros irmãos. O pai não morava com os jovens e a mãe já tinha morrido há alguns anos.
O corpo da menina está aguardando liberação do Instituto do Medicina Legal (IML) e deve ser enterrado nesta terça-feira (28).

*** As informações são do G1.